Com foco em captar as demandas e propostas que possam resultar em melhorias nos serviços prestados de Assistência Social no município, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realiza nesta quinta (12) e sexta (13), na Praça CEU – BTN I, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Com a pauta Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, o evento acontece de forma híbrida, sendo transmitida pelo canal do Youtube da Prefeitura, a partir das 8h, com a presença dos delegados, estabelecidos durante as pré-conferências.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Rivaneide Ribeiro destaca a importância da participação da sociedade. “A Conferência é um espaço de caráter deliberativo que tem como princípio avaliar e apresentar propostas e diretrizes para o fortalecimento da política de Assistência Social”, pontua.
As propostas elaboradas a partir da realidade local serão levadas a Conferência, através dos facilitadores dos eixos para discussão e avaliação dos delegados. De acordo com Rivaneide, a 9ª Conferência abordará cinco eixos, sendo duas propostas para a realização no município, uma proposta para o Governo do Estado e outra para União. Essas propostas são reivindicações e demandas que surgiram nos espaços de pré-conferências realizados com os usuários e profissionais dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social, Centro de Referência da Mulher, Centros de Assistências, além das mobilizações da sociedade civil.
O espaço de Conferência fortalece os conselhos de Assistência Social, trazendo a população para a centralidade das discussões sobre a Política Nacional de Assistência Social.
Ascom/PMPA