O Município de Curaçá, sua Cultura, suas Tradições e seus Encantamentos!
Por Valdomiro Nascimento
Na Região Norte da Bahia existe o Município de Curaçá, à beira do Rio São Francisco. Rico em Cultura, belezas, tradições e de um povo muito feliz.
Com as informações e as fotos enviadas pelo Produtor Cultural Fernando Ferreira (Fernandinho), pelo Professor Demis Santana e pelo Artista Wilson Sena, veja um pouco das riquezas de Curaçá:
Curaçá tem um grande potencial cultural, por aqui temos vários Grupos Culturais, a exemplo de Grupos de Capoeira, Fanfarras, Filarmônica de Barro Vermelho, Reisados, Baile Pastoril, e a Marujada em louvor a São Benedito.
Temos o Teatro Raul Coelho que é o segundo Teatro mais antigo da Bahia e é um verdadeiro templo da cultura ribeirinha.
A Festa dos Vaqueiros de Curaçá é uma das referências do nosso povo, acontece sempre no primeiro final de semana de Julho e atrai turistas de várias Regiões do País, o que torna a Cidade conhecida como a Capital dos Vaqueiros.
A natureza presenteou Curaçá com a Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii), essa ave passou muitos anos extinta da natureza e agora está de volta, através de um Projeto de reintrodução ao seu habitat natural na caatinga em Curaçá.
O pôr do sol em Curaçá é algo mágico que encanta a todos que vem apreciar o final de tarde na Orla da Cidade.
Curaçá preserva o seu Centro Histórico com um belíssimo casario, entre os prédios se destaca a casa de Raul Coelho, o Teatro e o Museu.
Projeto Galeota das Artes
A GALEOTA das Artes do São Francisco de Curaçá-BA existe há 11 anos e é um coletivo cultural que (há mais ou menos 01 ano) se tornou Ponto de Cultura.
Com apoio da Paróquia do Bom Jesus e de São Benedito, da Rádio Comunitária Curacá FM, do IRPAA e dos amigos da Cultura, desenvolve sem fins lucrativos, um trabalho de formação e informação com foco nas crianças e adolescentes, sendo essa proposta também extensiva a outras faixas etárias.
As oficinas de violão, violino e percussão são pontuais, as de educomunicação ocorrem a partir de parcerias.
A GALEOTA tem compromisso com as tradições culturais e por isso mantém um grupo de Reisados Mirim, com os elementos: Boi, Burrinha e Caretas, um bloco afro percussivo de axé e samba reggae, que agora também envereda pelo samba enredo, um programa infanto juvenil na Rádio Comunitário com o nome de: A hora do Curumim.
Desenvolve ainda um trabalho com um grupo que mescla adultos e crianças em apresentações musicais que priorizam o clássico cancioneiro infantil do Brasil, aliado à declamação de poesias e de literatura de Cordel, trava-língua, teatro de fantoches, encenações teatrais com atores adultos e mirins, adapta-se a temas propostos pelos contratantes, valoriza o forró, o xaxado, xote, bailão, rojão, côco de embolada.
Muitas das crianças que passaram pela GALEOTA e já estão jovens, são atualmente monitores/monitoras voluntários. Mais de mil pessoas já foram diretamente beneficiadas com as ações desenvolvidas, que também proporcionam muitas viagens para apresentações em Feiras de Economia Solidária, Festas Literárias e Festivais culturais, dentro do Município, do estado da Bahia e Regiões circunvizinhas, além de outros Estados, a título de Pernambuco e Ceará.
O Coletivo já aprovou o Projeto e se beneficiou de 01 Edital Federal (Leandro Gomes de Barros - Ministério da Cultura), e três Editais Municipais (Chico de Cori, João Burrega e Nega do Doce), todos decorrentes das Leis Federais de Incentivo à Cultura: Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
O Ponto de Cultura Coletivo Cultural Galeota das Artes do São Francisco de Curaçá-BA, é o mais antigo Projeto Social existente em Curaçá-BA, com trabalhos ininterruptos e pontuais.
Os diretores do Ponto de Cultura Galeota das Artes: Fernando Ferreira, Wilson Sena e Demis Santana, buscam incessantemente por apoios e ou patrocínios que permitam a manutenção do que é desenvolvido e a ampliação da oferta gratuita para o público infanto juvenil, oriundo das famílias de baixa renda que residem em regiões periféricas da Sede de Curaçá.
Muita riqueza apresentada. Parabéns, Valdomiro pelas maravilhosas apresentações!
Muito cultural. Parabéns!
Obrigado aos amigos Valdomiro e Galdino,por oportunizar esse passeio cultural aos leitores da folha sertaneja.Agradeço em nome da Galeota das Artes por ajudar a divulgar a nossa cultura.
Que linda reportagem Valdomiro! E que linda a cidade de Curaçá e suas riquezas culturais! Parabéns! Um abraço!
Que lindo trabalho de valorização da cultura baiana e nordestina!
Parabéns pela reportagem.Curaçá cidade rica culturalmente. Terra do nosso saudoso Meu Mano. Que tbem tem um museu com sua história.Já pertencemos a Curaçá antes de sua emancipação política.
Parabéns Valdomiro! Por retratar a diversidade cultural da Cidade de Curaçá...
Parabéns pela linda reportagem! Muito bem apresentada e documentada
Muito lindo, boas lembranças amei essa igreja onde tem muitos brancos na frente ao ar livre, obrigada amigo por mandar lugares onde não posso ir mais conheço por aqui pelas pela fotos e textos informativo
Muito rico o município de curaçá, só esta riqueza cultural já diz tudo, isso sem falar neste texto maravilhoso. Parabéns Valdomiro.
Parabéns, Valdomiro! Por trazer as belezas de Curaçá, e resgatar as memórias. Estudei em Curaçá,era criança de 12 anos.Depois disso vim pra São Paulo, até hoje moro aqui.
Que bela cidade! Parabéns Valdomiro por mostrar os encantos de Curaçá!