Há 20 anos atrás, aposentado ainda há pouco de uma grande empresa, a Chesf, onde, nos últimos onze anos, até novembro de 2003, atuei como Assessor de Comunicação dos Administradores Regionais da Chesf em Paulo Afonso - Diana Suassuna, Djair Brindeiro, Rubem Alcântara, Fernando Ribeiro, Gilberto Pedrosa e Paulo Rangel - decidi continuar nessa área.
Criei a Galcom Comunicações, com uma pequena produtora de vídeos, a GalVídeo, onde registrei cerca de 900 eventos – casamentos, formaturas do ABC a cursos de nível superior e documentários – um jornal impresso, mensal, o Folha Sertaneja e um site, o www.folhasertaneja.com.br que continua bem e tem alcançado mais de 100 mil acessos mensais.
A Galvídeo, como outras muitas empresas similares, não conseguiu vencer a concorrência das redes sociais e dos modernos celulares e fechou há anos. Também o jornal, depois de ser impresso por mais de 18 anos, foi vencido pela pandemia, principalmente e, sem anunciantes, continuou a sua caminhada no formato online. E chega aos 20 anos.
Nilson Brandão, Nadja Maria, Ednaldo Jr.(Padão), Giuliano Ribeiro, Antônio Galdino e João Gomes, prefeito de Jatobá.
O lançamento do Jornal Folha Sertaneja foi no dia 18 de fevereiro de 2004 com um jantar realizado no Cepeazinho, oferecido aos empresários e representantes de instituições do município e da região.
Ali estiveram o presidente da Câmara, Vereador João Lima e também o Vereador Regivaldo Coriolano, o venerável da Loja Maçônica União do São Francisco, Josimar Luís, o Administrador Regional da Chesf, Gilberto Pedrosa, o presidente da OAB, José Fernandes Neto, o presidente da CDL, Francisco Rodrigues (da Rio Malhas), o presidente da ASCOPA, Erivaldo, o comandante do 20º BPM, Ten. Cel. Nilton.
Também prestigiaram o evento o prefeito de Jatobá, João Gomes, o Vereador Edvaldo Nascimento, de Delmiro Gouveia e o Padre Eraldo, Secretário do Sertão de Alagoas, os professores colegas do COLEPA, Roberto Ricardo, Ivus e Josefana (in memoriam) e muitos amigos queridos...
José Fernandes(OAB), Ten.Cel Nilton (20º BPM), Prefeito João Gomes e esposa (ao fundo), Erivaldo (ASCOPA) e Gilberto Pedrosa (Maninho) APA/Chesf
Dr. João Lima (Presidente da Câmara), Leônidas Marinho (Fachesf) e Regivaldo Coriolano (Vereador)
Tenho por certo que “Até aqui nos ajudou o Senhor”, tantas foram as muitas adversidades vencidas até este fevereiro de 2024. Embora não fosse esse o desejo de alguns, chegamos a duas décadas de vida trazendo nesses 20 anos o registro fiel da história recente de Paulo Afonso.
Mas, tenho por certo, que muitos talvez só se dêem conta dessa importância muitos anos à frente...
Sebastião Leandro (SUPRAVE), Francisco Rodrigues (CDL) e Josimar Luís (Maçonaria)
Professores Roberto Ricardo, Ivus Leal e Josefana (in memoriam)
Daqui a pouco, estaremos disponibilizando a nossa Edição Nº 229, de Janeiro de 2024, com 17 páginas e, no final deste mês de fevereiro que está começando hoje, no querer de Deus, estaremos apresentando a nossa Edição Nº 230, comemorativa desses 20 anos de caminhada, registrando, mês a mês, a história recente do município de Paulo Afonso e desta bela região sertaneja.
Externamos a nossa maior gratidão a todos os que têm estado conosco nessa estrada bem longa, como única publicação, jornal ou revista, a chegar tão longe.
E abraçamos, muito agradecidos aos que têm acreditado nesse sonho, como os que o iniciaram: os jornalistas Clementino Heitor de Carvalho e Ednaldo Jr, os repórteres Antônio Carlos Zuca e Giuliano Ribeiro, a responsável pela Página Social Nuances, por muitos anos, Nadja Maria, o responsável pela Página de Esportes, Nilson Brandão, aos responsáveis pela diagramação, os irmãos Anderson e Tony Ferreira e o atual Admilson Gomes e à Secretária Zenaide Novaes e, depois Ricardo Costa, este e ainda Nícolas, Danielle, Tiago, Cristóvam Galvão, técnicos, filmadores, editores, os faz-tudo da Galvídeo.
