Uma videoconferência realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na quarta-feira 17 de março, reuniu os prefeitos do consórcio de saúde para tratar sobre os números da covid-19 na região. A reunião foi conduzida pela subsecretária de saúde, Tereza Cristina Paim, e a chefe de gabinete, Elisa Pellegrini.
Durante a conferência foram apresentados os dados referentes a vacina, ocupação de leitos e casos ativos. O prefeito Luiz de Deus falou da redução dos casos ativos no município, que passou de 705 no dia 5 de março, para 201 nesta quarta-feira (17), obedecendo o protocolo do Estado de 10 dias de isolamento. Ele participou acompanhado das enfermeiras da Vigilância em Saúde, Micheline Moreira e Olímpia Ribeiro.
O gestor falou ainda sobre a quantidade de vacinas aplicadas, que totalizam 7.552, entre 1ª e 2ª dose, sem nenhuma em estoque. “Estamos fazendo todas as ações possíveis, cumprindo tudo que o Estado nos direciona e estamos recebendo mais 1.640 novas doses que serão aplicadas nos próximos dias, dando continuidade para os idosos a partir de 75 anos”, diz o prefeito.
Os prefeitos do consórcio - Abaré, Macururé, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida também foram ouvidos. Ao final da reunião, Elisa parabenizou o esforço dos gestores para a redução de casos, especialmente no que diz respeito ao cumprimento do decreto Estadual 20.311, que tem ajudado a diminuir os números e fazer com que a Bahia seja o primeiro estado a estabilizar a doença no país.
“Sabemos que é difícil, que é uma grande batalha, mas com o esforço de vocês vimos os números reduzirem nesta região da última reunião realizada no dia 5 para hoje. É uma luta, mas vamos persistindo para que possamos avançar cada vez mais contra esse vírus”, falou a chefe de gabinete.
Ascom/PMPA