A Prefeitura de Paulo Afonso dá mais um passo fundamental no combate ao coronavírus. A partir desta quinta-feira (11), o Laboratório Central (Lacen) será o responsável pela execução das amostras de testes moleculares da Covid-19. Para se adaptar a essa nova realidade, a unidade passou por várias adequações em sua estrutura física, além de intensivos treinamentos para os profissionais.
A solenidade de abertura acontece às 11h, com a presença do secretário de Saúde, Guiarone Garibaldi, integrantes da pasta, além da participação do bispo Dom Guido Zendron. “Será uma solenidade rápida, pois não podemos aglomerar muitas pessoas no ambiente. Em seguida começam os trabalhos de forma oficial”, fala o secretário.
As obras foram realizadas em parceria com Governo do Estado, que disponibilizou os equipamentos necessários para a análise do material viral e identificação da presença Sars-Cov-2. Entre os aparelhos que funcionará na unidade está o Biomol, responsável por esses procedimentos clínicos.
De acordo com a coordenadora do Lacen, Shyrley de Moraes, isso representa um avanço para saúde pública do município e da região. “Vamos dinamizar as atividades com os novos aparatos tecnológicos que chegaram. Os resultados dos exames serão emitidos em curto espaço de tempo, em média de 72 horas, dependendo da demanda”, explica.
Ela ressalta que as capacitações foram ministradas pela empresa de Produtos Médicos Hospitalares (PMH). “A metodologia de ensino é referência no Brasil em testagem e diagnóstico da Covid-19”, diz.
A equipe responsável por processar e analisar as amostras é composta por uma biomédica, com apoio de outro profissional da mesma área, designado a virologia e mais duas técnicas de laboratório.
O Lacen está localizado na Avenida Getúlio Vargas e atenderá, além de Paulo Afonso, os municípios que compõem a 10ª microrregião norte: Abaré, Chorrochó, Rodelas, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre e Santa Brígida.
Ascom/PMPA