Com fotos e informações do Grupamento de Bombeiros no WhatsApp – Bombeiros PA – Ocorrências - o jornal Folha Sertaneja reproduz matéria do site www.tribunamulungu.com.br e Nota Oficial da Secretaria de Turismo de Paulo Afonso sobre a tragédia que aconteceu neste domingo, 25 de setembro em área do Povoado Malhada Grande, do município de Paulo Afonso – BA.
Informa o 15º Grupamento de Bombeiros Militares de Paulo Afonso que “Acionados pelo CICOM, a guarnição deslocou ao povoado (Malhada Grande) onde foi informado que duas mulheres estavam machucadas próximo ao Cânion, chegando ao local já estava uma equipe do SAMU, e uma vítima com possível fratura na perna esquerda, foi iniciado os procedimentos para resgatar a Sra Maria Priscila R. Moraes, resgate foi concluído e com êxito e a vítima entregue ao SAMU.
OBS. A guarnição ao chegar ao local foi informado que a outra vítima fatal a Sra Edna Rocha Mendonça, foi resgatada por familiares e entregue aos DPT Agentes Joedilson Alves e o Jaciel Marcos Alves.
A operação do 15º GBM foi coordenada pela Sub Ten BM Carolina e a guarnição formada pelo Sgt Siqueira, Sd Rafael, Sd Prior e Sd Gabriel. E foi concluída às 16 horas deste domingo, 25 de setembro.
Fonte: 15° GBM/1° SGBM/Paulo Afonso-BA.
Diz o www.tribunamulungu.com.br
Uma mulher morreu e outra ficou ferida na tarde deste domingo (25), na localidade conhecida como “área de Zé Gordo”, no povoado Malhada Grande, zona rural de Paulo Afonso, Bahia.
De acordo com ocorrência registrada pela Polícia Militar, Edna Rocha Mendonça, 40 anos, morreu no local. Já Priscila Moraes da Silva, 29 anos, foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros e uma equipe do SAMU.
As duas teriam sido atingidas por uma pedra que se desprendeu do local em que estavam. De acordo com a PM, o acidente ocorreu no início da tarde.
“Foi mantido contato com o irmão da vítima fatal, o qual relatou aos PMs o acontecido. Informando que por volta das 12:00, ele e as vítimas foram até o local do acidente e que elas ficaram em um local tirando foto, enquanto ele pescava num local afastado. Quando ouviu gritos de socorro e constatou o acidente e buscou ajuda através do SAMU”, diz o registro policial.
Ainda de acordo com a PM, o local onde aconteceu a fatalidade é íngreme e de difícil acesso. Até o início da noite, não havia informação sobre o estado de saúde de Priscila.
Com informações do pa4 (www.pa4.com.br)
Em face dessa tragédia, a Secretaria de Turismo de Paulo Afonso expediu Nota Oficial informando que o acidente aconteceu em área privada que não faz parte do roteiro turístico de Paulo Afonso e orienta sobre a visitação a estas áreas.
A SETIC orienta aos moradores e turistas a fazer uso das trilhas oficiais com a ajuda de guias treinados
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio lamenta profundamente o acidente ocorrido no povoado Malhada Grande, envolvendo duas moradoras da região, ao tempo em que se solidariza com a família das vitimas.
A secretaria ressalta que o local onde ocorreu o acidente é de propriedade privada, não fazendo parte de rota turística oficial do município.
Diante do ocorrido, a equipe da secretaria alerta a população para que toda e qualquer visita naquela região aconteça em rotas oficiais e sejam acompanhadas por guias e condutores de turismo capacitados para guiarem grupos com segurança.
Os profissionais orientam que a visitação em áreas privadas deve ser autorizada pelos proprietários e, mesmo assim, acompanhados dos responsáveis e mantendo o limite de segurança das áreas de risco.
Fonte: ASCOM/PMPA