Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).
Hoje, 25 de agosto, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 25 de agosto, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
Conheça um pouco sobre a relação da data 25 de agosto com o astronauta Neil Armstrong, o presidente do Brasil, Jânio Quadros, o capitão Matthew Webb, o Marechal Duque de Caxias e o cientista Galileu Galilei. Mas, pesquise mais.
25 de agosto de 2012
Morre Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua
No dia 25 de agosto de 2012 morria, em Cincinnati, nos EUA, um dos mais célebres astronautas do mundo, Neil Armostrong. Ele morreu aos 82 anos, depois de uma cirurgia de emergência no coração. Sua morte causou repercussão no mundo todo.
Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou: "Neil foi um dos maiores heróis americanos, não somente de sua época, mas de todos os tempos. Quando ele e seus companheiros de bordo pousaram na Lua com a Apollo 11, em 1969, levaram consigo as aspirações de uma nação inteira", afirmou.
Comandante do Apollo 11, no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong fez história junto a seu colega Buzz Aldrin, ao ser o primeiro homem a pisar na Lua. A transmissão ao vivo para 100 milhões de pessoas registrou um dos feitos mais importantes da história atual. Ao pisar na superfície lunar, ele disse a famosa frase: "Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade".
Armstrong nasceu no dia 5 de agosto de 1930 na pequena cidade de Wakaponeta, no estado de Ohio, Estados Unidos. Aficionado por aeronaves Armstrong foi piloto da Marinha americana na Guerra da Coréia entre 1949 e 1952, posteriormente foi piloto de testes, quando levou o X-15 aos limites da atmosfera terrestre.
Mas foi somente em 1962 que ele se tornou astronauta. Participou do programa espacial Gemini 8 em 1966, depois deu continuidade ao seu trabalho como peça fundamental no programa espacial Apollo.
Armstrong continuou trabalhando na Nasa até 1971, quanto voltou a sua terra natal para trabalhar como professor de Engenharia Aerospacial. Ele praticamente não deu mais entrevistas desde então.
Também foi presidente do Comitê Presidencial Consultivo para o Corpo de Paz (1971-1973), membro da Comissão Nacional do Espaço (1985-1986) e vice-presidente da Comissão presidencial para a investigação do acidente da Challenger (1986), além de trabalhar para várias empresas.
Em janeiro de 1988 ele deu a volta ao mundo a bordo de um Boeing 77 no tempo recorde de 37 horas, com outras 99 pessoas.
Aposentado em sua casa em Lebanon (Ohio), deu algumas conferências sobre voos espaciais e suas aparições públicas coincidiram com as celebrações dos aniversários da chegada do homem à Lua. (Imagem: via Wikimedia Commons)
25 de Agosto de 1961
Jânio Quadros renuncia à presidência por causa de "forças terríveis"
Jânio da Silva Quadros, assinava Janio Quadros, foi um advogado, professor, letrólogo e político brasileiro. Foi prefeito e governador de São Paulo nos anos 1950. Em seguida, foi o 22.º presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou ao seu mandato.
O seu curto mandato foi considerado confuso e com muitas decisões impopulares. A renúncia de Jânio deu início a uma intensa crise política a respeito da sucessão presidencial.
"Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciava à presidência alegando “forças terríveis” contra o seu governo. Esse ato inesperado provocou uma crise militar que, por muito pouco, não terminou em guerra civil."
Nasceu em 25 de janeiro de 1917 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e faleceu em 16 de fevereiro de 1992 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Veja mais sobre "Governo Jânio Quadros" em:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-janio-quadros.htm
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
25 de Agosto de 1875
Capitão Matthew Webb é a primeira pessoa a atravessar o Canal da Mancha nadando
Capitão Matthew Webb foi um oficial e nadador britânico, a primeira pessoa a nadar a Travessia do Canal da Mancha. Antes dele apenas o soldado italiano Giovan Maria Salati, tinha feito para escapar.
Nasceu em 19 de janeiro de 1848, em Dawley, Telford, reino Unido e faleceu: 24 de julho de 1883, em Rio Niágara, com apenas 35 anos. O local do seu sepultamento foi o Canal da Mancha.
A travessia do Canal da Mancha é a prova mais nobre e famosa das águas abertas. Todo o nadador de águas abertas já ouviu falar pelo menos uma vez na vida nesta prova que anualmente leva dezenas de atletas as águas geladas do canal para tentar concluir a prova. Uma lista seleta de lendas e grandes nadadores já atravessaram o estreito que separa o norte da França do sul da Inglaterra. Mas para que essa prova chegasse a esse status de importância foi necessário haver um início. E hoje seria o aniversário deste pioneiro: o capitão Matthew Webb.
