Com muita alegria e satisfação, registramos aqui uma pequena homenagem ao Município de Macururé, no Sertão, na Região Norte da Bahia.
A alegria do seu povo corajoso e cheio de fé, as suas belezas naturais e o seu desenvolvimento, fazem o brilho especial deste Município.
Parabéns Mucururé!
Com o esplendor de um novo dia, a Colina Sagrada começa a receber os filhos de Macururé para as mais belas manifestações de fé, esperança e amor.
No mês de janeiro acontece a Festa do Padroeiro Senhor do Bomfim, quando saem em Procissão da Colina para a Igreja Matriz para as celebrações aguardadas pelos fiéis.
Em setembro é realizada a Romaria da Colina Sagrada, muita aguardada pelos católicos do Município e da Região.
No mês de junho, acontece a famosa Festa de São João, um grande Evento também muito esperado por todos.
Em Sansaité, o grande destaque é a Festa de São Pedro, seu Padroeiro. A Comunidade é muito acolhedora, simpática e feliz. Nas suas belezas, parte da linda e magnífica Serra da Tijela.
No Povoado de São Francisco, muita beleza da natureza e a simpatia de sua gente hospitaleira e feliz, com as proteções do Padroeiro São Francisco.
E as belezas de Macururé também estão em Formosa, com a proteção do Coração de Jesus seu Padroeiro. Também um destaque é Igreja de Nossa Senhora da Guia, construída em 1888 em uma Fazenda por Àngelo Deus, pai de Petronílio de Alcântara Reis. Esta obra foi feita de pedras, pelas mãos de escravos.
E no Povoado de Salgado do Melão, estão mais belezas naturais, como a Cachoeira do Socovão por exemplo. Seu Padroeiro é Santo Antonio. Quanta riqueza para ser registrada!
Nossos agradecimentos a todos que ajudaram a construir esta pequena homenagem ao Município de Macururé, em especial a: Ana Paula Santos Soares Maia, Antonia Possidônio dos Santos Maciel, Carlos Antonio de Souza Santos, Elizabete Soares Barbosa (Beta), Gilberto Pereira Lima (Beto de João de Lode), Gilvanilson Moura dos Santos (Nino), José Cosme Maciel Maia, Maria da Conceição Silva Araújo, Maria Edleuza Santana Reis e Ricardo Vinicius Santos Nascimento.
Celebro com alegria alguns dos muitos encantos dessa cidade que tanto amamo.Digo, que tanto AMO.
Algumas pessoas até querem deixar comentários em matérias deste site, mas reclamam da dificuldade de entender e digitar os caracteres que existem como uma forma de segurança do site e às vezes enviam seus comentários diretamente para o WhatsApp do Redator da matéria ou para o Editor do site.Sobre esta matéria de MACURURÉ, na coluna HISTÓRIAS & LEMBRANÇAS, o seu autor, Valdomiro Nascimento, recebeu o comentário que resolvemos compartilhar com outros leitores/internautas, já muito agradecendo ao Sr. Rosalvo do Oiteiro que, em Rodelas, entendeu perfeitamente a nossa preocupação de estimular e buscar fazer o resgate da história e da memória de Paulo Afonso e cidades da Região, como tem feito Valdomiro Nascimento sobre pessoas, instituições e cidades da região Norte do Estado como Rodelas, Abaré, Chorrochó, Macururé, trazendo à memória elementos, fatos, costumes e paisagens desses lugares, para a alegria de muitos.Caro Valdomiro Nascimento, o espaço continua aberto. Ao Sr. Rosalvo, muito obrigado e também disponha desses nossos veículos de comunicação. Antônio Galdino da Silva – diretor/editor do Jornal e site Folha Sertaneja – Paulo Afonso-BA – Contatos: WhatsApp 75-99234-1740 e E-mail – professor.gal@gmail.com (contatos iniciais em mensagem de texto). Muito, muito, obrigado. Abraço fraterno.Este o comentário do Sr. Rosalvo, de Rodelas:BELÍSSIMA MATÉRIA. ESSA FOLHA É, SEM DUVIDA UM GRANDE DIÁRIO REGIONAL. É IMPOSSÍVEL MENSURAR O VALOR QUE ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO TEM, PARA ESSA GRANDE PARTE DA NOSSA BAHIA.SEM FALAR NO ACERVO CULTURAL E HISTORICO QUE ESSE DITO JORNAL JÁ POSSUI E CONTINUA A AUMENTAR DIA APÓS DIA, UMA VEZ SE FAZ PRESENTE EM TODOS OS EVENTOS. PARABÉNS FOLHA SERTANEJA! AS FUTURAS GERAÇÕES DARÃO SEU MERECIDO VALOR.SOMOS IMENSAMENTE GRATOS AO FUNDADOR E TODOS OS SEUS COLABORADORES. E AQUI EM RODELAS A PESSOA SEMPRE PRESENTE, O VALDOMIRO. VOCÊ, SEU NOME ESTÁ GRAVADO, ASSIM COMO TANTOS OUTROS, NA HISTÓRIA DESSA CIDADE.PARABENIZA-LOS APENAS É POUCO...ABRAÇÃO. ROSALVO, de RODELAS/BA
Parabéns Valdomiro pela bela reportagem.VHrz61
Parabéns por trazer para nós as riquezas do nosso sertão, que tão perto de nós e muitas vezes não as conhecemos
Muito linda a homenagem da religiosidade do tão famoso Macururé e região. Parabéns!!
Parabéns para o povo católico de Macururé que mantem viva a fé, seguindo a tradição. Quanta beleza desconhecida por muitos que moram na região.
Celebro com alegria alguns dos muitos encantos dessa cidade que tanto amamo. MACURURÉ!!! Cidade composta por um povo amoroso, corajoso, hospitaleiro e de um bom coração. Agradeço de bom coração ao meu nobre amigo Valdomiro Nascimento pela iniciativa, cuidados, estusiasmo e organização das informações. Agradeço também ao professor Galdino e a todos que fazem O FOLHA SERTANEJA.
Parabéns pela iniciativa de nos presentear com uma riqueza que se encontra adormecida, pouco explorada por nós que moramos no município e muitas vezes não conhecemos. OBRIGADA!!! SUCESSO27
Encantada com a reportagem. Cada detalhe muito bem conservado. Cada momento religioso atrai muitas pessoas de fé. Parabéns pela reportagem