Com objetivo de empoderar e elevar a autoestima das mulheres vítimas de violência, aconteceu nesta quinta-feira, (22), a primeira edição da ação social promovida pela DEAM - Paulo Afonso em parceria com a Polícia Civil e a sociedade.
Durante a ação as mulheres assistidas pela rede de proteção da Delegacia Especializada no Atendimento à mulher –DEAM, tiveram uma manhã diferente com a oferta de vários serviços como, orientação jurídica, realização de alguns exames médicos, além de cortes de cabelos, maquiagem, massagem e bazar de roupas, produtos de beleza, entre outros.
A Delegada, Antônia Jane, destaca que é muito importante elevar a autoestima das mulheres que sofrem de violência. “Uma mulher empoderada ela se sente mais confiante para denunciar e lutar pelos seus direitos. Temos mulheres de 70 e 80 anos que nunca tiveram direito na vida de ir a um salão de beleza, fazer uma maquiagem profissional ou uma massagem. São essas ações que resgata a autoestima delas”, enfatizou a Delegada.
Já o Delegado, Dr. André Viana, ressaltou a importância que a Polícia civil tem pelo zelo da imagem da proteção das mulheres, buscando sempre coibir a violência contra as mesmas, assim como, a diminuição dos casos.
“Aproveito para parabenizar a Dra Jane Antônia e a Dra Mirela Santana por encabeçar este projeto tão importante e pelo excelente trabalho prestado em parceria com a sociedade pauloafonsina”, disse, o Delegado.
O projeto Ação Solidária, surgiu a partir da percepção das delegadas Dra Antonia Jane e Dra Mirela Santana, ao perceberem a vulnerabilidade social da maioria das vítimas e a baixoestima.
“O projeto Ação Solidária não é da Dra Jane e nem dá Dra Mirela, é da DEAM em parceria com a Policia Civil, ou seja, é da instituição, espero que independente de quem assumir dê continuidade ao projeto. Nosso primeiro parceiro foi o Rotary Club, porém, contamos atualmente com a parceria da sociedade civil organizada para reposição das peças. É fortalecedor vê o sorriso no rosto dessas mulheres, pois muitas dizem que não sabem o dia que vestiram uma roupa nova ou usaram um hidratante. Além do nosso trabalho judiciário, buscamos fazer o bem. Além de fortalecer o vínculo com a sociedade e com as mulheres assistidas”, destacou, Dra Mirela Santana.
Outro projeto que merece destaque oferecido pela DEAM - Paulo Afonso, é o Ressignificar em parceria com a Escola Clínica da Unirios. O projeto atende homens que praticaram violência contra mulheres, alguns participam como convidados e outros através de medida protetiva.
Em entrevista exclusiva ao Programa Conexão Mulher, da Rádio Web Caiçara, a Professora e Coordenadora do projeto, Larissa Raposo, falou como funciona.
“ O projeto funciona em ciclos e atende 25 homens que são assistidos por psicólogos estagiários e psicólogos. Nos primeiros encontros a maioria desses homens chegam com muita resistência, mas a partir dos próximos encontros vamos quebrando as barreiras e eles conseguem falar abertamente e conseguimos de fato ressignificar o comportamento e a forma como estes homens passam a tratar suas parceiras.
O resultado é, dos 25 homens assistidos pelo projeto no primeiro ciclo, apenas 1 rescindiu”, vibrou a Coordenadora do Projeto.
Contudo, mesmo com excelente trabalho realizado pelas Delegadas, Dra. Antônia Jane e Dra. Mirela Santana, em conjunto com a Policia Civil, só neste ano, a DEAM - Paulo Afonso, instaurou mais de 402 inquéritos e remeteu mais 463, e mais, 237 medidas protetivas, 36 prisões e 1 feminicídio.