Veja mais em https://swimchannel.blogosfera.uol.com.br/2017/01/19/matthew-webb-o-pioneiro-do-canal-da-mancha/?cmpid=copiaecola
25 de Agosto de 1825
Declarada independência do Uruguai
No dia 25 de agosto de 1825, o Uruguai declarou a sua independência do Brasil e sua união às províncias unidas do Rio da Prata, durante o Congresso da Florida. A Banda Oriental aceitou se unir à revolução que teve origem em Buenos Aires, como resposta à invasão das tropas brasileiras, fato que resultou na sua anexação ao território do império de D. Pedro I.
Veja mais sobre esse assunto em https://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
25 de Agosto de 1803
Nasce Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro
No dia 25 de agosto de 1803 nascia, em Porto de Estrela (RJ), Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro. Ele foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Império do Brasil.
Em 20 de outubro de 1832, após ser promovido a Tenente Coronel, assumiu o seu primeiro Comando Militar: o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1833, casou-se com Ana Luísa do Loreto Carneiro Vianna, na época com 16 anos, de origem aristocrática. Com ela três filhos: Luísa, Ana e Luís Alves.
Em 1839, foi para o Rio Grande do Sul, para lutar na Revolução Farroupilha. Em dezembro de 1839 deixou o comando dos Permanentes por ter sido nomeado presidente da Província do Maranhão. Lá, fez parte das ações militares da Balaiada, na Província do Maranhão, em 1839. Por seu desempenho no conflito, recebeu o título de Barão de Caxias, outorgado em 1841. O título foi uma referência à cidade maranhense de Caxias, palco de batalhas decisivas para a vitória das forças imperiais. Fora isso, ainda abafou movimentos de revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842).
Em 1845, quando ocorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. Por todo o seu trabalho, ganhou o título de Conde de Caxias.
Na vida política do Império, foi um dos líderes do Partido Conservador. Tornou-se senador vitalício a partir de 1845. Também foi Ministro da Guerra e presidente do Conselho por três vezes na segunda metade do século XIX (1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878).
Na política externa, participou de todas as campanhas platinas do Brasil independente, como a campanha da Cisplatina (1825-1828), foi comandante-geral dos exércitos da Tríplice Aliança (1867), na Guerra do Paraguai (1864-1870). Após a ocupação da capital paraguaia, ele teve que deixar seu posto por motivos de saúde ainda antes do término do conflito. Ficou na fazenda de Santa Mônica, em Desengano (hoje Juparanã, RJ), em 1878, onde morreu dois anos depois, em 7 de maio de 1880.
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Alves_de_Lima_e_Silva
Imagem:[Domínio público], via Wikimedia Commons
25 de Agosto de 1609
Galileu Galilei apresenta ao mundo o telescópio
"Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas. Considerado revolucionário à época, chegou a ser perseguido e julgado pela Igreja Católica, que considerava suas teorias controversas e polêmicas."
"Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa, na Itália. Primogênito do casal Vincenzo Galilei e Giulia Ammannati, teve cinco irmãos. Aos 11 anos, o cientista estudou em um mosteiro jesuíta situado em Vallombrosa, na Toscana. Aos 17 anos, informou a sua família que queria ser jesuíta também. Porém, o pai dele não aprovou essa ideia, retirando-o da escola.
O cientista teve três filhos com a veneziana Marina Gamba, com a qual nunca se casou. Suas duas filhas se tornaram freiras e o filho, músico."
"Em 1583, Galileu entrou na Universidade de Pisa para cursar Medicina, mas não concluiu. Alguns estudos indicam que ele teve problemas financeiros e, por isso, deixou a faculdade em 1585. No entanto, outros apontam que deixou a Medicina porque nunca foi o seu desejo se formar na carreira, mas sim do pai. Fato é que Galileu trouxe importantes contribuições para essa e tantas outras áreas."
"Pouco antes de morrer, ele estava quase cego. Estudos sinalizam que ele ficou assim por observar as manchas solares sem proteção. Galileu Galilei morreu em 8 de janeiro de 1642, em Arcetri, na Itália."
Veja mais sobre "Galileu Galilei" em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/galileu-galilei.htm
Imagem: Justus Sustermans [Domínio público], via Wikimedia Commons
LAMENTÁVEL, O EXÉRCITO DE CAXIAS NÃO É O MESMO DE OUTRORA.