Com o objetivo de preparar os profissionais para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o curso que teve como foco a abordagem técnica a tentativas de suicídio.
A atividade reuniu funcionários do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (15° GBM), que tiveram aula teórica e prática, com a simulação realizada na ponte metálica na divisa entre Alagoas e Bahia, que dá acesso ao município.
A ação foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), órgão da Secretaria de Saúde, que capacita os profissionais constantemente abordando diversos assuntos. De acordo com a coordenadora Larissa Thiara, o tema foi de grande relevância, tendo em vista que Paulo Afonso possui alto número de tentativas e prática de suicídio.
“Com esse treinamento, conseguimos ofertar a esses profissionais uma abordagem mais adequada e humanizada. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado, sabendo que nossos servidores estarão ainda mais aptos a atenderem a situação como essas”, diz Larissa.
A atividade foi ministrada pelo oficial da marinha Jalbert Azeredo, com aulas realizadas de 15 a 17 de julho. “A importância do treinamento, da capacitação dos agentes de segurança pública nesta turma de bombeiros e SAMU é de fundamental importância uma vez que são esses agentes que estarão com o contato inicial junto aquele ser humano que está no pior momento da vida dele. No treinamento nós capacitamos o pessoal para abordagem, uma aproximação humanizada, de forma empática, com amor, com atenção visando que aquele tentante, que aquela pessoa desista. Se você estiver passando por um problema assim, lembre-se, viver sempre será a sua melhor opção”, ressalta o oficial.
O vice-prefeito Marcondes Francisco e o secretário Adonel Júnior estiveram presentes durante a simulação prática. “Nós testemunhamos uma ideia brilhante com esse curso de capacitação técnica voltado para esse tema. Paulo Afonso se torna da primeira cidade do Nordeste que tem um grupo capacitado para lidar com essa situação. Nós vamos preparar e capacitar muito mais pessoas”, diz Marcondes Francisco.
Para Adonel, a sensibilidade do NEP em fazer essa capacitação demonstra o compromisso da equipe. “As funcionárias Larissa e Simone, ao conhecerem o oficial da marinha Jalbert, levaram a ideia até a mim e assim apresentei ao prefeito, que aceitou de primeira. Estamos muito satisfeitos com o resultado e saber que estão aptos para mais essa abordagem”, diz o secretário.
Ascom/PMPA