O Lacen de Paulo Afonso em breve será o responsável pela execução das amostras de testes moleculares da Covid-19 para região norte da Bahia. A medida, tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab), teve como ponto de destaque a responsabilidade das ações realizadas pelo município no combate ao vírus.
De acordo com o secretário de saúde Ghiarone Garibaldi, houve uma descentralização da execução dos exames cujas análises estavam sendo realizadas apenas em Salvador. “A Sesab criou quatro bases e uma dessas na região norte da Bahia, que é Paulo Afonso. O município foi reconhecido devido a todo o trabalho que vem sendo feito e a responsabilidade com que estamos tendo no combate a Covid-19. O Lacen Paulo Afonso, por ser um laboratório com suas qualidades reconhecidas pela central de Salvador, tanto funcional como profissional, foi assim contemplado”.explica.
O secretário enfatiza que, com isso, os exames terão resultados de forma mais rápida, sem concentrar a execução na cidade de Salvador. Para que a unidade de Paulo Afonso inicie os testes, Ghiarone ressalta que o prédio passará por adaptações na estrutura. “Estaremos realizando uma pequena reforma que terá início nos próximos dias para adequar o laboratório e assim estarmos preparados para execução das amostras”, explica Ghiarone.
Ascom/PMPA