Uma tarde de música ao vivo ao som do Frevo, do Maracatu e das antigas marchinhas marcou o Carnaval antecipado da Casa de Repouso São Vicente de Paulo, nesta terça-feira (18).
O baile carnavalesco organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com a colaboração do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, foi animado pela orquestra do maestro Genival.
A assistente social Fabiana Pereira enfatiza que as pessoas que hoje residem na casa de repouso são personagens importantes na história de Paulo Afonso, e por isso, são dignas de atenção especial. Para ela, proporcionar momentos de alegria aos idosos é uma maneira de homenageá-los pela contribuição que deram na construção da cidade.
“É uma atividade que fortalece o vínculo com os idosos da casa de repouso, e também revive, junto com eles, a tradição do Carnaval. O intuito da Sedes, ao comemorar as festas populares com os moradores da instituição, é mostrar que eles são dignos de desfrutar de momentos festivos, ressaltando que ajudaram a construir Paulo Afonso e, portanto, fazem parte da nossa história”, falou.
Dona Maria José, que visitava uma amiga moradora do abrigo, ficou surpresa com a festa. Ela considera a atitude dos organizadores como uma forma de valorizar pessoas que sempre participaram de eventos e hoje, inspiram a nova geração. “Eu achei a ideia maravilhosa e parabenizo a equipe da Sedes e o Conselho do Idoso. Para quem mora aqui é muito importante participar desses eventos. Eles se sentem felizes por saberem que são valorizados pela Prefeitura”, comentou.
Construída em 1983 com doação de material e mão de obra voluntária e com a finalidade de abrigar pessoas idosas desamparadas, a Casa de Repouso São Vicente de Paulo é uma instituição filantrópica mantida com recursos oriundos de convênios federais, estaduais e municipais, além de receber doações da comunidade. Atualmente, 12 homens e 15 mulheres são abrigados, totalizando 27 idosos assistidos.
O governo municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Administração, completa o quadro de funcionários. 13 servidores atuam na instituição, sendo uma enfermeira, seis técnicos em enfermagem, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, duas auxiliares de serviços gerais e dois vigilantes.
Ascom/PMPA