Na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, o presidente da ALPA, Isac Oliveira, a diretoria e membros desta Academia de Letras de Paulo Afonso, receberam das mãos de Rogério Xavier, diretor de Cultura da Seculte, Prefeitura de Paulo Afonso, as chaves do prédio do Espaço Cultural Raso da Catarina.
O prédio foi construído pela Chesf nos anos de 1950 e foi cedido à Prefeitura para ali funcionar a Prefeitura Municipal a partir da gestão do primeiro Prefeito, Otaviano Leandro de Morais.
Pela lei municipal Nº 1.455, de 27 de outubro de 2020, atendendo a pedido da ALPA, o Prefeito Luiz de Deus transferiu a gestão desse prédio para esta Academia de Letras ali se instalar e funcionar, também administrado pela ALPA, o Memorial Prefeito Abel Barbosa, com a história do município de Paulo Afonso para visitação pública.
À solenidade estavam presentes o presidente da ALPA, Isac Oliveira, a vice-presidente, Socorro Mendonça, a 2ª Secretária, Lúcia Teixeira, o 1ª tesoureiro Maciel Teixeira e o 2º tesoureiro, Jacques Fernandes, além da assessora de comunicação e relações públicas, Socorro Araújo e os membros desta Academia, Aníbal Nunes, Professor Fernando e o membro honorário Sebastião Leandro de Morais. (Por Antônio Galdino).
Diretoria da ALPA com Rogério Xavier. A partir da esquerda: Lúcia Teixeira, Rogério Xavier, Isac Oliveira, Jacques Fernandes, Socorro Mendonça e Maciel Teixeira
A página do Instagram da ALPA diz:
“A Academia de Letras de Paulo Afonso- ALPA, após 18 anos de luta, sonhos, persistência e fé, finalmente recebeu a chave da sua futura instalação, onde funcionará a sede da academia e o Memorial Abel Barbosa.
Agora é unir forças e partir para a reforma.
O Raso da Catarina será uma vitrine cultural que apresentará à comunidade local o que se tem de melhor no campo artístico: literatura, música, teatro, vernissage, artesanato, palestra entre outras atividades relevantes para o engrandecimento da cultura pauloafonsina. Essa é a ALPA em Movimento.
https://www.instagram.com/p/C2-1aO9R-b8/?igsh=a2EyOWN2bzZjbndm”
Em nota publicada no grupo de WhatsApp da ALPA, o presidente desta Academia de Letras diz:
“Esse dia não é um dia comum, é o dia em que a ALPA recebe sua sede.
Nosso endereço: Avenida Landulfo Alves, 248, Centro, Paulo Afonso - Bahia - CEP 18.602-490.
Registro aqui reiterados agradecimentos a todos que lutaram por essa realização.
A primeira conquista foi a assinatura da Lei n° 1. 455 de 27 de outubro de 2020”.
(Por Antônio Galdino com textos do Instagram e do WhatsApp da ALPA. Fotos do WhatsApp da ALPA).
Obrigada, imortal e ex presidente Antônio Galdino, que através de JORNAL FOLHA SERTANEJA, nos mantém informados, dia após dia, com acontecimentos da cidade/região. Deveras, não era qualquer data! Era para todos nós, imortais da ALPA, a entrega das Chaves da nossa tão sonhada SEDE. A idéia partiu de você imortal, Antônio Galdino, que numa luta incessantemente, juntando forças e apoios no decorrer de quase uma década, hoje lhe digo: valeu todo esforço,CONSEGUIMOS ! Muitos foram os envolvidos, à todos o minha eterna GRATIDÃO... um sonho realizado. Em 05/02, o nosso atual presidente ISAC OLIVEIRA, sentiu o pulsar mais forte e a alegria de ter em mãos a chaves da nossa SEDE, onde seguramente serão traçados nossos objetivos e ações. A diretoria e imortais se fizeram presentes, e a felicidade estava no riso de cada um de nós! Doravante, iremos à luta na certeza de que - A ALPA SOMOS TODOS NÓS... é uma corrente de forças e JUNTOS SOMOS FORTES.É A ALPA EM MOVIMENTO.