A Prefeitura de Paulo Afonso tem trabalhado intensamente para a prevenção e o combate da Covid-19. A elaboração do plano de contingenciamento pela Secretaria de Saúde permitiu a realização de diversas ações buscando especialmente a proteção da população.
Com isso, houve uma postergação para a chegada do primeiro caso no município, prazo que permitiu o aparelhamento da rede de saúde e a implantação do Hospital Covid-19, situado nas instalações da UPA, no Hospital Nair, com UTI e enfermaria.
O local tem atendimento exclusivo para pacientes graves infectados com o vírus. O Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), também tem uma ala no primeiro andar que está sendo preparada com leitos de UTI e enfermaria, e que já tem 70% dos trabalhos concluídos, que vai servir a população de Paulo Afonso e da microrregião, compromisso da gestão municipal, que vem trabalhando e se esforçando diariamente para salvar vidas.
Diante dos casos positivos em nossa cidade e agora em Glória, município vizinho a Paulo Afonso, a Secretaria de Saúde ressalta os critérios para internamento de pacientes com o vírus em leitos de UTI, no Hospital de Urgência Covid-19.
De acordo com a coordenação, segue-se um protocolo ético e técnico, onde se observa a gravidade, em maior grau de sobrevida e capacidade do paciente, decidindo-se pelo internamento ou não da pessoa infectada. Na unidade de saúde, não existe livre demanda, ou seja, as pessoas são encaminhadas ao local depois da triagem e necessidade de cuidado hospitalar.
Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Jeremoabo, Rodelas, Abaré, Chorrochó, Pedro Alexandre e Macururé são municípios que fazem parte da Macro-Norte que poderão utilizar o Hospital Covid por meio da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL). Para tanto, é seguido um fluxograma de atendimento aos pacientes Covid-19, que tem inicio no acolhimento nos centros de triagem, no CEU, Localizado no Bairro Tancredo Neves I e no Ginásio de Esporte Luis Eduardo Magalhães, na Avenida Getúlio Vargas, funcionando 24 horas.
Ascom/PMPA