Começou a vacinação contra a covid-19 dos idosos a partir de 90 anos, seguindo a recomendação do Governo do Estado.
Uma das vacinadas na manhã desta segunda-feira, 1º de Fevereiro foi a comerciante das antigas, de Paulo Afonso, D. Noélia Bezerra da Silva, conhecida como D. NOQUINHA, que mora no primeiro andar de uma casa na Av. Getúlio Vargas, ao lado da Catedral Nossa Senhora de Fátima.
Dona Noquinha nasceu em Riachuelo/SE em 6 de setembro de 1923 e mora em Paulo Afonso desde 1950, tendo sido uma das primeiras comerciantes de Forquilha/Vila Poty.
O primeiro negócio, uma bodega com bar costumava juntar alguns bebuns inconvenientes e D. Noquinha convenceu o marido para fechar esse negócio e passou a vender, biscuis, flores e artigos de artesanato que ela mesma confeccionava como arranjos para noivas, bonecas, artigos para ornamentação e decoração, além de linhas para costura e bordado e ficou sendo uma referência de venda desses produtos.
O Armarinho Popular, de D. Noquinha chegou a ser fornecedor desses artigos para grandes lojas do comércio de Paulo Afonso, como a Casa das Linhas, o Armarinho Imperial e o Bazar das Novidades.
Viíva pela segunda vez, D. Noquinha, hoje com 97 anos, 4 meses e 26 dias, mora com o filho Evilásio e a nora Marlene e recebeu na manhã desta segunda-feira a equipe da Prefeitura de Paulo Afonso que a vacinou contra o Coronavirus.
Este é o grande momento esperado por aqueles que construíram a história de Paulo Afonso e que já beiram os 100 anos de idade. Como é o caso de Dona Diva, 98 anos, mãe de Manoel e José Reis, Sr. Manoel Pinto, 97, sogro de Erivaldo, Seu Djalma, pai da Professora Severina (BU), José Leão, 93 anos, que trabalhou no Serviço de Pessoal e muitos outros senhorinhos e senhorinhas que viveram.
Logo vai também chegar a vez de Seu Jugurta e D. Olivetti, Adeilda e Salvador Xavier e muitos outros octogenários, até chegar nos quase adolescentes de 70 e 60 anos.
Vida longa a Dona Noquinha e a todos esses que tanto contribuíram para a o desenvolvimento da nossa Paulo Afonso!!!
Nesse abraço em D. Noquinha, a homenagem a todos estes merecedores dos nossos aplausos. Sempre!!!
E que venha a vacina!!!
As fotos de D. Noquinha e parte de sua rica história foram retiradas do livro De Forquilha a Paulo Afonso - histórias e memórias de pioneiros, de Antônio Galdino da Silva, lançado no ano de 2014 e do qual ela é um dos personagens de Paulo Afonso.
Este foi o calendário de divulgado de vacinação dos idosos, divulgado pelo Governo do Estado da Bahia.
Muita saúde!
Bastante orgulhosa de ver minha sogra vacinada contra a covid. Parabéns dona Noelia ( Noquinha). Forte abraço. Joselma e seu filho Adigenal. Bjs
Ansiosa para ter minha sogra Diva Barbosa Reis de 98 anos vacinada.Estamos tendo problemas pois ela é acamada e falam que não existe previsão.Gostaria que alguém do grupo de vacinação me informe como devemos proceder.Grata.Amigo Evilásio, feliz por ter D. Noquinha, nossa guerreira vacinada.Grata.AGUARDAMOS AS PROVIDÊNCIAS. COM A PALAVRA A SECRETARIA DE SAÚDE DE PAULO AFONSO.
Ansiosa para ter minha sogra Diva Barbosa Reis de 98 anos vacinada.Estamos tendo problemas pois ela é acamada e falam que não existe previsão.Gostaria que alguém do grupo de vacinação me informe como devemos proceder.Grata.Amigo Evilásio, feliz por ter D. Noquinha, nossa guerreira vacinada.Grata