Considerando a importância da participação da comunidade nas discussões sobre assuntos relacionados à saúde, sendo um direito de cidadania garantido pela Constituição Federal, a Prefeitura de Paulo Afonso realiza nos dias 11 e 12 de abril, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece no auditório da Faculdade Sete de Setembro.
Segundo o secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, a mobilização é fundamental para a gestão municipal analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas para criação de políticas públicas voltadas exclusivamente para a saúde.
A abertura, na quinta-feira (11), com o credenciamento dos participantes, a partir das 18h. Às 19h teve início a solenidade oficial de abertura, com as presenças do prefeito Luiz de Deus; do secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ionar de Souza Silva; do palestrante, José Silvino Gonçalves e representantes dos poderes Executivo e Legislativo e de outras instituições.
Após a composição da mesa, leitura do regimento interno da conferência e mensagens de boas vindas das autoridades, será ministrada a primeira palestra, por José Silvino Gonçalves. O coquetel de encerramento está previsto para as 21h30.
Na sexta-feira (12), após o credenciamento que será das 7h às 8h, serão apresentados os eixos de discussões:
Eixo 1 – Direito em Saúde
Palestrante: Carlos Henrique Gomes
Facilitador: Márcio Rogério dos Santos Brito
Relator: Eduardo Pimenta
Eixo 2 – Consolidação do SUS
Palestrante: Marília Brito
Facilitadora: Simone Andrade
Relatora: Gabriela Soares
Eixo 3 – Financiamento do SUS
Palestrante: Antoniel Ferreira Júnior
Facilitadora: Deyse de Queiroz Ferino
Relatora: Débora de Almeida Araújo Sandes
Das 10h às 12h, serão divididos os eixos de discussões. O intervalo para o almoço será das 12h às 13h30, quando os conferencistas retornam à plenária para apresentação das propostas. Às 15h30, após um breve intervalo, acontece a plenária final.