Na manhã desta quarta-feira (24), o governador Rui Costa realizou mais uma videoconferência com os prefeitos do consórcio de saúde, para debater sobre os números da covid-19 nos municípios. O prefeito Luiz de Deus relatou a situação e os números de casos positivos, que aumenta diariamente, causando preocupação para a administração.
O secretário interino de saúde, Adonel Júnior, que também participou da videoconferência, alertou ao governador sobre a ocupação da UPA e UTI Covid, que chegaram a 100%. O governador, inclusive, sugeriu transformar o HMPA somente para tratamento de covid e o HNAS para as outras enfermidades gerais.
“Essa sugestão de transformar o HMPA para tratamento da covid, com UTI, triagem e outros leitos, é o desejo do médico Henrique Coelho, que já tinha falado comigo sobre isso uma semana antes de sofrer o acidente. Agora com essa possibilidade que o governador falou, vamos estudar os detalhes para fazer o que for preciso, caso haja realmente essa decisão”, ressalta o prefeito Luiz de Deus.
Rui falou inclusive sobre o aumento do número de leitos da UTI Covid. Equipe da Sesab está em Paulo Afonso para realizar vistoria nas duas unidades de saúde, HNAS e HMPA e fazer um diagnóstico para levar ao governador.
Durante a conversa, os gestores falaram sobre a aquisição de alguns insumos, como o oxigênio, demonstrando a quantidade utilizada por semana e como estavam os estoques, sinalizando positivamente para todos os municípios.
O secretário de Articulação Governamental, Dernival Oliveira, também esteve presente. Pelo Estado participaram a subsecretária de Saúde, Tereza Paim, e a chefe de Gabinete, Eliza Pellegrinni.
Ascom/PMPA