Faltava um minuto para meia noite do dia 11 de Julho de 2020 quando o Professor Francisco Araújo Filho, que foi o primeiro presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, comunicou o falecimento do também acadêmico da ALPA, Fernando Lucas Pessoa Mota.
Acometido de chicugúnia, Fernando Mota foi conduzido às pressas ao Hospital Nair Alves de Souza na noite de 11 de Julho de 2020 mas entrou no estado de Sepse e veio a óbito.
Fernando Mota nasceu em Tefé, no Amazonas em 26 de outubro de 1946, filho do Sr. Benício Mota e da Sra, Alice Pessoa Mota e mora em Paulo Afonso há muitos anos.
Sempre muito dedicado à natureza, produziu muitos poemas, especialmente os acrósticos através dos quais homenageava pessoas e destacava elementos da natureza.
Na ALPA, era Membro Efetivo e ocupava a cadeira 16, tem como patrono o poeta baiano Gregório de Matos Guerra.
Muito abalados com essa notícia, lamentamos que em face das restrições e dos protocolos existentes a ALPA não pode homenagear publicamente o seu membro acadêmico imortal das nossas letras.
Em nome de todos que fazem a Academia de Letras abraçamos aos familiares e amigos e rogamos ao Pai Celestial que o Espírito Santo consolador esteja com cada um e com todos nós da ALPA nesse momento de tristeza e de dor.
Antônio Galdino da Silva
Presidente da ALPA
Fernando, reconhecemos o seu estilo, pois pouco falava e muito expressava. Queremos seu acrostico para nos consolar!Sebastião Leandro Morais
O meu coração está dilacerado e minha alma chora. Fernando Mota nos deixou sem escrever o seu bordão: alô turma, sem nos deixar um último acróstico. Mas, fica conosco, como afável consolo, a sua magnânima essência poética. 😓
Me lembro como se fosse hoje o dia que Socorro Araújo nos apresentou no povoado Colônia-Santa Brígida, muito alegre pra fazer sua apresentação, ainda me elogiou dizendo" eita qua índia bonita!", depois nos tornamos amigos e coversavamos de vez em quando! Muito triste essa notícia!!
Ainda não caiu a ficha. Fernando partiu e nem me deixou o último acróstico. Meu coração de pesar dói. Partiu Fernando, ficou sua história!