Afastado da gestão municipal desde 17 de fevereiro de 2023, para gozo de férias e depois para tratamento de saúde, o Prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, que está no seu terceiro mandato, (1989/1992 – 2017/2020 e 2021/2024). apresentou novo atestado médico que o mantém afastado da gestão municipal por mais 120 dias.
Nos últimos dias, já circulava pela cidade notícias de que Luiz de Deus estaria retornando ao cargo esta semana e saiu até uma informação que um ex-prefeito seria nomeado para a Secretaria de Saúde. Como vê, tudo conversa sem nenhum fundamento.
Nesta terça-feira, 15 de agosto, o prefeito Luiz de Deus solicitou licença médica por mais 120 dias, que estarão sendo contados a partir desta data e, por esse motivo, o vice-prefeito Marcondes Francisco continua à frente da gestão pelo período.
Marcondes e Luiz estiveram reunidos na manhã desta terça, conversando sobre a administração e ajustando algumas ações. “Estamos aqui reunidos conversando sobre a gestão e nivelando algumas ações. Repito o que disse da última vez: tenho acompanhado o trabalho de Marcondes e sei que está indo bem, então continuo o meu tratamento de forma tranquila”, diz Luiz.
Para Marcondes, ele segue administrando o município com o compromisso com o prefeito Luiz de Deus, atendendo as necessidades da população. “Tenho procurado desempenhar essa missão que me foi confiada por Dr. Luiz da melhor forma, com obras e ações que atendam o que a população necessita”, fala.
Como o vice-prefeito Marcondes Francisco dos Santos assumiu a administração municipal de Paulo Afonso desde 17 de fevereiro, quando o prefeito Luiz de Deus tirou férias e, em seguida, licenças médicas para tratamento de saúde, essa nova licença médica do prefeito Luiz de Deus, que se estende por mais quatro meses, até o dia 15 de dezembro de 2023, fará com que Marcondes Francisco alcance, naquela data, 9 meses seguidos no exercício do cargo de prefeito de Paulo Afonso.
Esse tempo supera os 100 dias do vice-prefeito Flávio Henrique Magalhães, no final do ano de 2017, que assumiu a prefeitura quando o prefeito Luiz de Deus se submeteu a uma delicada cirurgia em Salvador.
Em 15 de dezembro, quando completa esse afastamento de 120 dias do prefeito Luiz de Deus, Marcondes Francisco terá se igualado, em tempo de gestão, ao vice-prefeito Wilson Pereira que também assumiu o cargo de prefeito do município por 9 meses – de 1º/04/2004 a 31/12/2004, mas neste caso, por renúncia do Prefeito Paulo de Deus que, no último ano do seu segundo mandato (2001/2004) decidiu afastar-se da gestão do município de Paulo Afonso para concorrer à prefeitura de Canindé do São Francisco, em Sergipe, onde tem propriedades agrícolas, não logrando êxito nesse seus propósito.