Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).
Hoje, 27 de agosto, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 27 de agosto, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
Nesta data, em 1965, morre Le Corbusier. Em 1955 é lançado o Guinness World Records. Em 1883, explode o vulcão na Ilha de Krakatoa. Morrem 37 mil pessoas. Em 1828, assinado no Rio de Janeiro o tratado da Independência do Uruguai. Nesse dia, em 1770, nasceu o filósofo alemão Friedrich Hegel. Em 27 de agosto de 1576, aos 99 anos, faleceu o pintor italiano Tiziano Vecellio. E, em 27 de agosto do ano de 551 a.C. nasceu o filósofo chinês K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confucius, Confúcio.
Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Antônio Galdino)
27 de Agosto de 1965
Morre Le Corbusier, pioneiro da arquitetura moderna mundial
Le Corbusier, nasceu no ano de 1887 e faleceu em 27 de agosto de 1965. Foi o nome profissional de Charles Édouard Jeanneret, um pintor, arquiteto e teórico franco-suíço, que é considerado a figura mais importante da arquitetura moderna, tanto por suas numerosas inovações como pela maestria e atualidade de suas obras. Entre suas preocupações destacou a necessidade de um novo planejamento urbano, adequada às condições da vida moderna. Uma das principais contribuições de Le Corbusier foi à ideia de liberar o território, construindo uma cidade em blocos de certa altura localizados em grandes espaços livres e conectados por vias eficientes.
Sua proposta mais radical foi a chamada Ville Radieuse, uma espécie de cidade teórica que foi se concretizando em inúmeras propostas (plano Voisin para Paris, plano Obus para Argel, Chandigarh) e teve uma enorme influência no urbanismo posterior à Segunda Guerra Mundial. Por outro lado, sua intervenção foi decisiva no IV Congresso do CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna) e na posterior redação da Carta de Atenas.
Nela, estabeleceu-se definitivamente o conceito de zoneamento, baseado na especialização dos setores urbanos com respeito às funções básicas do homem: habitar, trabalhar, descansar e circular. Durante a década de 1920, Le Corbusier elaborou vários projetos urbanísticos e residenciais, mas só pôde construir uma série de vilas unifamiliares próximas a Paris que lhe serviram para concretizar seus cinco postulados sobre a nova arquitetura: blocos elevados sobre pilotis (pilares), planta livre, fachada livre independente da estrutura, janelas longitudinais (fenêtre en longueur) e coberturas planas ajardinadas.
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ticiano (Veja também outras fontes de informação na net)
Imagem: via Wikimedia Commons
27 de Agosto de 1955
É lançado o Guinness, o livro dos recordes
No dia 27 de agosto de 1955 era lançado o Guinness World Records, uma publicação de periodicidade anual na qual constam recordes dos mais variados tipos, reconhecidos internacionalmente.
Trata-se do livro mais vendido do mundo com direitos autorais. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955. A origem da publicação é curiosa. Em 10 de novembro de 1951, Sir Hugh Beaver, um diretor administrativo da cervejaria Guinness, se envolveu em uma discussão durante uma caçada de qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. Em meio a essa curiosidade, ele se deu conta que talvez uma publicação com respostas para esse tipo de pergunta pudesse fazer sucesso. Beaver decidiu contratar uma agência em Londres, pertencente a Norris McWhirter e Ross McWhirter, para fazer esta pesquisa. O resultado foi a publicação do livro dos recordes em 1955 e, no Natal daquele ano, o livro, que se tornaria o Guinness Book of Records, havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.
Atualmente, os recordes vão desde o homem mais baixo do mundo, até quem consegue jogar um ovo o mais longe possível, ou passar roupa por mais horas seguidas.
Alguns recordes também foram banidos, como por exemplo, o gato mais pesado do mundo?, pois vários proprietários de animais passaram a alimentar seus felinos de maneira desenfreada apenas para constar no livro.
Em 2005, o Guinness designou o dia 9 de novembro como "Dia Internacional Guinness World Records" para incentivar a quebra de recordes mundiais, e a data se transformou em um grande sucesso.
Veja mais em https://www.guinnessworldrecords.com.br/ . Consulte também outras fontes.
Imagen: Capliore (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
27 de Agosto de 1883
Explosão de vulcão faz desaparecer a ilha de Krakatoa, na Indonésia
A considerada pior erupção vulcânica da história aconteceu em um dia como este, no ano de 1883, quando o vulcão Krakatoa deu início a uma sucessão de erupções e explosões ao longo de 22 horas. Como resultado, 37 mil pessoas morreram, e a Ilha de Krakatoa, localizada na Indonésia, simplesmente sumiu do mapa, com a destruição de todas as formas de vida animal e vegetal. A explosão do vulcão atirou pedras a mais de 25 quilômetros de altura e o seu estrondo chegou a ser ouvido na Austrália, Filipinas e Índia.
Veja mais em https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/explosao-de-vulcao-faz-desaparecer-ilha-de-krakatoa-na-indonesia
Veja também em outras fontes.
Imagem: from Wikimedia Commons
27 de Agosto de 1828
Tratado do Rio de Janeiro estabelece a independência do Uruguai
Em 27 de agosto de 1828, o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata assinaram o Tratado do Rio de Janeiro. O documento estabeleceu a independência da República Oriental do Uruguai. No dia seguinte, com a assinatura do Tratado de Montevidéu, chegava oficialmente ao fim a Guerra da Cisplatina, iniciada três anos antes.
