No início deste mês de dezembro, no dia 02, o Sr. Pedro Barbosa Sobrinho, alagoano de Pariconha, completou 100 anos de idade, comemorado no seio da família, de forma simples em face dos riscos que o Covid traz a todos.
Embora já se tenham passado vários dias uma data destas é grande bênção de Deus e vale a pena o registro que o fazemos apoiado em mensagem postada por uma das noras, no Instagram e pelo belo texto biográfico publicado pelo saudoso Euclides Batista.
A ele a nossa homenagem pessoal, extensiva a todos os familiares.
Sobre ele assim escreveu sua nora Magna Marisa:
“Hoje, 02/12, o dia amanheceu mais lindo, ensolarado e maravilhoso, pois é o dia deste homem íntegro, servo do Deus Altíssimo e de um caráter admirável. 100 anos que Deus permite viver entre nós. Mas o presente quem ganha somos nós. Só tenho a agradecer ao Senhor Jesus por viver perto do senhor, seu Pedro. Obrigado por ser esse avô, sogro e bisavô que admiramos. “Dá forças ao cansado e multiplica o poder ao que não tem vigor, mas o que esperam no Senhor renovam as suas forças.” Felicidades. Aniversário é uma dádiva de Deus essa data 100 anos. O Senhor o abençoe e lhe dê saúde!”
Quando o Sr. Pedro Barbosa completou 83 anos, um dos grandes amigos da família, que infelizmente já nos deixou, o querido e saudoso Euclides Batista Filho, registrou aquele momento em um texto que, no mesmo mês de Dezembro daquele ano, 2003, foi publicado no seu livro Nós Fizemos Paulo Afonso.
No livro de Provérbios, na Bíblia Sagrada, está escrito: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.(Provérbios 17:6) E no livro de Gênesis, "Então, Jacó declarou a José: “A mim, que não tinha mais a esperança de rever teu rosto, eis que Deus me concede a benção de ver até teus descendentes!” ( Gênesis 48:11)
Como uma homenagem a este cidadão a quem Deus concedeu a graça de completar 100 anos no convívio de sua família, publicamos na íntegra o texto de Euclides Batista sobre o cidadão Pedro Barbosa Sobrinho, a quem Euclides chamava de Soldado de Cristo. Assim escreveu Euclides Batista Filho em Dezembro de 2003.
Pedro Barbosa Sobrinho, Soldado de Cristo!
O policial militar Pedro Barbosa Sobrinho nasceu na vizinha cidade de Pariconha, Alagoas, em 02/12/1920. Como primeiro emprego, trabalhou na Fábrica da Pedra, de Delmiro Gouveia. Em 1946, com 26 anos, ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia. Aposentou-se em 1977, como sub-tenente, após 31 anos de excelentes serviços prestados ao povo pauloafonsino. Toda uma vida pelo interior baiano defendendo a lei e a ordem, combatendo o crime e os criminosos, arriscando a vida, longe da família amada, distante do lar querido. Meses e anos no desconforto da caatinga hostil, em nome de legalidade e da paz. Disciplinado, bravo soldado da Bahia, do Brasil e especialmente de Jesus Cristo. Imparcial, mas sensato. Incorruptível, pregado do Evangelho a toda criatura, da lei ou fora-da-lei. Irrepreensível soldado, cabo, sargento, delegado. Líder coerente, avesso a toda e qualquer indisciplina. Sua arma, a Bíblia Sagrada. Sua proteção, a graça divina.
Na retaguarda, cuidando dos filhos que Deus lhe dava Dona Ivanilda, esposa abnegada, guerreira valente. Onze filhos: Paurílio, Consuelo, Cordélia, Miriam, Melquezedeck, Marcos, Paulo Sérgio, Meire Rute, Gamaliel, Moisés e Pedro Filho. Todos criados na observância e na prática da Lei de Deus, na segurança de um lar cristão. Uma linda família, presente do Pai Eterno. As noras: Marília, Cleusa, Gleide, Magna, Jussara e Eunice. O genro Medrado. Vinte e quatro netos, por enquanto: Patrícia, Marísia, Mariane, Raquel, Rafael, Rebeca, Thays, Íris, Cnthya, Benjamim, Cíntia, Maria, Daniel, Isaac, Artur, Thiago, Felipe, Gabriela, Mateus, Zaíra, Vinícius, Ítalo, Louise e Lucas. Profetas, evangelistas, apóstolos e discípulos.
No dia 02 de dezembro de 2003, nos reunimos todos no seu abençoado lar, quando festejamos o seu 83º ano de profícua vida. Todos nós, membros da família biológica e da família cristã. Na oportunidade louvamos, adoramos e agradecemos ao Dono da Vida em ação de graças por tão grande dádiva, mais de 30.000 dias de vida a serviço de Deus, da pátria e da humanidade. Parabéns, irmão Pedro. A Igreja Batista Central de Paulo Afonso e toda a comunidade evangélica da cidade lhe abraçam e lhe agradecem rogando ao Deus Altíssimo que o conserve conosco durante muitos anos mais. Deus lhe abençoe.
Euclides Batista Filho
Publicada no livro Nós Fizemos Paulo Afonso, 2ª Edição, ampliada e revisada, em Dezembro de 2003.
Concluímos com este Salmos 128:6 "Que alcances a felicidade dos filhos de teus filhos, e vejas a paz sobre Israel!"
Nota da Redação:
Euclides Batista Filho faleceu no dia 15 de Fevereiro de 2015, aos 69 anos de idade, de infarto fulminante, em sua casa, depois de participar ativamente do culto realizado pela Igreja Batista Central no Acampamento da Igreja, em Glória/BA, no domingo de carnaval.
Prof. Antônio Galdino
18/12/2020
Fosse o irmão Pedro membro fundador da igreja batista Central um ricaço e já teria chovido muitos comentários elogiosos
Meu padrinho de casamento, Pedro Barbosa! Soldado de Cristo. E bote[mos] soldado nisso!!!!! Louvamos a Deus pelos seus cem bem vividos anos. E agradecemos.
Que graça divina! Deus o abençoe e que ele ainda viva mais anos, com saúde e simpatia!