Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Paulo Afonso iniciou a vacinação contra a covid-19 dos idosos a partir de 90 anos, seguindo o protocolo do Governo do Estado. As doses, que chegaram neste domingo (31), totalizam 460, número que corresponde a quantidade de pessoas dessa faixa etária no município.
A equipe de imunização já está em campo, realizando a vacina nos acamados, que estão recebendo as doses em seus domicílios. De acordo com a imunização, os familiares e responsáveis devem aguardar a visita dos técnicos, que terão o horário de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O senhor João Bezerra de Souza, de 90 anos, foi o primeiro do grupo, que não é institucionalizado, a ser imunizado. “A vacina é importante para todos nós e peço que os idosos dêem todo o apoio, pois veio para salvar nossas vidas", diz.
A partir desta terça-feira (2), os idosos que se locomovem serão imunizados nos dois drives-thrus, que fazem parte do Plano Municipal de Vacinação. Um está instalado em frente a Secretaria de Saúde, no Centro, e o outro na UBS Delmiro Gouveia, no BTN. O horário de vacinação será das 8h às 16h, de segunda a sexta e para se vacinar é necessário levar a carteira de identidade e CPF.
“Iniciamos mais esta fase da vacinação dos idosos a partir de 90 anos, seguindo a orientação do Governo do Estado. Teremos os drives-thrus, com os idosos que podem se locomover, e as equipes estão vacinando em domicílio os acamados. Estamos muito felizes em poder imunizar mais um grupo contra esse vírus, que tem feito tantas vítimas”, fala a coordenadora de imunização, Damares Lopes.
Ainda no dia 21 de janeiro, os idosos com 90 anos ou mais, que fazem parte dos Vicentinos, foram imunizados dentro da primeira fase preconizada pelo Ministério da Saúde, que previa a vacinação para idosos institucionalizados a partir de 60 anos.
Ascom/PMPA