A partir deste sábado (4), a UTI do Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no BTN, passa a ofertar cinco leitos para Covid e cinco leitos para o tratamento geral. A medida está sendo tomada devido a brusca redução de casos no município, inclusive do coronavírus na unidade intensiva.
De acordo com a equipe, esta configuração permanece durante o quadro de estabilidade, mas caso aconteça necessidade, os leitos retornam a atender novamente somente os casos de Covid-19. “Graças a Deus estamos vivenciando um momento de efetiva redução nos casos de coronavírus e com isso, o Estado nos orientou a dividir os leitos da UTI do HMPA para o tratamento do vírus e para o tratamento geral, de outras doenças. Mas enfatizamos que isso acontecerá dentro do período de estabilidade e caso haja necessidade, retornaremos com o formato anterior, somente para Covid”, explica o secretário de Saúde, Adonel Júnior.
Nesta sexta-feira (3), a unidade zerou os pacientes em tratamento contra o vírus. “Nossa torcida é que continuemos assim, sem nenhum paciente precisando de UTI para o tratamento de Covid”, diz Adonel. “Agradeço a todos os profissionais que estão nessa batalha até hoje, dedicando suas vidas ao tratamento das pessoas. Não tenho palavras para agradecer a tudo que fizeram”, completa.
Ele explica que o boletim informativo deste sábado já constará a alteração do formato da UTI.
Ascom/PMPA