Assim como aconteceu nas edições anteriores do programa, foram ofertadas consultas médicas e psicológicas; marcação de exames médicos e oftalmológicos; entrega de medicamentos, atualização do cartão do Sus, atendimento do programa Bolsa Família, aplicação de vacinas, triagem de covid-19 e arboviroses, instruções sobre alimentação, higiene bucal e distribuição de kits de escovação, além de entrega de máscaras e álcool em gel 70%.
Nas ruas do povoado, equipes da Unidade de Controle de Zoonoses realizaram visitas domiciliares, coletando larvas de mosquitos encontradas em caixas d’água para análise e borrifando uma substância que elimina possíveis focos do aedes aegypti. Outra ação de limpeza e preservação da saúde foi a sucção de fossas residenciais.
O prefeito Luiz de Deus, que esteve presente, ressaltou que, além de levar os serviços públicos às comunidades,o projeto Prefeitura Presente promove a aproximação da população com o poder público, e ainda estimula as pessoas a permanecerem em seus domicílios, obedecendo as recomendações das autoridades em saúde para conter o avanço da covid-19.
“É uma ação social e ao mesmo tempo um encontro com a comunidade, uma vez que satisfaz tanto as pessoas atendidas, quanto a equipe da Prefeitura, porque os moradores demonstram seu carinho, comprovando que aprovam a iniciativa. Para nós, enquanto agentes públicos, é gratificante trazer os serviços às comunidades, respeitando as medidas de prevenção, e sentir o carinho do povo”, observou o prefeito Luiz de Deus.
Para secretária interina de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena, a satisfação das pessoas é uma prova de que o projeto está alcançando seu objetivo. Ela reforça que as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus é prioridade para a preservação da saúde das equipes e dos pacientes.
“A avaliação das três primeiras edições do projeto Prefeitura Presente é positiva. Nós sentimos isso pela satisfação dos moradores dos locais por onde já passamos. É importante frisar que tudo foi planejado de forma segura, para não colocar a saúde do público em risco. As equipes usam equipamentos de proteção individual e as pessoas que são atendidas são orientadas a respeitar o distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos”, falou.
A dona de casa Natália Conceição da Silva foi atendida por um dos médicos. Para ela, a ação na sua comunidade, obedecendo às medidas preventivas, foi importante para evitar que as famílias se deslocassem para o centro da cidade, correndo o risco de serem contaminadas.
“Eu gostei muito do atendimento, as equipes organizadoras estão nos tratando muito bem, orientando os pacientes e todo mundo de máscara, usando álcool em gel, eu estou satisfeita e parabenizo a Prefeitura pela ideia”, disse.
A meta da prefeitura é realizar uma edição do projeto Prefeitura Presente por semana, alternando bairros e povoados. No início da semana será divulgada a próxima localidade a ser atendida.
Ascom/PMPA