Aos patrocinadores, anunciantes, aos apoiadores e colaboradores outros, também abraçamos agradecidos, assim como a cada vereador da Câmara Municipal de Paulo Afonso que, desde em fevereiro de 2004, através da Moção de Aplausos Nº 004/2004, de autoria do vereador Raimundo Caires e aprovada por unanimidade, até os mais recentes, da atual Legislatura, entregues por Zé de Abel, Jean Roubert, Pedro Macário, Marconi Daniel, Evinha Oliveira têm homenageado a este Jornal Folha Sertaneja e a este diretor “pelos relevantes serviços prestados a este município de Paulo Afonso.”
Agradecemos também a cada prefeito, desde Wilson Pereira, Raimundo Caires, Anilton Bastos, Luiz de Deus, Flávio Henrique, Marcondes Francisco.
Os que quiserem se juntar a essa nossa alegria de caminhar 20 anos nessas estradas difíceis da comunicação, já podem ir enviando suas mensagens, textos.
E deixo aqui o meu pedido às Prefeituras, às Câmaras de Vereadores, aos empresários de grandes e de pequenas empresas para que pensem num pequeno apoio anunciando regular e periodicamente neste Jornal Folha Sertaneja online para que a sua história e “os relevantes serviços prestados a Paulo Afonso e região” continuem nos anos que virão, se esta for a vontade de Deus!
Para interagir conosco, envie mensagem de texto para o E-mail – professor.gal@gmail.com ou para o WhatsApp – 75-99234-1740.
Feito esse registro no primeiro dia do mês do seu aniversário de 20 anos, o mais é ´só GRATIDÃO. Intensa, imensa, grandiosa.
Antônio Galdino da Silva
Galcom Comunicações
(Jornal Folha Sertaneja e www.folhasertaneja.com.br)
Parabemizo o Professor Antônio Galdino, pelos 20 anos do Jornal Folha sertaneja, que tanto contribuiu para a informação social e cultural do nosso municipio, apesar das dificuldades, mas superadas com determinação e boa vontade...
Galdino é uma arquivo vivo da cidade de Paulo Afonso. Parabéns por externa um pedaço da cultura dessa gente querida.
Parabéns amigo querido Prof. Galdino temos uma grande admiração por seu trabalho, desde quando surgiu a folha sertaneja conhecemos um escritor em Paulo Afonso o qual temos orgulho de vê como é narrada as histórias de Paulo Afonso, e dos seus Pioneiros. Eu particularmente serei eternamente grata por você ter lembrado de meu Pai Cícero Lins de Albuquerque. É gratificante ler os seus relatos. Que nosso Pai Celestial derrame Bençãos em sua vida, para seu trabalho continuar por muitos e muitos Anos em nossa cidade
Poucos municípios brasileiros dispõem de historiador que zele pela sua memória como Paulo Afonso. O trabalho de Antonio Galdino, desde os primeiros passos da cidade, é merecedor dos maiores aplausos e do apoio da sociedade pauloafonsina, da sua indústria, do seu comércio e das suas autoridades. Parabéns a Antonio Galdino e a todos os seus seguidores, que seguram esta barra e mantém viva a história de Paulo Afonso.
Parabéns ao nosso querido amigo Galdino por se fazer presente na cultura de Paulo Afonso.Você é um patrimônio desta cidade. Obrigada por tudo e por tanto!
Querido GaldinoQue a chama do jornalismo honesto permaneça e que isto reverta em contribuição para a cidade.Vida longa! Parabéns!Abraços Angela Gomes
Gostaria de ter o dom de escritor para fazer parte da academia de letras ,mais mesmo escrevendo como manda meu coração .Quero parabenizar a passagem dos 20 anos da folha sertaneja e o mérito maioré deste cidadão Galdino que com sua confiança em Deus mante a chama acesa deste jornal.E Deus vai manter acessa desta chama pode confiar Gal.Abracao .
NÃO PODERIA JAMAIS DEIXAR DE PARABENIZAR O GUERREIRO ANTÔNIO GALDINO, PELOS 20 ANOS DA FOLHA SERTANEJA. O CONSIDERO VERDADEIRO HERÓI DA COMUNICAÇÃO,AFINAL FAZER IMPRENSA NÃO É FÁCIL BEM SABE O NOSSO QUERIDO GALDINO, PARABÉNS!
Antecipo o meu mais sincero parabéns, ao JORNAL FOLHA SERTANEJA e a você ANTÔNIO GALDINO, por todo esforço no decorrer destes 20 anos, para manter vivo este excelente meio de informações, trazendo a verdade dos fatos ocorridos em nossa região. Sei que a luta é árdua ,mas o seu compromisso e competência na comunicação é maior.
Parabéns, ao nosso Folha Sertaneja.