Conforme anunciaram em vídeos que circularam no início da noite desta segunda-feira, 10 de abril, o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Paulo Afonso e o prefeito em exercício Marcondes , nesta terça-feira, dia 11, serão retomadas as obras de restauração do Estádio Ruberleno Oliveira que foram iniciadas e estão paralisadas há anos e têm sido motivo de muitas críticas à gestão municipal desde a gestão do Prefeito Anilton Bastos, cujo terceiro mandato se encerrou em 2016.
Os amantes do futebol têm ido constantemente às redes sociais criticando essa falta de sensibilidade da gestão municipal para com esse Estádio que foi inaugurado com o nome do engenheiro Ruberleno de Oliveira em15 de agosto de 1.976, com um jogo inesquecível entre o Esporte Clube do Recife e o Náutico e foi palco de muitos jogos dos campeonatos da cidade e do Intermuncipal da Bahia, entre os quais a seleção de Paulo Afonso já teve grandes apresentações, como destaca Nilson Brandão em um livro, ainda inédito, que conta, com riqueza de detalhes as histórias do futebol de Paulo Afonso.
Em 20 de fevereiro de 2020, o jornal Folha Sertaneja mandou fazer fotos aéreas do Estádio Ruberleno Oliveira.
Em março daquele ano, a Prefeitura aprovou a contratação de empresa vencedora de licitação para a “reforma completa do Estádio Ruberleno de Oliveira”. “O orçamento para a obra é de R$ 1.428.964,61 (um milhão quatrocentos e vinte e oito mil, novecentos e sessenta e quatro reais e sessenta e um centavos), informou Beto da Liga no site pa4.com.
O fato é que a empresa não concluiu a obra como acordada e o Ruberleno virou terra abandonada.
Ainda quando da assinatura do contrato para essa obra, a opinião de lideranças esportivas do município estava dividida. Para uns, era ótimo que se tivesse novamente esse estádio de futebol com a realização de jogos todos os domingos.
Para outros, com a construção de residências no entorno do Estádio, a área ficou muito pequena para ampliações necessárias, tanto para conforto dos torcedores como para melhor acomodar os times, a imprensa e diziam da necessidade de outra área bem maior para esse projeto.
Como o Estádio Ruberleno havia virado um matagal nos últimos anos e até a estrutura anterior de arquibancadas e outras haviam sido destruídas pela empresa vencedora da licitação anos atrás, houve um total esvaziamento do futebol de Paulo Afonso, cuja a Liga Desportiva de Paulo Afonso foi filiada à Federação Baiana de Futebol no dia 15 de setembro de 1979, (três anos após o Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira ter sido inaugurado), quando o presidente da LDPA era Pedro Macário Neto. ainda vereador atuante na Câmara Municipal de Paulo Afonso, de que foi presidente nos últimos quatro anos – 2018 a 2022.
O fato novo é que, na tarde desta segunda-feira, 10 de abril o prefeito em exercício, Marcondes Francisco e o secretário de Infratutura da Prefeitura, engenheiro Francisco Araújo estiveram no Estádio Álvaro de Carvalho, máquinas da prefeitura já faziam a limpeza de todo o terreno e os dois gravaram vídeos informando a retomada dos trabalhos de revitalização desse Estádio, cuja ordem de serviço foi anunciada pelo prefeito Marcondes Francisco que será assinada às 09 horas da manhã desta terça-feira dia 11 de abril.
Excelente medida em favor dos desportistas de Paulo Afonso. Parabéns prefeito Marcondes Francisco.deus Deus abençoe sua trajetória e ilumine seus projetos em favor dos pauloafonsinos.