noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Conferência em Paulo Afonso discute ações voltadas para crianças e adolescentes no Brasil

Publicada em 23/08/19 às 23:19h - 1108 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conferência em Paulo Afonso discute ações voltadas para crianças e adolescentes no Brasil  Compartilhar a noticia Conferência em Paulo Afonso discute ações voltadas para crianças e adolescentes no Brasil  Compartilhar a noticia Conferência em Paulo Afonso discute ações voltadas para crianças e adolescentes no Brasil

Link da Notícia:

Conferência em Paulo Afonso discute ações voltadas para crianças e adolescentes no Brasil
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Proteção Integral, Diversidade e Enfretamento das Violências foi o tema central da III Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quinta-feira (22), em Paulo Afonso.

O encontro aconteceu no auditório do Memorial Chesf e contou com a participação de secretários de Desenvolvimento Social, presidentes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assistentes sociais e educadores de Paulo Afonso, Glória, Chorrochó, Abaré, Macururé e Rodelas, municípios que compõem o Território Itaparica. Como convidados, estiveram presentes representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; Ministério Público e entidades socioassistenciais privadas.

Na abertura, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, que representou o poder Executivo, parabenizou os municípios presentes pelo interesse em participar das discussões relativas ao tema. Para a secretária, com o esforço conjunto de todos os municípios do território para melhorar a vida do público infanto-juvenil fica mais fácil alcançar o objetivo.

“Para nós que fazemos assistência social, este é um momento importante porque conseguimos reunir seis municípios com um único objetivo, que é sugerir e discutir ideias que posteriormente sejam colocadas em prática. Lutar para que nossas crianças e adolescentes usufruam os seus direitos é uma missão muito difícil, mas vamos enfrentar essa batalha, acreditando que juntos venceremos”, concluiu.

Para Laisa Teixeira da Silva, de 16 anos, a valorização de crianças e adolescentes como construtores do futuro do Brasil deve fazer parte das prioridades elencadas pelo poder público. A adolescente integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Núcleo de Cidadania da Criança e do adolescente (NUCA), acredita no resultado positivo das discussões.

“Esta conferência é um passo importante para o reconhecimento da importância da nossa participação na sociedade e na construção de um país mais justo. Eu espero que as propostas apresentadas hoje tragam a garantia de que teremos vez e voz e seremos valorizados”, disse Laisa.

A III Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paulo Afonso (CMDCA), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os seis objetivos estratégicos debatidos nos cinco eixos de discussões foram:

1 – Apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o acesso das crianças e adolescentes às políticas públicas sociais, considerando as diversidades;

2 – Formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes;

3 – Propor ações para a democratização gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas;

4 – Propor ações para a garantia e a qualificação da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes nos diversos espaços: escola, família, comunidade, políticas públicas, sistema de justiça, entre outros;

5 – Elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e valorização da diversidade na proteção integral de crianças e adolescentes;

6 – Elaborar propostas para a ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão dos fundos para a criança e o adolescente.

No encerramento, após apresentação, discussão e aprovação das propostas, foram eleitos os delegados representantes de cada município para participar da Conferência Estadual, a ser realizada em Salvador, com previsão para o mês de novembro.

Ascom/PMPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!