Paulo Afonso (BA) – A 1ª Companhia de Infantaria, “A Guardiã da Energia do Nordeste”, contribuindo com os esforços para o combate à COVID-19, estabeleceu desde do dia 23 de março do corrente, um posto de triagem sanitário, onde diariamente todos os militares e seus veículos são submetidos a inspeção sanitária.
Ao chegarem no quartel, os militares são abordados pelo pessoal do Serviço de Saúde e questionados quanto aos sintomas provenientes da infecção provocada pelo Coronavírus. A seguir, caso não haja manifestação de sintomas, o militar é orientado a passar álcool gel nas mãos e dirigir-se ao seu local de trabalho.
Os casos suspeitos são encaminhados diretamente à Enfermaria que também adotou nova rotina de trabalho, com uma estrutura de uma barraca de campanha, montada fora da instalação. As medidas adotadas visam a proteção dos integrantes da SU, contribuindo desta forma para manter a capacidade operacional da tropa, bem como a sua permanente prontidão na luta contra a proliferação ao COVID-19.
De acordo com as informações do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), o coronavírus se espalha pelo contato, por isso a higienização frequente de objetos e de superfícies tocados com frequência, como celulares, computadores, maçanetas e corrimãos, é indispensável para a proteção contra o vírus.
Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando-se abraços, apertos de mão e beijos no rosto. Essas são as atitudes mais importantes para nos proteger do coronavírus.
Parabéns ao comandante, Tenente Coronel Cardoso, pelo cuidado com a tropa.