noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

AGENDHA celebra 22 anos de atuação pelo bem viver no semiárido

Publicada em 07/02/25 às 12:12h - 67 visualizações

Bruna Graziela Cordeiro


Compartilhe
Compartilhar a noticia AGENDHA celebra 22 anos de atuação pelo bem viver no semiárido  Compartilhar a noticia AGENDHA celebra 22 anos de atuação pelo bem viver no semiárido  Compartilhar a noticia AGENDHA celebra 22 anos de atuação pelo bem viver no semiárido

Link da Notícia:

AGENDHA celebra 22 anos de atuação pelo bem viver no semiárido
 (Foto: Divulgação Bruna Graziela Cordeiro )

AGENDHA celebra 22 anos de atuação pelo bem viver no semiárido

Amanhã, dia 8 de fevereiro, a AGENDHA (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia) completará 22 anos de compromisso com a melhoria das condições de vida de famílias agricultoras, comunidades tradicionais quilombolas, povos indígenas, assentados da reforma agrária, entre outras.


Desde sua fundação em 2003, a AGENDHA tem desenvolvidos ações, projetos, campanhas, e tantas outras iniciativas de referência, como a implementação de tecnologias sociais como as cisternas de consumo e de produção, barramentos de base zero (Barrocais), SAFs (Sistemas Agroflorestais Forrageiros), fogões agroecológicos, quintais produtivos, estufas agroecológicas, além de incidir na promoção de políticas públicas voltados a fortalecer a agroecologia, as lutas ecofeminista, a proteção do Bioma Caatinga e do rio São Francisco.


A atuação da AGENDHA se dá em parceria com as famílias agricultoras, povos originários, comunidades tradicionais e, suas organizações socioprodutivas, além de movimentos sociais, redes e articulações. Conta com uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada, que desenvolve ações voltadas à segurança alimentar e nutricional (SAN), acesso à água e energia renovável, bem como à oferta de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública e gratuita, pautada na convivência sustentável com o Semiárido.


A organização também tem um papel fundamental na luta pelos direitos das mulheres, fortalecendo o protagonismo feminino, foi uma das responsáveis pela implantação da DEAM, do Centro de Referência e dos Conselhos das Mulheres no Território Itaparica/BA. Ao longo dessas mais de duas décadas, a AGENDHA consolidou um trabalho construído com o apoio de diversas entidades parceiras, redes, fundos financiadores e apoiadores de diversos setores.

Conquistas e Impactos dos Projetos da AGENDHA

Ao longo de mais de duas décadas, a AGENDHA tem se destacado pela implementação de projetos inovadores que fortalecem a segurança hídrica, alimentar e ambiental em comunidades do Semiárido. Entre essas iniciativas, destaca-se o ATER Biomas – Território Itaparica e Semiárido Nordeste II, que tem levado Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a 1.080 famílias dos Territórios Itaparica/BA e Semiárido Nordeste II.


Outro projeto de grande relevância é o Grasnando pelos Licuris, que alia a conservação ambiental à proteção da arara-azul-de-lear, espécie ameaçada de extinção. A iniciativa foca em oficinas de educação ambiental para professores, gestores e famílias agricultoras interessadas em preservar seus licurizais, e a tradição dos licuris, essenciais para a sobrevivência dessa ave que só existe em nosso território.


Além disso, a AGENDHA desempenha um papel fundamental em programas estaduais e nacionais, como o Programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2) que além de implementar 146 tecnologias sociais para captação de água, como cisternas de enxurrada e de calçadão, viabiliza através do Governo Federal o fomento no valor de 5 mil reais que será aplicado nos planos produtivos construídos junto as famílias beneficiadas. 

O Projeto Bahia Sem Fome que tem foco na ATER visa levar a assistência técnica e extensão rural a 490 famílias atendidas nos municípios de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré, Macururé e Chorrochó. E o Bahia Sem Fome: Água para produção de alimentos e dessedentação animal visa implementar as 195 tecnologias sociais de armazenamento de água para produção - cisternas calçadão e barreiros - para produzir alimentos e matar a sede dos animais.


O projeto Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil (REDESER) tem como foco mitigar a degradação do solo e preservar a biodiversidade da Caatinga, especialmente em Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD). Através de práticas agroflorestais sustentáveis, busca recuperar ecossistemas degradados e fortalecer a resiliência das comunidades locais.


Com o Projeto Fitoterápicos – Uso Sustentável e Inovador de Recursos da Biodiversidade, a AGENDHA presta assessoria técnica e administrativa para impulsionar a certificação agroecológica e a comercialização de produtos naturais. A iniciativa valoriza os Detentores de Conhecimento Tradicional Associado (CTA), fortalecendo os arranjos produtivos locais e ampliando o acesso a mercados promissores.


A AGENDHA também atua na restauração ecológica por meio do projeto Reflorestando Unidades de Conservação e suas Zonas de Amortecimento. Com foco no Semiárido Pernambucano, a iniciativa identifica e recupera áreas degradadas em Unidades de Conservação municipais, estaduais e federais, promovendo o plantio de 500 mil mudas nativas da Caatinga. Além de restaurar a biodiversidade, o projeto fortalece atividades socioprodutivas sustentáveis, sempre em diálogo com os proprietários das áreas envolvidas.


"22 anos construindo o Bem Viver no Semiárido": Uma Trajetória Reconhecida

A dedicação e o impacto da AGENDHA ao longo desses 22 anos são reconhecidos pela longa parceria mantida junto aos parceiros e financiadores em diferentes esferas. Nesse contexto, atuamos em colaboração com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal, e ainda, contamos com o apoio de organismos internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).


No âmbito regional e local, a AGENDHA mantém parcerias estratégicas com prefeituras municipais, sindicatos rurais e instituições de ensino como a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). E, conta a parceria da Fundação Araripe, da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) e do Governo do Estado de Pernambuco.


Segundo Valda Aroucha, sócia fundadora da AGENDHA o aniversário da AGENDHA representa mais do que uma data comemorativa: "São 22 anos de uma caminhada coletiva, construída por muitas mãos e regada com sonhos e esperanças. Nossa missão continua sendo inspirar e transformar vidas, enquanto fortalecemos o Bem Viver no Semiárido."


Contato:

Bruna Graziela Cordeiro

(75) 99131 9110

E-mail: agenda.ascom@gmail.com

 

Para saber mais sobre a história e os projetos da AGENDHA, ‼ Siga-nos nas mídias sociais:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/agendha_ong

FACEBOOK: https://www.facebook.com/OngAgendha

YOUTUBE: https://www.youtube.com/@ONGAGENDHA

FLICKR: https://www.flickr.com/photos/197763981@N03

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/ong-agendha

TREADS: https://www.threads.net/@agendha_ong

TIKTOK: https://www.tiktok.com/@agendha_ong


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!