Amanhecia o dia de sexta-feira, 14 de maio de 1920, no Sítio Bom Nome, na zona rural do município de Monteiro/Paraíba
Como é costume no sertão, desde a madrugada já há movimento nas casas, onde todos costumam levantar ainda escuro.
Nesse dia, a agitação na casa era ainda maior. Dona Maria Tinô da Silva, das prendas do lar, a esposa do carpinteiro Sr. Severino Miguel da Silva passara a noite em trabalho de parto e às 6 horas da manhã ouviu-se o choro do nascimento de uma criança. Era Áurea Tinô da Silva, a Aurinha, que enchia de alegria a casa simples, com sua chegada.
Aurinha, como sempre foi carinhosamente chamada, viveu até os 23 anos nesse sítio Bom Nome, zona rural de Monteiro, junto aos pais e os 8 irmãos: Otaviano, Maria, Helena, João e Manuel, todos já falecidos e ainda Inácia que tem 91 anos, Celina, que está com 86 anos. Uma delas, mora com ela e a outra mora na Rua São Francisco, mas só vivem juntas e Valdomiro, que está com 82 anos e mora no Bairro Tancredo Neves, também em Paulo Afonso.
Quando completou 23 anos, mudou-se para a Rua da Várzea, que hoje se chama Rua José Torres, na zona urbana da cidade de Monteiro. Morou ali por 10 anos.
Em 1953, veio residir em Paulo Afonso, acompanhando sua irmã Maria, que era costureira e o cunhado Odon Bezerra da Silva, que trabalhou como mecânico da Chesf. Sendo sempre trabalhadeira, Áurea sempre procurava fazer um trabalho. Por um período foi lavadeira de Dona Lúcia, que era técnica de enfermagem do Hospital Nair Alves de Souza, o hospital da Chesf. Também foi lavadeira de Dona Elza, (do lar).
Quando completou 60 anos de idade, no ano de 1980, passou a residir na rua 31 de março, que passou há pouco a se chamar Rua Alonso Maciel no centro da cidade.
Em toda sua vida teve um único amor platônico, permanecendo solteira.
É muitíssimo amada por seus 34 sobrinhos,53 sobrinhos-netos e sobrinhos-bisnetos que lamentam profundamente que, por causa dessa pandemia do coronavirus, Covid-19, não tenha sido possível a realização de uma grande festa em sua homenagem para comemorar, com intensa alegria esse abençoado dia de 100 anos de vida, completados na quinta-feira, de 14 de maio de 2020.
No dia do aniversário, Alcira Medeiros, amiga de muitos anos esteve com as três irmãs e depois os familiares encomendaram um bolo para registrar esse momento tão especial. Todos sempre têm uma palavra de elogio, um afago, um gesto de carinho para com essa criatura de Deus, por ele abençoada com esta idade.
Que muitas bênçãos estejam sobre ela e todos desta família paraibana acolhidos nesta cidade de Paulo Afonso.
Enfim, ÁUREA TINÔ DA SILVA, é um perfeito exemplo do quinto mandamento (o primeiro com promessa), que diz “Honra teu pai e tua mãe, afim de que tenha vida longa na Terra que o Senhor teu Deus te dá”. Exodo 20:12
Ao ser informado pelo diretor do jornal Folha Sertaneja da história de D. Áurea e do seu aniversário de 100 anos o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, vereador Pedro Macário Neto, ficou muito sensibilizado e apresentará ao plenário da Câmara em sua próxima sessão uma Moção de Aplausos pelos 100 anos de D. Áurea Tinô da Silva, que será aprovada pelos vereadores como uma homenagem a esta sertaneja centenária, moradora de Paulo Afonso desde o ano de 1953.
Após a sua aprovação, e por conta das restrições impostas pelo isolamento social, a Câmara Municipal de Paulo Afonso informará à homenageada como essa Moção de Aplausos lhe será entregue.
Parabéns, D. Áurea Tinô da Silva, D. Aurinha! - 100 ANOS!!!
Parabéns, um bençãos na vida de quem teve o prazer de lhe conhecer
ÁUREA, minha dourada e bem amada tia. Alguém de quem só recebi exemplo de amor. É uma honra parabenizá-la pelos 100 ANOS de vida dedicada a família, aos amigos. Pela tragetória de alegria com a sua risada inconfundível, pela paciência e compreensão, pela imensa sabedoria que nenhuma graduação é capaz de dar. ÁUREA, mente e coração moldado por Deus para iluminar. Peço licença aos meus primos para dizer: ÁUREA é minha mãe, muito além de tia. É amor incondicional porque ela é a maior lição de amor que conheço.VIVA!!! QUE VENHAM MAIS 1000.
Parabéns,querida tia!!!Pessoinha iluminada e que vai continuar a nós contagiar com seu lindo sorriso.💖
Minha sogra que mora na avenida Lindolfo Alves tem 101 anos e 5 meses.
Parabéns! Que benção! Saúde, alegria e mais anos cheios de amor!
Parabéns tia Áurea, Deus ilumine seus dias na terra para alegrar mais a nossa família e os nossos dias.São 100 preciosos anos, hoje prestamos gratidão eterna a Deus pela sua vida!
Parabéns tia Áurea, sua alegria nos contagia. Jesus te conceda muito mais anos sobre a terra para alegrar os nossos corações.Te amamos!
Parabéns Laurinha!Que Deus derrame chuvas de bênçãos em sua vida, eu tive o privilégio de conhecer e fazer parte da sua família, sei o quanto a senhora é maravilhosa, Deus te abençoe grandemente, feliz aniversário.🎂😘😘
Da. Áurea, que alegria chegar aos 100 anos num momento tão delicado e reflexivo de nosso país. E ainda receber as bênçãos de pessoas queridas, envolta nas boas lembranças de tantos momentos de vida.Deus continue a abençoando. Um grande abraço do Marcos, filho de Neuza Bezerra ("a costureira" conhecida daí de P.A.) e sobrinho do saudoso e inesquecível Odon Bezerra da Silva. Muita Luz.
Parabéns tia Áurea, que Jesus lhe abençoe infinitamente mais, e que você continue contagiando a todos com esse sorriso sempre presente.
Parabéns tia Aurinha que Deus te abençoe, muita saúde e paz ! 🙏👆
Feliz aniversário Aurinha, é meu coração que diz, muitas bênçãos em sua vida,que possamos comemorar brevemente esse centenário tão lindo e maravilhoso que Deus lhe concedeu. Felicidades plena minha linda 👏🏼👏🏼👏🏼
Tia Aurea , um anjo na terra sempre linda por dentro e por fora❤
Parabéns minha querida tia Aurinha,vc é muito especial. Te desejo toda a felicidade do mundo. Te amo.😘😘😘😘
Cem anos, acho melhor chamar de um século; ah, quantas vidas passadas pelo olhar de Áurea, e lágrimas vertidas de dor ou alegrias, parabéns senhora de luz.
Parabéns Querida Aurinha !! Deus com sua Dívina misericórdia te dê muitos anos de vida! Saúde e paz. Saudades. Bjs.
Parabéns Dona Aurinha. Sempre sorridente.
Minha tia querida! Sempre sorrindo. Uma doçura de pessoa. Te amo. Beijos
Minha sogra que mora na avenida Lindolfo Alves tem 100anos e cinco meses.