Com muita felicidade e muito amor, registraremos nesta matéria uma pequena homenagem ao Município de Abaré, minha terra Natal, na Região Norte da Bahia, no belo Sertão brasileiro!
Na Sede, às margens do Rio São Francisco, o Padroeiro é Santo Antonio, com a famosa Festa de 01 a 13 de junho.
Minha base cultural começa em Abaré.
Fiz o Curso Primário no Povoado de Icozeira e o Curso Ginasial na Sede do Município, na década de 1970.
Tenho gratas recordações, em especial algumas Professoras que moram no meu coração: Jolinda Cerqueira, minha querida Professora de Português. Dona Mercês, Dona Joaquina, Jolinda Pereira (in memoriam) e Socorro Teles, nossa alegre Diretora do Ginásio Cenecista Santo Antonio de Abaré.
Meu eterno carinho a Claudiana Gomes Possidônio (in memoriam), minha colega de Ginário e uma grande amiga. Claudinha contribuiu muito para a Cultura de Abaré.
Registro aqui a nossa admiração por Dona Josélia Lima de Sá Cruz, a primeira Professora de Abaré, Formada em 15 de dezembro de 1956.
Também ao casal de Professores Maria Gildete Brandão Jones e Walter Augusto Jones, pela imensa contribuição cultural ao Município.
Tenho, no meu arquivo pessoal, esta foto que simboliza um inesquecível momento cultural: “Abaré, conte com o nosso Carinho”.
Um filho ilustre foi Salomão Tolentino Teles (in memoriam), que trouxe um grande desenvolvimento para o Município de Abaré. Nossos sinceros agradecimentos!
Pertinho da Cidade de Abaré tem a Capela do Anjo Perdido, uma história de muita fé. Foi publicada uma matéria no Site www.folhasertaneja.com.br em 12 de abril de 2013 e logo será reeditada, 11 anos depois, para quem não viu antes e para os que já viram, reverem...
O Povoado de Icozeira (nasci na Fazenda Varjota, bem pertinho) se destaca pela alegria de seu povo, sua cultura e suas belezas. A Pedra do Urubú, com seus mistérios e sua beleza, uma eterna memória afetiva para todos nós.
As fotos do competente Fotógrafo icozeirense Ítalo Fernando da Silva (Ítalo Simões Retratos) mostram o Povoado e a Pedra do Urubu (fotos acima).
Em Icozeira registramos fotos de pessoas ilustres que estão em outro plano espiritual e que ajudaram a contar a história de seu povo. No dia 22 de maio de 2023, foi publicada no Site www.folhasertaneja.com.br a matéria Evolução: “A Icozeira dos nossos sonhos”. Para rever esta matéria acesse o link abaixo:
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/regional/702559/1
Professor Acelino Simões de Paiva foi um grande Educador para a Comunidade e a Região.
Zuza de Tarquínio (Josué Tolentino), um dos primeiros a transportar os icozeirenses em sua camioneta, nos velhos tempos. Nossos eternos agradecimentos!
Regina Barbosa de Moura e sua irmã Isabel Barbosa de Moura que ajudaram muito em Salvador, acolhendo todos que precisavam de bons tratamentos de saúde.
Tereza Barbosa de Moura Lopes e minha irmã Zizi Canário do Vale até hoje participam do desenvolvimento cultural de Icozeira.
E a Historiadora Maria Borges, minha amada Comadre, sempre relata fatos do Povoado com muita propriedade. Visitá-la na Fazenda Angico é uma viagem cultural!
As Serras do Munzé e da Altamira embelezam a paisagem da Região. Quantas histórias lindas para contar....
Na Fazenda Pedra da Letra, perto do Riacho da Cacimba Grande, de propriedade de Paulo Romão Capistano, mais encantos. Tem um poço cheio de pedras, onde existem marcas e formação de letras. Sempre foi lugar de pesquisas por Estudantes e Indígenas. Vale a pena conhecer!
No Distrito de Ibó, protegido por seu Padroeiro São José e também à beira do Rio São Francisco, um lugar em pleno desenvolvimento, seus moradores são felizes. Como é maravilhoso visitar Ibó!
