A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a construção de mais um espaço de lazer no município. A obra, denominada de Parque Aracaju, está localizada no acampamento Chesf, próximo ao Balneário Abelardo Wanderley, e faz parte do Projeto Quinta dos Lagos, que compreende a melhoria de diversos lagos da cidade.
Com uma estrutura para visitação, completando os ambientes naturais, a obra contará com ciclovia, iluminação em Led, playground com 14 brinquedos espalhados por todo espaço, além da nova arborização com plantas nativas e a implementação de amplos gramados no local.
De acordo com titular da pasta de Infraestrutura, Francisco Alves, essa demanda de obras faz com que as construtoras e outras empresas envolvidas busquem mão-de-obra, gerando empregos. “No momento, estão sendo gerados aproximadamente 30 empregos diretos na construção do empreendimento, além dos produtos que são adquiridos pelas empresas no comércio local”, informou.
Segundo o arquiteto idealizador do projeto, Crhis Haley, a urbanização do local compreende uma área de aproximadamente 13 mil metros quadrados. “Estamos cada vez mais investindo na elaboração de projetos e execução de obras estruturantes que impulsionem o crescimento ordenado da cidade, ofertando qualidade de vida aos munícipes”, ressaltou.
O Parque Aracaju será interligado ao Balneário Abelardo Wanderley, fazendo parte do projeto Quinta dos Lagos, que já contemplou o Monumento O Touro e a Sucuri e o Lago da Aurora. Atualmente estão em andamento a construção da Orla do Capuxú e a requalificação do Parque Belvedere.
Ascom/PMPAApreciamos a posição do nosso redator-chefe. Faço minhas as suas palavras. O Belvedere é intocável. Aquilo é patrimônio cultural da cidade. Que se revitalize, neologismo de urbanize, os arredores, inclusive enchendo os lagos próximos.
Concordo com o Sr. Cidadão. De fato, o Belvedere com o Monumento ao 1º Decênio da Chesf, foi inaugurado em 15 de Março de 1958, ou seja, 3 meses antes da emancipação de Paulo Afonso e tem, portanto, quase 63 anos de vida. É um dos espaços mais lindos do município. É preciso muito cuidado e olho histórico para não se colocar uma capa aparentemente bonita no que já é belo. Mas, pelo que soube, o arquiteto responsável por esse projeto é muito sensível à preservação da história e da memória de patrimônios como este. Mas, a sua observação é mesmo muito pertinente. Obrigado!
E o campo do balneário para os meninos jogarem bola?
O Belvedere está perfeito há mais de 50 anos. Tomara que a "revitalização" não esculhambe o que foi feito com muita responsabilidade e competência.