Matéria publicada esta semana pela Assessoria da Câmara Municipal de Paulo Afonso, que tem a coordenação de Luiz José Ferreira de Brito, mais conhecido como Bob Charles relata, com informações de Dimas Roque, a localização de moradora de Paulo Afonso que poderá ser a mais idosa brasileira.
D. Inocência Vieira de Jesus, moradora em Paulo Afonso considerada a pessoa mais velha do município, completou 113 anos no dia 15 de julho último, cercada por parentes e amigos.
O assunto chamou a atenção de pesquisadores sobre a história da região e também dos vereadores de Paulo Afonso.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Macário Neto foi visitá-la, conheceu um pouco de sua história e descobriu que ela, depois de viver mais de um século, ainda tem um sonho: ser cidadã de Paulo Afonso, e resolveu atender a esse desejo do coração de D. Inocência e propôs aos seus pares a concessão do Título de Cidadã de Paulo Afonso para D. Inocência Vieira de Jesus, o que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores de Paulo Afonso.
Foi uma forma que o presidente da Câmara e os vereadores encontraram para homenagear esta senhora e a solenidade de entrega desse título na Sessão Ordinária da Câmara, no dia 19 de Agosto (segunda-feira), às 9 horas da manhã na Câmara Municipal de Paulo Afonso, localizada na Avenida Apolônio Sales.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Macário Neto, autor da propositura, destacou a importância da homenagem. “As pessoas idosas muitas vezes ficam esquecidas e em muitos casos acabam se isolando do mundo. “Dona Inocência e toda a sua família são riquezas da nossa cidade e é uma honra poder dedicar esse título para uma mulher guerreira, que criou sua família e celebra mais de um século de vida”, justificou o presidente, vereador Macário.
Inocência Vieira de Jesus nasceu no dia 15 de julho 1906, no Sítio Barra no município de Glória, a quem pertencia toda a região do hoje município de Paulo Afonso que se emancipou em Julho de 1958, mesmo mês em que nasceu D. Inocência.
E, há 106 anos mora em terras que passaram a pertencer ao município de Paulo Afonso quando ele se separou do município de Glória.
D. Inocência de Jesus é filha de Cícero e Joana Leite da Conceição, já falecidos há muitos anos. Ela Casou com Antônio Teotônio também já falecido e tiveram e criaram oito filhos sendo uma delas, filha adotiva e, destes oito filhos, quatro filhas ainda estão vivas. Duas delas moram em São Paulo, uma mora no Rio de Janeiro e a outra mora em Paulo Afonso.
Desses filhos, D. Inocência tem dezesseis netos, trinta e quatro bisnetos, quinze tataranetos e um tetraneto.
Parabéns a Macário pela iniciativa. Para quem teve uma mãe que chegou aos 105 anos e meio,em boa memória e com toda autoridade de chefe da família, é um bálsamo ver D. Inocência firme e forte aos 113.Feliz da nação - da cidade - que não despreza os seus anciãos.
Que benção e que bela homenagem que nosso amigo Vereador Macário vai prestar a essa bela Senhora. Parabéns Macário pela sensibilidade!