O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, foi reeleito ao cargo, após cinco anos no governo. Essa foi a maior eleição já realizada no mundo com um total de 900 milhões de eleitores e com duração de mais de 40 dias. Atualmente, a Índia tem população de 1,3 bilhão de pessoas.
Narendra Modi é do BJP, que é o Partido do Povo Indiano. A vitória fortalece o nacionalismo hindu, principal tradição religiosa local. De acordo com a Comissão Eleitoral da Índia, a coalização de Modi venceu em 348 assentos dos 542 na disputa. Somente o BJP ocupava 303 cadeiras.
Para governar a Índia é necessário ter, no mínimo, 272 favoráveis no Parlamento. Na oposição, com 84 votos, estava o partido Congresso Nacional Indiano. A vitória de Modi foi divulgada às nove horas da noite da capital Nova Déli – meio-dia no horário de Brasília. Ainda não foram apurados todos os 900 milhões de votos, mas a vitória de Narendra Modi foi garantida.
O premiê já se pronunciou no Twitter, e afirmou: “Juntos nós crescemos. Juntos nós prosperamos. Juntos, vamos construir uma Índia forte e inclusiva. A Índia vence mais uma vez”. (Agência do Rádio Mais)
Como no Brasil, algumas coisas "emperram" o desenvolvimento. Os ingleses deixaram para os indus uma boa herança. Educaram os indus segundo alguns historiadores.Falta aos indianos colocar tradições e crendices separadas do esforço de desenvolvimento. Esse ministro nacionalista considere a confiança do seu povo e empurre o país pra frente. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, eles são parlamentaristas e nunca tiveram golpes de estado. Se fizerem como os chineses que relativizaram a ideologia e estão bombando, vão mais para a frente. Nós brasileiros insistimos em não seguir esses exemplos.F. Nery Jr.