Os tempos em que estamos vivemos têm sido de muita notícia ruim, de gente doente, de pessoas amadas que têm nos deixado, de vivermos trancados em casa...
Mas há a necessidade de celebrar a vida!
E aproveitamos para falar da vida intensa de uma pessoa que tem tudo a ver com a história de Paulo Afonso hoje, cidade grande, de mais de 120 mil habitantes, centro universitário, comércio grande...
Nesta segunda-feira, dia 15 de março, quando muitos olhares se voltaram para as lembranças da Chesf, criada nesta data, há 73 anos, também estava aniversariando uma doce senhora chamada Risalva Maria de Toledo, um tantinho mais idosa que a Chesf. Dona Risalva Toledo, cearense de Juazeiro do Norte, que chegou a Paulo Afonso em 11 de setembro de 1950, completava 94 anos de vida intensa e de grandes serviços prestados ao município de Paulo Afonso.
A Paulo Afonso que ela ajudou a embalar no colo, quando, no começo dos anos difíceis do final da década de 1940 e das décadas seguintes, especialmente a décadas de 1950 e 1960 tudo era tão diferente dos dias atuais.
Naqueles difíceis tempos, quando Paulo Afonso ainda se chamava Forquilha e depois passou a ser conhecida como Vila Poty, a Rua da Frente, hoje Avenida Getúlio Vargas era separada do Acampamento da Chesf por uma cerca de arame farpado e depois por um muro de pedras.
A Vila Poty, sem calçamento, sem rede de esgotos, sem luz elétrica, que só chegou ali em 1960, abrigava milhares de pessoas que chegavam atraídos pela oferta de empregos na Chesf que construía a sua primeira usina hidrelétrica, a Usina Paulo Afonso.
E na Rua da Frente se estabeleceram os comerciantes da Vila Poty, desde a Guarita Principal da Chesf até as proximidades da Igreja de Fátima.
Ali estavam os sapateiros como Bacôca, Seu Lúcio e outros, as sorveterias como a Vitória, do Seu Artur e a Botijinha, de João Mariano, a Padaria de Zé Marcelo e as muitas lojas de tecidos, confecções e de produtos variados como a Casa das Linhas de Seu Nelinho e o Loja de D. Noquinha e o Bazar das Novidades de Raimundo Toledo e D. Risalva Toledo.
Esta senhora, Dona Risalva Toledo, viveu intensamente a história da emancipação política de Paulo Afonso desde os seus primórdios. Participava ativamente das reuniões secretas quando se discutia o assunto. Era a única mulher nessa atividade tão intensa, vivendo os medos das perseguições e atentados, como os que sofreu o pioneiro Abel Barbosa, seu amigo, seu compadre.
Estabelecida no comércio da Rua da Frente, D. Risalva sentia a necessidade dessa independência de Paulo Afonso porque tudo estava centralizado dentro da Chesf. Ali, no Acampamento da Chesf a hidrelétrica construiu o Mercado Público e ali funcionava também a feira livre, esvaziando o movimento do comércio da Vila Poty.
No seu Bazar das Novidades, conforme entrevistas dadas ao autor, para os seus livros: De pouso de Boiadas a Redenção do Nordeste (1995) De Forquilha a Paulo Afonso – histórias e memórias de pioneiros (2014) e Abel Barbosa – o inventor de Paulo Afonso (2019), um dos seus clientes era um sujeito baixinho chamado Abel Barbosa que, “costumava comprar meias, perfumes e a famosa Brilhantina Promessa”, muito preferida pelos rapazes daquela época”, ela me disse.
Ela e Abel ficaram amigos, tornaram-se compadres e ela foi peça muito importante em todo o processo da emancipação política de Paulo Afonso. Ela sabia de tudo, inclusive sobre as fugas de Abel Barbosa e acompanhou de perto as histórias dos atentados que ele sofreu...
Paulo Afonso se tornou emancipado em 28 de Julho de 1958. E só mais de 30 anos depois, quando foi eleito prefeito de Paulo Afonso o médico Luiz Barbosa de Deus, é que essa mulher fantástica recebeu o reconhecimento público de sua luta, ao ser chamada para ser a vice-prefeita de Luiz de Deus, cargo que exerceu entre os anos de 1989 e 1992, no primeiro mandato desse prefeito. Como ela nasceu em 1927, em Juazeiro do Norte, foi vice-prefeita com 62 anos de idade.
