Inicialmente divulgada para acontecer em dois lugares, na Ilha de Paulo Afonso e no Bairro Tancredo Neves, a presidente do CMDCA, Járlita Valéria, informou que a Comissão Especial organizadora do pleito e o Pleno do Conselho deliberaram concentrar as seções eleitorais para a eleição dos membros do Conselho Tutelar de Paulo Afonso no Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, no Centro da cidade, na Ilha de Paulo Afonso.
A eleição aconteceu neste local das 8 às 16 horas e dela participaram 18 candidatos que passaram por um processo de inscrição e entrevistas, sendo cada etapa acompanhada pelo Ministério Público.
Durante todo o dia foi grande a presença de eleitores formando grandes filas em todas as sessões. Também foi grande a sujeira com milhares de santinhos dos candidatos espalhados desde a entrada do Colégio Carlina.
Foram utilizadas urnas eletrônicas e o Ministério Público também acompanhou o processo de votação e a apuração dos resultados.
Só puderam votar os cidadãos inscritos no cartório eleitoral da Comarca de Paulo Afonso com o cadastro atualizado até o dia 7 de Junho, ou seja, que tenham feito o recadastramento no sistema de biometria.
Segundo informações colhidas pela reportagem, cerca de 23 mil pessoas ainda não fizeram esse recadastramento e estão com seus títulos de eleitor sem valor até que façam esse recadastramento no cartório eleitoral. O estranhamento de alguns que ficaram impedidos de votar para a formação do Conselho Tutelar é que o processo eleitoral do recadastramento de biometria está aberto até maio de 2020.
Milhares de pessoas compareceram às sessões eleitorais instaladas no Colégio Carlina e no final da tarde, concluído o processo de votação, as urnas eletrônicas foram levadas para Câmara Municipal de Paulo Afonso onde foi feita a apuração dos votos.
Uma das candidatas, Luciene Rodrigues, votou no final da manhã e dizia da sua expectativa de ser eleita com um bom número de votos, como um reconhecimento da população pelo seu trabalho. Ao final da apuração ela estava reeleita, com 1.063 votos.
No início da noite já foi divulgado o resultado dos cinco eleitos para atuarem no Conselho Tutelar no período de 2020 a 2023.
Foram eleitas:
Kátia Maria Silveira Hora, nº 112, com 1.265 votos
Lucicleide Coelho da Silva Rodrigues, nº 116, com 1.183 votos
Luciene Martins de Melo Rodrigues , nº 104, com 1.063 votos
Elane Cristina de Oliveira Barros, nº 118, com 1.030 votos
Simone Maria da Silva Ritir, nº 102, com 942 votos
As cinco primeiras suplentes, são:
1ª - Sheila Belo Lima – 912 votos
2ª - Gabriela Galvão Barbosa da Silva – 868 votos
3ª - Marília Silva – 786 votos
4ª - Izabela Teixeira da Purificação Santana – 607 votos
5ª - Larissa de Siqueira Silva – 503 votos.