O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou o Censo 2022 em todo o Brasil. Em Paulo Afonso, os recenseadores percorrem o município, mas têm encontrado resistência do atendimento pela população e diante dessa problemática a Prefeitura de Paulo Afonso ressalta a importância de participação da pesquisa.
Por meio do Censo, que é organizado a cada dez anos, é feito um levantamento por meio da coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
“Enfatizamos a importância de receber o recenseador e prestar as informações necessárias para que possamos ter um diagnóstico completo do nosso município”, diz a Chefe de Gabinete, Maria da Saúde.
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE - www.respondendo.ibge.gov.br - ou pelo telefone 0800 721 8181.
Responder ao Censo é rápido e fácil. O questionário básico leva apenas 5 minutos para ser respondido e as informações auxiliam no direcionamento de políticas públicas a nível local, estadual e nacional.
No Censo 2022, há dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.
O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.
Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
Colabore com o Brasil. Atenda bem o recenseador e responda ao Censo 2022.
Ascom/PMPA