Faleceu na madrugada deste sábado, dia 11 de janeiro, em Feira de Santana, Bahia, a professora Adeíta Pires de Mendonça.
Adeíta foi diretora do Carlina entre os anos de 2007 a 2008. Além do Carlina, a professora Adeíta atuou em várias outras unidades de ensino de Paulo Afonso, entre elas o Colégio Sete de Setembro, o antigo Ciepa, hoje CETEPI 1. Foi durante muitos anos diretora da Escola Estadual Ministro Oliveira Brito, fechada recentemente pelo governo do Estado da Bahia e também trabalhou na antiga Diretoria Regional de Educação – DIREC 10, de Paulo Afonso, hoje NTE.
A direção do Colégio Carlina Barbosa de Deus utilizou sua página no Instagram para lamentar, em Nota de Pesar, a morte de sua ex-gestora:
“É com imenso pesar, que a Direção do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, comunica a toda comunidade escolar e pauloafonsina, o falecimento da ex-gestora, ADEITA PIRES DE MENDONÇA, na madrugada de hoje, em Feira de Santana/BA. Descanse em paz.”
“A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – encontrou grande apoio na Professora Adeíta, então diretora da Escola Oliveira Brito, quando esta Academia realizou a 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, em 2014, no Memorial Chesf. Na ocasião a ALPA resolveu homenagear os patronos de cadeiras da ALPA João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna que haviam falecido naquele ano. O Escola Estatual Oliveira Brito havia feito uma expressiva homenagem a Ariano Suassuna e a professora Adeíta nos cedeu por empréstimo várias faixas dessa homenagem que decoraram os espaços do Memorial Chesf naquele evento”, diz o Professor Antônio Galdino, presidente da ALPA.
Familiares informaram que o corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Paulo Afonso e o sepultamento será no final da tarde de hoje, 11 de Janeiro, no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.
Nós todos e também a ALPA e o jornal Folha Sertaneja lamentamos muito e externamos o nosso pesar aos familiares, aos colegas professores e aos amigos da professora Adeíta Pires que durante toda a sua vida foi de dedicação exclusiva à educação em Paulo Afonso e região, legado que deixa para todos nós. Era era a mais velha de uma família de nove irmãos.
Um abraço fraterno aos irmãos Jackson Pires, Joabson, Solon, Hudson, Agênia, Agélia, Agelita e Agelisa e aos demais familiares.
Sempre tive Adeíta como amiga e colega. Sempre a vi responsável e preocupada com a educação. Quando a vejo na foto ao lado de Socorro, aplaudindo algo que deve ter sido bom para todos, estas convicções aumentam. "Dize-me com quem andas que te direi quem és".Tive a honra de ter tido Socorro como aluna que me livrava da tortura de escrever no quadro (a minha "caligrafia" é, na realidade, uma "horrivelgrafia").
De fato, Socorro, a Professora Adeíta sempre foi, além de grande educadora, uma aguerrida defensora dos educadores de Paulo Afonso. Toda a sua vida foi a serviço da educação. Pena que as pessoas, especialmente os governantes, os gestores, tenham memória sempre muito curta. Infelizmente.
Adeíta era incansável na defesa dos direitos dos educadores. Estava sempre a frente das lutas pelas conquistas educacionais. Foi professsora de centenas de educandos que lembram muito bem da sua caminhada na educação. Que Deus a receba em seu reino. Força e fé a toda família.