noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

TC Clodoaldo Farias substitui o TC Rogério Cardoso no comando da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso

Publicada em 08/12/20 às 19:19h - 893 visualizações

Antônio Galdino com informações da 1ª Cia de Infantaria


Compartilhe
Compartilhar a noticia TC Clodoaldo Farias substitui o TC Rogério Cardoso no comando da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia TC Clodoaldo Farias substitui o TC Rogério Cardoso no comando da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia TC Clodoaldo Farias substitui o TC Rogério Cardoso no comando da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso

Link da Notícia:

TC Clodoaldo Farias substitui o TC Rogério Cardoso no comando da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso
 (Foto: 1ª Cia de Infantaria - Paulo Afonso/BA)


Paulo Afonso (BA) – No dia 7 de dezembro, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando da 1ª Companhia de Infantaria (1ª CIA INF), do Coronel Marcos Rogerio Cardoso da Silva para o Tenente Coronel Clodoaldo Farias Furtado Filho.

O evento contou com a presença do Comandante da 6ª Região Militar (6ª RM), General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho e também prestigiaram a cerimônia familiares dos comandantes substituído, substituto e representantes da imprensa local.

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento foi realizado para um público restrito. Na primeira etapa, ocorreu a solenidade militar, que foi transmitida pelo canal do YouTube e no Instagram (@1ciainf_exercito).

Em seguida, foi inaugurado o retrato do comandante sucedido na Galeria de Antigos Comandantes.

(1ª Cia de Infantaria)

O jornal Folha Sertaneja teve acesso ao belo discurso de despedida do Tenente Coronel Cardoso, no qual tomou como foco a palavra GRATIDÃO, para se referir a cada um dos seus superiores hierárquicos, aos seus sub-comandantes em Paulo Afonso e a pessoas e instituições com as quais conviveu nos dois anos em que esteve à frente do comando da 1ª Companhia de Infantaria sediada em Paulo Afonso, Estado da Bahia.

E destacou a garra do soldado sertanejo desta guarnição militar: Cada vitória alcançada nestes dois anos, credito ao trabalho em conjunto. Compartilho com vocês a minha felicidade por completar esta importante fase de minha carreira. Conheci no dia-a-dia o valor do soldado do SERTÃO brasileiro, ambientado com a caatinga, que independentemente do sol inclemente deste vasto bioma, esteve sempre pronto para cumprir a missão, atitude herdada dos nossos companheiros da reserva e reformados que deixaram seu legado quando por aqui passaram”.

Em sua despedida, o TC Cardoso, que realizou muitas reuniões com os vários segmentos da comunidade pauloafonsina, lembrou de agradecer a cada um: “Destaco a forte parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito LUIZ BARBOSA DE DEUS, por meio de suas secretarias. Ressalto também o apoio da Câmara Municipal, do Poder Judiciário, da Infraero, das associações Rotary Club, Lions Clube e Maçonaria e dos órgãos de Imprensa”.

Lembrou das ações cívico-sociais realizadas durante a sua gestão, da interação com as instituições de ensino e das crianças da Casa da Criança 1: “De forma destacada menciono a CASA DA CRIANÇA 01, com o qual temos a honra de sermos o padrinho e desta forma poder contribuir com os jovens que se encontram em uma certa vulnerabilidade social e lhes apresentar uma oportunidade de futuro melhor”.

Agradeceu o estreito relacionamento com a Chesf, “Razão de ser da 1ª Companhia de Infantaria, que foi criada em 29 de abril de 1954 com a nobre missão de garantir a segurança da geração de energia nas usinas Luiz Gonzaga, Complexo de Paulo Afonso e Xingó.”

E falou com emoção e uma ponta de saudade da cidade que o acolheu e à sua família há 2 anos atrás:

“A nossa linda PAULO AFONSO, que me acolheu tão bem, como a minha família, o meu eterno agradecimento. Convivi dia-a-dia com um povo alegre e batalhador, formado por pessoas maravilhosas. Conheci o “Velho Chico”, com sua majestosa cachoeira, a histórica usina Angiquinho de Delmiro Gouveia e o impressionante cânion com a sua imponente ponte metálica D. Pedro II. Deslumbrei-me

com a cidade das Caraibeiras e com o Raso da Catarina, terra de Lampião. Como não sentir falta de tantas belezas? Será impossível e ouse dizer duas particularidades para PAULO AFONSO: - considero-me pauloafonsino com orgulho e em breve retornarei meus irmãos!”

E assegurou ao novo comandante Tenente Coronel Clodoaldo que, daqui a dois anos, quando também passará o comando da 1ª Cia. de Infantaria para o seu substituto, sentirá o que ele, TC Cardoso está sentindo agora: “Ao Sr TC CLODOALDO e sua digníssima esposa Sra JULIANA MARIA e o jovem EDUARDO, desejo muito sucesso e felicidades na nossa PAULO AFONSO. Saibam que o sentimento de aperto no coração será melhor compreendido por vocês daqui a algum tempo! Aproveitem ao máximo cada segundo desta abençoada guarnição e saibam que estão num oásis no meio do sertão!”

Ao final de sua fala, o TC Cardoso fez uma homenagem à sua irmã, recentemente falecida:

Por fim, faço uma especial homenagem à minha querida irmã KARINA CARDOSO que neste momento se encontra no plano espiritual. Irmã! Foi graças ao seu exemplo de luta pela vida que me deste a oportunidade de compreender o quanto é válido cada momento e segundo da vida ! Você me ensinou durante a sua batalha contra o câncer de compreender que nem momentos de tempestades devemos baixar a cabeça, e sim olhar SEMPRE com o viés do otimismo e alegria, como também saber dizer OBRIGADO SENHOR MEUS DEUS por mais um dia! E foi com este ensinamento que procurei apresentar aos meus subordinados o real significado da palavra GRATIDÃO! Sinto a sua presença e sei o quanto estás alegre de ver seu irmão encerrando mais um ciclo! Obrigado por tudo que fizeste e sei que ainda faz muito por mim irmã! DEUS te abençoe!”.

O Tenente Coronel Cardoso concluiu a sua mensagem de despedida do comando da 1ª Cia de Infantaria como os versos de Milton Nascimento:

_E assim, chegar e partir são os dois lados da mesma viagem.

O trem que chega é o mesmo da partida.

A hora do encontro é também despedida_.

Sim, há um tempo para plantar e um tempo para colher, um tempo para

chegar e um tempo para partir.

Assim, eis que chega o momento da despedida. Na profissão das armas, as substituições são importantes e necessárias, e têm o mesmo efeito do sangue que corre em nosso organismo: OXIGENAR e REVITALIZAR.

Sou grato pela consideração e pela amizade de todos, que não mediram esforços para contribuir com o meu comando. Fica minha eterna GRATIDÃO, pedindo a DEUS que continue nos protegendo e nos dando saúde, abençoando esta maravilhosa cidade de Paulo Afonso, e para que o ano que ora se inicia possa ser repleto de novas conquistas pessoais e profissionais.

Companhia: Pátria!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!