No Povoado de Pambu, a tradição religiosa de Santo Antonio, o Santo dos grandes milagres. Nesta Comunidade os visitantes, romeiros e turistas são recebidos com muito amor e carinho. No dia 29 de janeiro de 2024, foi publicada no Site www.folhasertaneja.com.br a matéria “Viva a Santo Antonio do Pambu, o nosso Padroeiro”.
Para ver ou rever esta matéria, acesse o link:
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/histrias-e-lembranas--valdomiro-nascimento/749788/1
Fazendo parte do Projeto Pedra Branca, a Agrovila 15 se destaca pela cultura do lugar. Sua Padroeira é Santa Luzia, iluminando aquela gente hospitaleira!
E no Povoado de Icó mais belezas e manifestações culturais. Tem o Museu que mostra as tradições da Família Barbalho. A Padroeira é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde sua Igreja foi construída em 1937. Um grande encontro de cultura e fé!
E assim é o Município de Abaré, cheio de magníficas histórias e tradições.
Viva Abaré!
Agrademos a todos que ajudaram a realizar esta Matéria, especialmente a Deijane Virgínia Pires Silva, Denise Rodrigues, Emielson da Siva Nunes, Iago Teles Soares de Menezes, Ítalo Fernando da Silva (Ítalo Simões Retratos), Janilda Maria da Silva (Janilda de João Melquíades), Joana Angélica Siqueira Lima, Joana Capistano, José Bento de Santana, José Vianei Siqueira Lima, Larissa Cerqueira Ferreira, Lourenço Júnior, Maria Elineide Barbosa Lima (Lê), Marlos Ferreira, Mônica Lima, Sérgio Acácio Teles Soares da Fonseca, Valdeny Bernardo do Nascimento e Vilma Brandão Jones.
Parabéns Valdomiro, berço cultural do nosso Sertão e cidade ilustre merece nosso reconhecimento e historias assim pra ficarem guardadas em nossa historia.
Que documentário rico em toda história de abaré muito importante pra quem precisa dessas informações parabéns Valdomiro Nascimento
Recebi e transcrevo para conhecimento de todos essa mensagem do Sr. Rosaldo do Oiteiro, a quem agradeço, sensibilizado pelo seu carinho. Muito obrigado, Sr. Rosalvo. Diz ele assim:Bom dia historiador, cronista e pesquisador Valdomiro.Cada vez que o senhor (você) posta uma matéria, já sabemos que será mais um documentário que se perpetuará, servindo de fonte bibliográfica para a presente e as futuras gerações. Visto que, a Folha Sertaneja se transformou no principal meio de divulgação, pesquisa, documentação, acervo bibliográfico e histórico desta vasta região são franciscana. Muita gratidão ao fundador e a todos os seus colaboradores. Toda a nossa atenção e carinho.Valdomiro: vocês, da Folha Sertaneja, descobrem coisas e pessoas que nenhum outro meio descobriria. Vocês abrem caminhos, portas e constroem novas oportunidades para essas cidades e seus habitantes. A Folha Sertaneja é como uma vitrine que expõe nossa região, seu povo, histórias e tradições.Obrigado, de coração. Rosalvo do Oiteiro, de Rodelas/BA
Valdomiro, belíssima homenagem à terra que te fez e às pessoas que contribuíram para a tua formação como pessoa, especialmente os professores.Parabéns à toda a equipa responsável pela reportagem.
Excelente matéria, Val! Tem um sentimento de pertencimento gigantesco em cada palavra que você utiliza pra falar do nosso lugar. Recortes precisos, ilustrações e destaques salutares! Que bom que temos você que ama registrar as belezas e as histórias de nossa terra!
Muito bom puder ver e ouvir relatos de parte da nossa infância. Outrossim, temos histórias fabulosas na região,incluindo os quatro municípios circunvizinhos,em se tratando de cultura,religiosidade,hospitalidade, nada fica a desejar. Parabéns Valdomiro! Essa é a melhor forma de manter acesa a chama da qual precisamos para repassar para a nova geração que não teve a mesma vivência que nós. Boa noite.
