Paulo Afonso vai viver uma intensa semana cultural com a temática associada ao Cangaço nessa região pauloafonsina.
OXENTE CANGAÇO (24 a 30/03) e CARIRI CANGAÇO (27 a 30/03)
Antônio Galdino da Silva
Tudo começou quando a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio recebeu a visita do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, e os conselheiros João de Sousa Lima e Luma Oliveira para discutir o apoio e a organização do primeiro evento Cariri Cangaço deste ano, em Paulo Afonso, neste mês de março.
A partir daí nasceu nas Secretarias de Cultura e Esportes e de Turismo, Indústria e Comércio de Paulo Afonso a ideia de organizaram toda uma semana de atividades culturais associadas ao tema Cangaço, muito forte no município, seja pela presença de Lampião e seu bando por cerca de 10 anos no Raso da Catarina e, também, ou principalmente porque Maria Bonita, a companheira de Lampião, tema de tantos filmes, e livros, nasceu no Povoado Malhada da Caiçara, hoje pertencente ao município de Paulo Afonso.
A prefeitura organizou então, através destas secretarias, uma intensa programação cultural e de visitação turística, entre os dias 24 e 30 de março, associada ao Encontro do Cariri Cangaço que se realiza em Paulo Afonso também nesta semana, no período de 27 a 30 de Março.
O evento da Prefeitura de Paulo Afonso já começa nesta segunda-feira, 24 de março e se estende por toda a semana, até 30 de março.
Antes da abertura do Cariri Cangaço, que será no dia 27 de março, às 18 horas na Escola Municipal João Bosco Ribeiro, vão acontecer momentos especiais;
- Dia 24 de março, às 19 horas, na Casa da Cultura, na Avenida Getúlio Vargas, uma Exposição do Cangaço
- Dia 25 de março, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Professora Natalice Barreto haverá a inauguração do Acervo de livros do cangaço.
Na programação da Prefeitura consta, entre muitos outros eventos, a exibição, na Biblioteca Municipal Professora Natalice Barreto, de vários filmes com a temática do cangaço, inclusive Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha e o Baile Perfumado que tem cenas gravadas no cânion do Rio São Francisco em Paulo Afonso, antes da Barragem de Xingó, mostrando as suas corredeiras originais.
O Cariri Cangaço, é um grande Forum que acontece no Nordeste, com a participação de nomes expressivos da literatura, da história e geografia do Brasil e nele vem se estudando os coronéis, os beatos, os cangaceiros e outros temas e personagens de relevo da cultura nordestina.
Recebi a informação que um filho de Ariano Suassuna, estará participando desta Edição do Cariri Cangaço de Paulo Afonso.
Seu pai, Ariano Suassuna, já foi homenageado, in memoriam, pela ALPA em uma das Bienais do Livro de Paulo Afonso e em dois dos momentos em que ele esteve em Paulo Afonso, tive a alegria de apresenta-lo às comunidades Itaparica e de Paulo Afonso em evento patrocinado pela Chesf e realizado no Clube de Itaparica e no Clube Paulo Afonso.
A organização do Cariri Cangaço deste ano em Paulo Afonso está sob a responsabilidade do conselheiro João de Sousa Lima e de Luma de Oliveira.
A primeira edição do Cariri Cangaço do ano de 2025 será realizada em Paulo Afonso e as homenagens, as palestras, lançamentos de livros serão realizadas na Escola Municipal João Bosco Ribeiro com a abertura solene no dia 27 de março a partir das 18 horas.
É muito importante que as atividades programadas do Oxente Cangaço estejam em total harmonia com a programação do Cariri Cangaço para que essa programação seja tão marcante que passem a fazer parte do calendário de eventos do município de Paulo Afonso todos os anos.