A partir desta segunda-feira (14), algumas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município realizam a triagem para síndromes gripais. A medida objetiva diminuir o fluxo da UPA Covid, que recebe diariamente centenas de pessoas.
O atendimento nas unidades será realizado da seguinte forma, de segunda a sexta: das 7h às 11h voltado para a população em geral, e das 13h às 17h, somente para triagem. “Muitas pessoas vão a UPA com sintomas de gripe que confundem com os de covid, como coriza, febre, dor de cabeça, e necessariamente não é corona. Com a triagem nas UBS´s, só irão a UPA aqueles casos que realmente necessitam de atendimento específico. Dessa forma desafogamos o fluxo na UPA e ainda protegemos a população”, frisa o secretário de Saúde, Adonel Júnior. Ele enfatiza que para o BTN, a triagem acontece na Academia da Saúde.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Simone Andrade, as gestantes para o pré-natal continuam com a agenda, que será transferida toda para a parte da manhã. “As gestantes que estão com consultas marcadas nas UBS´s na parte da tarde, serão transferidas para a parte da manhã, e continuarão com as consultas”, explica. As renovações de receitas e curativos também serão mantidas e os que necessitarem deverão se dirigir também na parte da manhã.
Atenção para as unidades que estão realizando a triagem das síndromes gripais:
Nossa Senhora de Fátima
Rua do Sol
Perpétuo Socorro
Américo
Pedro Álvares Cabral
São Francisco
Chesf
Josefino
Jardim Bahia
Siriema
Irmã Rita
Prainha
Senhor do Bonfim
Moxotó
Academia da Saúde, no BTN
Ascom/PMPA