Desde sexta-feira (16), o Hospital Municipal de Paulo Afonso, agora Hospital Regional de Paulo Afonso (HRPA), passa a integrar a rede estadual de saúde. A unidade conta com 60 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI). O HRPA funcionará com acesso por demanda regulada pelo SAMU Regional de Paulo Afonso ou Central Estadual de Regulação (CER)
O HRPA disponibilizará atendimento médico em urgência e emergência clínica do adulto; internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, incluindo as situações em Saúde Mental e Cirúrgica, sendo referência para cirurgias eletivas nas subespecialidades de cirurgia geral, urologia, angiologia e coloproctologia. O hospital ofertará ainda atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnóstico em patologia clínica, imagem e métodos gráficos), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, é interesse do estado garantir a descentralização da saúde através da ampliação da rede de assistência e prestação de serviço. “Nosso objetivo é ter o Estado presente, ampliando a assistência à saúde e compondo uma oferta de serviços para atender os munícipes de Paulo Afonso e pacientes da região”, assegurou.