O arco cirúrgico, equipamento mais esperado dos últimos dias, chegou ao Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) trazendo uma nova realidade para as cirurgias ortopédicas e gerais no município, aumentando consideravelmente o número de procedimentos.
A conquista foi possível graças ao empenho da equipe da Saúde junto ao Governo do Estado, por meio de um convênio. O secretário de Saúde, Adonel Gomes esteve no hospital para receber o equipamento. “Esse arco cirúrgico que já se encontra dentro do HNAS; foi algo pleiteado há muito tempo, sendo uma busca constante e hoje é uma realidade em nosso município. Dentro de poucos dias ele vai estar instalado e em funcionamento, trazendo essas benfeitorias e melhorias no serviço. É uma vitória de todos”, diz Adonel.
O diretor médico do HNAS, Fábio Romão, ressaltou a importância do equipamento. “É uma grande alegria receber hoje esse arco cirúrgico tão esperado, que vai proporcionar à população melhor atendimento cirúrgico na ortopedia, como nas cirurgias gerais. Ele nos auxilia com cirurgia de maior precisão, porque funciona como um Raio-x mais refinado na sala cirúrgica. Estamos realmente muito felizes”, diz o médico.
Ainda segundo o diretor, o aparelho vai evitar que os pacientes sejam transferidos. “No caso de cirurgia geral, no fato da de vesícula, de pâncreas onde muitas vezes um cálculo desce da vesícula e impacta no pâncreas, é colocado um contraste no momento do ato cirúrgico para visualizar todo o campo e toda anatomia da região, facilitando para toda equipe uma maior precisão, resultando assim numa maior segurança no procedimento e evitando que os pacientes sejam transferidos para fazer essas cirurgias”.
“Os procedimentos que esse aparelho auxilia são procedimentos mais complicados, a exemplo de uma cirurgia onde precisa colocar uma haste intra-óssea, então precisamos de um aparelho nesse momento para seja acompanhado a introdução para que esse osso seja reduzido e nivelado com a maior precisão possível, evitando assim problemas futuros”, finaliza.
Para a implantação do equipamento, está sendo realizada a reforma de uma sala.
Ascom/PMPA
Parabéns pala vitória alcançada. Sabemos da crua realidade em destaques para as emergências cirúrgicas ortopédicas, onde pacientes esperam dias por uma transferência.Temos bons médicos, há que vir condições favoráveis para o desempenho de boa assistência cirúrgica.