Há anos que Paulo Afonso vive dois grandes momentos de desfile durante a semana da Pátria.
Um primeiro desfile cívico reúne milhares de estudantes das escolas municipais, colégios estaduais e escolas particulares do Bairro Tancredo Neves, sempre dias antes do desfile do dia 7 de setembro que acontece na Ilha de Paulo Afonso nessa data cívica.
5 de setembro - a festa cívica da Semana da Pátria no Bairro Tancredo Neves
Este ano, o Desfile Cívico da Semana da Pátria no Bairro Tancredo Neves foi realizado na segunda-feira, dia 5 de setembro levando grande multidão para a Avenida Delmiro Gouveia no centro daquele populoso bairro.
O evento contou com a participação das escolas municipais, estaduais, particulares e entidades, que apresentaram nos pelotões as diversidades encontradas no Brasil. As alas tiveram ainda homenagens os profissionais de saúde, inclusão, projeto Carranca Boat, Cirandando a Vida, Esportes e a Maçonaria. Ainda estiveram presentes representantes das forças de segurança, como Polícia Militar, 1ª Companhia de Infantaria, Corpo de Bombeiros e uma ala da equipe do Comsetran e GTRAN.
Do palanque oficial, o prefeito Luiz de Deus; o vice-prefeito, Marcondes Francisco, secretários; autoridades civis, militares e representantes dos poderes Executivo e Legislativo acompanharam o desfile que se estendeu até o início da noite.
O evento trouxe homenagem a D. Risalva Maria Toledo, que foi vice-prefeita, de 1989 a 1992, durante o primeiro mandato do atual prefeito Luiz de Deus e também foi vereadora, de 2001 a 2004.
Convidada ao palanque, a nora de D. Risalva, casada com seu filho o médico Roberto, Maria Aparecida Urias Toledo, recebeu um buquê de flores em homenagem a D. Risalva.
Ali, o prefeito Luiz de Deus muito emocionado, ao lado do Vice Prefeito Marcondes Francisco e outros secretários municipais participou dessa homenagem e todos viram o desfile das escolas, dentre elas a Escola Municipal Raimundo Medérico Toledo, nome do esposo de D. Risalva, localizada no Bairro Rodoviário, que também prestou homenagem a D. Risalva com seus alunos conduzindo uma grande faixa. Nela, uma frase dita por D. Risalva para o calendário Mulheres Caraibeiras, organizado pelo Padre Celso da Anunciação, onde D. Risalva diz: “Olho a vida que passou. Nada me entristece. Eu faria tudo novamente.”