O maior presente que o jornal Folha Sertaneja poderia receber no seu aniversário veio dos estudantes do 9º ano, turmas A e B da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto, do Bairro Tancredo Neves 3.
Há anos temos acompanhado atividades desenvolvidas naquela escola onde a professora Lúcia Nascimento, responsável pela biblioteca da escola criou e desenvolve um projeto chamado Aventureiros da Leitura que incentiva os estudantes da Escola Manoel Nascimento a buscaram mais conhecimento através da leitura e da criação de poesias.
Alguns alunos têm se destacado e têm participado de atividades culturais na cidade. Já estiveram na III Bienal do Livro, realizada pela Academia de Letras de Paulo Afonso e tem participado regularmente do projeto Chá de Poesia, criado pelo poeta Rogério Xavier e apresentado semanalmente no Espaço Cultural Raso da Catarina e também na versão para rádio, no Chá de Poesia nas Ondas do Rádio na Paulo Afonso FM 104,9, no Bairro Tancredo Neves, todas as sextas feiras, das 10 horas ao meio dia.
No mês de Fevereiro a Professora Jedalva Maria da Silva Almeida de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com Pós-graduação nessa área, resolveu desenvolver com os alunos das turmas do 9º ano da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto intensa atividade de pesquisa nessa disciplina tendo como base o jornal Folha Sertaneja. E para isso buscou o apoio da professora Lúcia Nascimento e contaram com o apoio da diretora da Escola, Professora Luciana Silva Santos.
Além de pesquisar sobre notícias veiculadas no jornal Folha Sertaneja, as professoras associaram a esse trabalho o estudo da obra e da vida de alguns escritores de Paulo Afonso e escolheram, além do diretor do jornal, o professor e escritor Antônio Galdino da Silva, presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso -ALPA, autor de seis livros e outro tanto de revistas históricas, a professora e poetisa Jovelina Ramalho, secretária da ALPA, autora de vários livros e cordéis, inclusive poesias sobre o jornal Folha Sertaneja e o escritor e historiador João de Sousa Lima, vice-presidente da ALPA.
A culminância e apresentação do resultado dessas atividades aconteceu no dia 29 de Março quando as duas turmas mostraram o que aprenderam. Alunos leram poesias de Jovelina Ramalho, outros, em uma gincana, organizada pelas professoras, respondiam a perguntas sorteadas sobre os escritores homenageados.
Outra equipe, representada pelos alunos Alisson e Ricardo Alves, discorreu sobre outra preocupação com a saúde da população com a falta de UTI em Paulo Afonso, onde moram mais de 120 mil habitantes.
José Raiandson e Cauã Damas foram os representantes de outra equipe que resolveu estudar o problema dos rejeitos das barragens de Brumadinho, tanto para a população e para o meio ambiente da região de Minas Gerais como a preocupação com a chegada desses rejeitos tóxicos nas águas do rio São Francisco.
As alunas Aldiene, Vitória Luísa, Maria Luíza e Ingrid Medeiros, do 9º ano, turmas A e B trabalharam conjuntamente para falarem do escritor e historiador João de Sousa Lima que também escreve regularmente para o jornal Folha Sertaneja.
A professora Jedalva Maria disse que “no início não tínhamos um título para esse trabalho de pesquisa mas, à medida que ele foi se desenvolvendo e vendo o entusiasmo dos estudantes decidimos chamar esse nosso projeto de “Conhecer para aprender: descobrindo a história do jornal Folha Sertaneja”.
Estavam presentes no encerramento dessa atividade os professores e escritores Antônio Galdino da Silva, diretor do jornal Folha Sertaneja e Jovelina Maria Ramalho da Silva, que também é professora da Escola Polivalente de Paulo Afonso.