Fui informado pelo ex-secretário de Administração daquele tempo que em uma reunião com o prefeito Luiz de Deus ele teria dito: "você e D. Risalva, quando morrerem vão pro céu. Vocês não sabem dizer não..."
Ainda assim, no ano de 2000, quando estava com 73 anos enfrentou uma campanha acirrada como candidata a vereadora, elegendo-se pelo PPB, com 995 votos, para a 11ª Legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso onde atuou do ano de 2001 ao ano de 2004, deixando aquela Casa Legislativa em 31 de dezembro de 2004, aos 77 anos, 9 meses e 16 dias.
No ano de 2009, o Padre Celso da Anunciação teve a brilhante ideia de criar um calendário onde homenageava 12 mulheres pioneiras de Paulo Afonso, a quem chamou de Mulheres Caraibeiras, destacando cada uma delas pelo trabalho que desenvolvia em várias áreas de atuação. Entre estas estava a caraibeira frondosa na beleza dos seus 82 anos de idade.
Hoje, Dona Risalva Toledo, que chegou a Paulo Afonso em 11 de setembro de 1950, viúva há muitos anos do Sr. Raimundo Toledo que dá nome a uma escola da rede municipal, no Bairro Rodoviário, mora com um filho, o médico Roberto e sua esposa Cida no Bairro Panorama, em Paulo Afonso.
Também há anos sofre do mal de Alzheimer.
Nesse dia 15 de março de 2021, Dona Risalva Toledo recebeu o carinho dos familiares numa reunião íntima, da família, apenas para marcar essa data tão importante na vida de quem há mais de 70 anos se tornou, naturalmente, filha do município de Paulo Afonso.
Sempre muito agradecido a ela pelas muitas informações que me deu sobre todo o processo da emancipação política de Paulo Afonso, informações utilizadas nesses meus livros citados e em várias revistas que também publiquei, além de várias matérias especiais sobre Paulo Afonso publicadas no Jornal Folha Sertaneja, quero deixar esses aplausos e pedir que todos me acompanhem nessa homenagem singela que ela nem perceberá, mas merece receber. De todos nós, pauloafonsinos.
Deixamos então aqui essa nossa homenagem simples, esse registro da importância desta mulher sertaneja para a vida do município de Paulo Afonso, desde antes de sua criação, quando ainda era Forquilha, Vila Poty e Distrito de Paulo Afonso e depois, quando já município de Paulo Afonso, ela continuou contribuindo para o seu desenvolvimento, como vice-prefeita e como vereadora.
É uma grande pena que a ciência ainda não tenha encontrado o remédio para a cura desse mal terrível que faz com que pessoas iluminadas e com tanto conhecimento, uma memória privilegiada por acompanhar de perto todos os acontecimentos, não tenha mais como contribuir para o resgate fiel das histórias que ajudou a construir.
Parabéns, D. Risalva pelo muito que fez para que Paulo Afonso exista hoje! Feliz aniversário, de 94 anos! Feliz aniversário todos os dias!!! Com o abraço fraterno e muitos aplausos.
Professor Antônio Galdino da Silva - professor.gal@gmail.com
Paulo Afonso- BA, 17 de março de 2021
Gostaria de ter a oportunidade de proporcionar a minha mãe Maria de Fátima um encontro com sua tia Rosálva, que a muitos anos não se veem.
MULHER MARAVILHOSA ATENCIOSA, FUI MUITO NA SUA LOJA COMPRAR AVIAMENTOS PARA MINHA MÃE, MARIA JOSE COSTUREIRA DA ESQUINA RUA "D" QUE MUITO COLABOROU JUNTO COM DONA EUDOCIA A EMBELEZAR AS MULHERES DE PAULO AFONSO COM SEUS DONS.........PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Homenagem merecida a está grande mulher.. Pessoa maravilhosa q tenho a sorte de ser uma das cuidadoras dela ...Q Deus abençoe e q venham muitos anos de vida e q eu esteja ao lado dela ..
Uma homenagem muito bem merecida.Uma mulher de fibra. Muita fibra.Corajosa, destemida, idealista, simples e verdadeira.
Parabéns D.RISALVA , mulher guerreira!👏👏👏👏👏👏😍😍😍 Abraço da família de Vital Floriano e D.Maria.
Parabéns grande amiga que tive o prazer de conhecer.Muita saúde guerreira Paulafonsina.Abraços!
Apesar do problema de saúde fica os parabéns e o abraço de Evilásio e Dona Noquinha!
E ela era uma gatona!!!!!!!!!