26 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA
O Dia na História deste 26 de agosto nos remete à fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras, em 2014, ao nascimento do escritor argentino Julio Cortazar, no mesmo ano e ainda ao nascimento de Madre Tereza de Calcutá em 1910, Prêmio Nobel da Paz e beatificada pelo Papa João Paulo II.
Nessa data, em 1899, foi fundada a cidade de Campo Grande-MS e em 1789, foi aprovada na França, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Bem antes, quase 300 anos antes, em 26 de agosto (ou 21 de setembro) de 1498, Michelângelo recebeu o pedido para fazer a Pietá.
Pesquise mais sobre esses assuntos.
26 de Agosto de 1914
Palmeiras é fundado
Fundado em 1914 com o intuito de agregar e fortalecer a numerosa comunidade italiana de São Paulo, o Palestra Italia, atual Sociedade Esportiva Palmeiras, rapidamente rompeu fronteiras e se tornou uma potência nacional. Hoje, são mais de 16 milhões de apaixonados espalhados pelo país e pelo mundo.
O time, apelidado de Verdão, já venceu todas as competições de futebol criadas no país e, entre seus títulos, destaque para a Copa Libertadores da América de 1999. Uma das equipes mais famosas da história do clube alviverde foi a chamada "Academia de Futebol", nos anos 60 e 70, que era liderada por Ademir da Guia - um dos poucos elencos que encaravam de frente o Santos de Pelé.
Na década de 90, o clube selou a famosa parceira com a multinacional Parmalat, que trouxe muitos títulos ao clube. Um elenco memorável foi formado sob comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, em que jogavam Evair, Edmundo, Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho, Edílson e Zinho. Mais tarde, o craque Rivaldo entrou para o time.
Depois, com Luis Felipe Scolari, o time brilhou com jogadores como Arce, Alex, Cléber, Oséas, Paulo Nunes, Júnior, Euller e os goleiros Velloso e Marcos, este último tornou-se um dos maiores ídolos alviverdes.
No ano do seu centenário (2014), o clube reformou o seu estádio, o Palestra Itália (popularmente conhecido como Parque Antárctica), que foi modernizado e renomeado para Allianz Parque.
Veja mais em https://www.palmeiras.com.br/instituicao/ Imagem:
26 de Agosto de 1914
Nasce o escritor argentino Julio Cortazar
Julio Cortazar nasceu em 26 de agosto de 1914 e faleceu em 12 de fevereiro de 1984. Foi um escritor argentino, renovador do gênero narrativo, especialmente do conto breve, tanto na estrutura como no uso da linguagem. Nacionalizou-se francês, em protesto diante da tomada do poder das diferentes juntas militares na Argentina; foi um autor plenamente integrado na literatura hispano-americana.
É considerado um dos escritores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto, da prosa poética, da narração breve em geral, criador de importantes romances que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo os moldes clássicos através de narrações que escapam da linearidade temporal e onde os personagens adquirem uma autonomia e uma profundidade psicológica poucas vezes vista até então.
Entre suas obras destacam-se: La Otra Orilla 1945. O Bestiário 1951, Final de Jogo 1956, As Armas Secretas, 1959, Os Prêmios 1960, Histórias de Cronópios e de Famas 1962, Todos os Fogos o Fogo 1966, Octaedro 1974. Deshoras 1982, Divertimento 1986 (obra póstuma) e O Jogo do Mundo -Rayuela 1963, que é o romance mais célebre do escritor Julio Cortazar, considerado um dos romances mais influentes da literatura hispano-americana contemporânea.
Imagem: via Wikimedia Commons
26 de Agosto de 1910
Nasce Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz
No dia 26 de agosto de 1910 nascia em Skopje, na Macedônia, Teresa de Calcutá, uma freira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Agnes Gonxha Bojaxhiu, como é o seu verdadeiro nome, ingressou aos 18 anos na Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda. Ela estudou em Dublin, na Irlanda, e em Darjiling, na Índia, antes de aceitar os votos religiosos, em 1937.
Seguiu com seus trabalhos em um colégio católico em Calcutá, onde ajudou os doentes e, em 1948, pediu permissão para deixar seu posto no convento e dedicar-se somente à ajuda aos doentes.
Mais tarde, a ordem das Missioneiras da Caridade foi reconhecida como uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, têm que assumir um quarto voto: a promessa de servir aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus.
Após abrir um centro em Calcutá, em 1952, ela estendeu a ordem por todos os continentes. Em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades.
Madre Teresa morreu no dia 5 de setembro 1997 em Calcutá e, em outubro de 2003, foi beatificada por João Paulo II.
Imagem: © 1986 Túrelio (via Wikimedia-Commons), 1986 / , via Wikimedia Commons
26 de Agosto de 1899
Fundada a cidade de Campo Grande
No dia 26 de agosto de 1899 era fundada a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também apelidada de ?A Cidade Morena?, assim chamada por causa do seu solo avermelhado. Com população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, o local é a porta de entrada para o Pantanal e conta com boa estrutura hoteleira e restaurantes, com variadas comidas típicas. Na cidade estão uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes japoneses originários da Ilha de Okinawa. Segundo ufólogos, Campo Grande também é um ponto de visualização de OVNIS. Na agricultura, destaque para plantações de milho, arroz, algodão e café e a produção de gado.
Imagem: via Wikimedia Commons
26 de Agosto de 1789
É aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era aprovada em 26 de agosto de 1789, pela Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária. Este documento da Revolução Francesa define como universais os direitos individuais e coletivos dos homens (esta última palavra tem o sentido de "seres humanos" ou "humanidade").
Inspirada nos pensamentos dos iluministas, a Declaração com os seus 17 artigos foi votada de maneira definitiva em 2 de outubro. Ela foi reformulada em uma segunda versão em 1793. O documento serviu de base para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual. Também serviu de inspiração para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, das Nações Unidas.
Entre os seus artigos, estão afirmações de que "os homens nascem e são livres e iguais em direitos" (artigo 1); "a liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo" (artigo 4); "a lei é a expressão da vontade geral" (artigo 6); "a livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem" (artigo 11); e "a sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração" (artigo 15).
Imagem: Jean-Jacques-François Le Barbier [Public domain, Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons
26 de Agosto de 1498
Obra-prima Pietà é encomendada a Michelangelo
Há um registro encontrado na internet que nesta data, 26 de agosto do ano de 1498, essa obra teria sido encomendada ao jovem escultor Michelangelo. Há também outra informação que isso teria acontecido em outra data próxima: 21 de setembro daquele ano. (Pesquise mais).
“Em 21 de setembro de 1498, o cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Michelangelo uma imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, para a antiga basílica de São Pedro.”
A Pietà de Michelangelo é talvez a mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços de sua mãe. Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Ângelo Buonarroti de Florença fez.»
Fica na Basílica de São Pedro, na Piazza San Pietro, Cidade do Vaticano Itália, na primeira capela da alameda do lado direito. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore entre os anos de 1498 e 1499.
Em 21 de maio de 1972 um visitante húngaro, atacou a ‘Pietà’ com uma marreta. Destruiu o braço esquerdo da Virgem e arrancou o nariz e o véu. Desde que a estátua foi atacada, ela ganhou uma proteção. Está protegida por um vidro à prova de balas.
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_(Michelangelo)
Imagem: Stanislav Traykov [GFDL, CC-BY-SA-3.0 or CC BY 2.5], via Wikimedia Commons