Excelente trabalho.Parabéns Valdomiro Bernardes, suas recordações me matam de saudades.Grande abraço.
Parabéns,Valdomriro! Que sua matéria seja inspiração para que outros também desejem preservar e contar a história da nossa terra.
Parabéns meu irmão por mostrar as belezas do nosso município através da Folha Sertaneja Abaré é rico em cultura e pessoas de bom coração que Deus te ilumine sempre.
Parabéns Valdomiro pela matéria! por valorizar a sua terra natal, em si tratando da cultura regional, educação e religião...
Parabéns icozeirense pelo relato, vc é um arquivo vivo!
Olá Valdomiro gratidão pela excelente materia que valoriza os educadores do município e faz uma viagem pela cultura Abareense com muita grandeza que me traz muitas recordações.
Parabéns pela matéria! Sua cidade é linda! Amei ver seu carinho e gratidão.
Parabéns pela excelente pesquisa.A reportagem trouxe a todos, principalmente aos que não tiveram a oportunidade de conhecer,o despertar para a grandiosidade dessa regiao e de seu povo guerreiro através da preservação de memórias coletivas.
Abaré nossa terra, nosso orgulho. Belo colecionador de lembranças ou melhor de lindezas vc é Valdomiro, arranca memórias belíssimas. Essas fotos das nossas professoras amadas do antigo colégio cenecista mexeu demais comigo, pq elas foram nossos pilares, portanto toda nossa gratidão , seja sempre essa estrela.Um grande abraço meu amigo
Parabéns Valdomiro!!Vc sempre inspirado viajando no tempo com esta matérias que fala da fé do nosso povo mostrando nossos cantinhos que muito frequentamos em busca deste Deus que amamos.Fiquei feliz em vê as fotos das nossas professoras que doei a saudade de Jolinda minha prima amiga.As outras sempre felizes que tenho alegria de abraça-las quando vou na minha cidade Abare.
Muito prazeroso ver e ler a reportagem sobre o nosso município.Parabens, Valdomiro pela belíssima matéria.
Parabéns Valdomiro. Que trabalho belíssimo você fez, realmente nosso município precisa de filhos ilustres como você, que de maneira tão comprometida divulga a nossa rica cultura. Sem contar com o lado afetivo nos remetendo ao passado de tantas lembranças boas. Não podia deixar de registrar aqui,como era gostoso nosso Colégio Cenecista, as aulas de dona Joaquina,de Jolinda Cerqueira, Socorro,etc. E nossos colegas Jason,Expedito(in memorian) Lurdinha e nossa inesquecível Claudinha, realmente era uma turma muito boa . É isso as coisas boas jamais esquecemos. Fica aqui meu grande abraço desejando-lhe tudo de maravilhoso.V
Amigo Val, que parabéns pelas porandubas. Muito legal divulgar informações relativas a algum período da história dessa região de grande valor cultural. Sucesso amigo.
Parabéns pela excelente matéria.E, parabéns Abaré!*****
Tenho apenas 25 anos mas lendo e vendo essas fotos da antiga Icozeira me faz viajar no tempo. Muito obrigado por reconhecer meu trabalho
Parabéns! Matéria impecável.
Parabéns Valdomiro! Matéria de grandes recordações, pedra do urubú fica na Fazenda São Lourenço do meu irmão Ivan Pires.
Muito linda a homenagem, nos faz sentir saudades da terra querida.
Parabéns pela linda matéria.
Parabéns pela linda reportagem em destaque a não menos linda cidade Natal da minha saudosa mamãe Maria Feitosa da Silva, nome de solteira que se tornou Maria Feitosa Sales.
Parabéns Valdomiro,Por resgatar a história do nosso povo e suas tradições. Amo lê sobre as nossas origens e conhecer cada cantinho das nossas regiões. Importante qdo destaca as nossas queridas professoras.
Parabéns mais uma vez vc sempre nos surpreende com suas matérias essa nos traz recordação incantadadora principalmente de minha infância fico feliz em ver tantas recordação vc se tornou exper em recordações Parabéns que continue sendo abençoado com esse dom beijos