Esta quarta-feira (19) foi marcada pela folia em diversos órgãos municipais. Uma charanga fez a prévia do Bloquinho da Prevenção, que visitou a Secretaria de Saúde, Hospital Nair Alves de Souza e Restaurante Popular, chamando a atenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O Bloquinho, que sai pelas ruas do Centro nesta sexta-feira (21), fez a festa carnavalesca nesta quarta para alertar e convidar a população.
“Estamos realizando essas atividades hoje para chamar a atenção e convidar a população para estar presente nesta sexta-feira (21), no Bloquinho da Prevenção. A ação objetiva envolver a comunidade nesta luta que é tão importante, que é contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente neste período carnavalesco”, ressalta a secretária interina de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena.
Ainda na semana passada, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), iniciou a entrega de panfletos e adesivos nas escolas da rede municipal. A ação conta com a participação de equipes do Creas e de todos os programas coordenados pela Sedes.
O Bloquinho da Prevenção é voltado para a equipe e usuários da rede socioassistencial. A concentração será na Avenida Apolônio Sales, em frente ao Colégio Montessori, com saída às 16h, percorrendo parte da Avenida Getúlio Vargas e Rua da Harmonia. O local da chegada é a Praça do Coreto, onde haverá a apresentação da Filarmônica 28 de Julho.
A coordenadora do Creas, Márcia Gorete, enfatiza que o objetivo da ação, além de comemorar o Carnaval com os usuários dos programas socioassistenciais, é reforçar o compromisso de cada cidadão na luta pelo fim de um crime que ainda precisa ser combatido constantemente.
"Todos os anos, especialmente em períodos festivos como a semana do Carnaval, a Sedes intensifica a campanha de combate à exploração e ao abuso sexual do público infanto-juvenil. Este ano, a novidade é o Bloquinho da Prevenção, com mini-trio e banda, conclamando os usuários da rede socioassistencial e a sociedade se divertirem e, ao mesmo tempo, despertando a conscientização quanto ao dever de proteger nossas crianças e adolescentes", ressalta.
A secretária Cíntia explica que a campanha faz parte do projeto de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvido pela Sedes. Para ela, o apoio de outras instituições, assim como de cada cidadão, é uma contribuição valiosa para que os resultados sejam satisfatórios.
"Proteger nossas crianças e adolescentes de todas as formas de abuso é um trabalho realizado constantemente pela Sedes, mas, que se faz necessário intensificar nos períodos de festa. Desde o início de fevereiro, as equipe dos nossos programas têm se empenhado nas atividades de conscientização, e a participação de outras entidades governamentais e particulares, assim como o envolvimento da sociedade contribui para o alcance de nossas metas", reforça.
Ascom/PMPA