Projeto Sextou Literário incentiva envolvimento dos alunos com a leitura
Observando que os alunos estão cada vez mais distantes da leitura, uma consequência do envolvimento com o mundo tecnológico, a Secretaria de Educação (Seduc) cria o projeto Sextou Literário. A atividade, que tem o objetivo de apoiar, investir e valorizar o contato com os livros, será lançada nesta sexta-feira (19), na Escola Antônio Bispo Cavalcante.
De acordo com o professor e idealizador do projeto, professor Denilson Souza, o Sextou Literário surgiu da análise da dificuldade dos estudantes na prática da leitura, especialmente no dia a dia da escola. “Nós estávamos procurando atividades pequenas, mas com um valor imenso. Vamos valorizar as práticas de leitura que estão sendo desenvolvidas todos os dias nas escolas e todas as sextas terão a culminância do trabalho com apresentação dos resultados. Todas as escolas da rede irão ser destacadas, as práticas serão apresentadas e o nosso objetivo é levar esses trabalhos também às comunidades’, diz.
A ação contará com temas variados, com indicação de livros, acompanhamento, crianças lendo com os familiares e fazendo leitura em vários ambientes da escola e fora da escola.
“Toda semana será destacada uma escola da rede onde serão apresentadas dicas de livros, alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos e estão sendo essenciais nesse processo de incentivo e apoio da leitura”, reforça Denilson.
(Ascom/PMPA)
Sobre o tema acima, por mensagem de WhatsApp enviada ao subsecretário Pedro Gomes, o presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino parabenizou a SEDUC pela iniciativa e disse conhecer o trabalho do Professor Denilson que já revelou talentos entre os estudantes da rede municipal de ensino na elaboração de textos e poesias.
O Professor Galdino também informou ao subsecretário de Educação que a ALPA desenvolve há anos o projeto criado pela Professora Jovelina Ramalho chamado O Escritor vai à Escola e que vários membros da ALPA já estiveram em muitas escolas da rede municipal interagindo com os estudantes e incentivando-os à prática da leitura e da escrita e que a ALPA também já abriu espaços nas Antologias poéticas que organizou para vários desses jovens escritores de Paulo Afonso e colocou a Academia de Letras de Paulo Afonso à disposição da SEDUC como parceira desse belo projeto.
Que bela iniciativa, quero parabenizar o professor Denilson pelo belíssimo projeto e ao professor Galdino por sempre nos apoiar , em nossos sonhos! Alguém precisa sonhar com a gente!