O conflito foi travado entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (recém-independentes de seus colonizadores, Portugal e Espanha) pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Localizada na entrada do estuário do Rio da Prata, a província era uma área estratégica, já que quem a controlava tinha grande domínio sobre a navegação em todo o rio da Prata, além de acesso aos rios Paraná e Paraguai.
A região já era disputada pelas coroas de Portugal e da Espanha desde a fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento (1680), sendo alvo de diversos tratados territoriais. Em 1816, o território (conhecido como Província Oriental) foi invadido pelo Brasil, por ordens do rei Dom João VI. Cinco anos depois, foi incorporado oficialmente ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, recebendo o nome de Província Cisplatina.
A província aceitou fazer parte do Império do Brasil, inclusive enviando deputados para a Constituinte de 1823. Contudo, a anexação não era unanimidade entre os habitantes do território. O sentimento de revolta cresceu e um grupo de trinta e três nativos da província, liderados por Juan Antonio Lavalleja, revoltou-se contra o Brasil. Os rebeldes (chamados de Trinta e Três Orientais) tinham apoio militar e financeiro das Províncias Unidas do Rio da Prata (futura Argentina), que aprovaram a reintegração da Província Oriental ao seu território. O atentado contra a soberania brasileira por parte de uma nação estrangeira foi revidado por uma declaração formal de guerra em 10 de dezembro de 1825.
Apesar de possuir um exército com mais de 26 mil homens, o Brasil foi incapaz de derrotar as forças rebeldes da Cisplatina e as tropas das Províncias Unidas em batalhas terrestres. Porém, a marinha do Império do Brasil obteve a supremacia naval confirmada na Batalha de Monte Santiago, que levou a bloqueios navais dos portos de Montevidéu e Buenos Aires, sufocando a economia e levando ao desabastecimento. O empate militar levou os dois países a aceitarem uma mediação de um acordo de paz proposto pela Grã-Bretanha. Com a assinatura dos tratados do Rio de Janeiro e Montevidéu, a Argentina e Brasil concordaram em desmilitarizar a área e reconhecer a independência proclamada pelos nacionalistas uruguaios.
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_do_Rio_de_Janeiro_(1828)
Consulte também outras fontes.
Imagem: Juan Manuel Blanc (1917–1983), via Wikimedia Commons
27 de Agosto de 1770
Nasce o filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel
O filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 27 de agosto de 1770, em Stuttgart, na Alemanha. Ele é considerado um dos mais importantes e influentes pensadores da história. Sua obra pode ser incluída naquilo que se chamou de Idealismo Alemão, uma espécie de movimento marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã do final do século XVIII e início do XIX.
A principal contribuição de Hegel foi no desenvolvimento do idealismo absoluto. Nele, os dualismos de mente e natureza e sujeito e objeto, por exemplo, são superados. Ele introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo chamado "dialética": uma progressão na qual cada movimento sucessivo surge como solução das contradições inerentes ao movimento anterior.
Apesar de ser notavelmente crítica em relação ao Iluminismo, a filosofia hegeliana é tida por muitos como a "filosofia da modernidade por excelência". Hegel era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Maurice Merleau-Ponty disse que "todas as grandes idéias filosóficas do século passado - as filosofias de Marx e Nietzsche, a fenomenologia, o existencialismo alemão e a psicanálise - tiveram suas origens em Hegel".
Hegel utilizou-se da dialético para explicar toda a história da filosofia, da ciência, da arte, da política e da religião, mas muitos críticos modernos assinalam que ele geralmente parece analisar superficialmente as realidades da história a fim de encaixá-las em seu modelo dialético. A visão de Hegel como apologista do poder estatal e precursor do totalitarismo do século XX foi criticada minuciosamente por Herbert Marcuse em "Razão e Revolução: Hegel e o surgimento da teoria social". Segundo Marcuse, Hegel não fez apologia a nenhum Estado ou forma de autoridade. Já Arthur Schopenhauer desprezou Hegel por seu historicismo e tachou a obra de Hegel de pseudo-filosofia.
Após a morte de Hegel, em 1831, seus seguidores dividiram-se em dois campos principais e contrários. Os hegelianos de direita, discípulos diretos do filósofo na Universidade de Berlim, defenderam a ortodoxia evangélica e o conservadorismo político do período posterior à restauração napoleônica. Já os hegelianos de esquerda, chamados jovens Hegelianos, interpretaram Hegel em um sentido revolucionário, o que os levou a se aterem ao ateísmo na religião e ao socialismo na política. Entre os hegelianos de esquerda encontra-se Ludwig Feuerbach, David Friedrich Strauss, Max Stirner e, o mais famoso, Karl Marx.
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel
Pesquise também em outras fontes na internet.
Imagem: Jakob Schlesinger (1792-1855)/Alte Nationalgalerie, via Wikimedia Commons
27 de Agosto de 1576
Morre Tiziano Vecellio, pintor italiano
Tiziano Vecellio nasceu no ano de 1477 e faleceu em 27 de agosto de 1576. Foi um pintor e figura principal da escola veneziana do século XVI e configurador de sua tradição colorista e pictórica. Em toda sua obra teve a capacidade para dotar as figuras de um sentimento de aflição convincente, de vida impulsiva, ao mesmo tempo em que ordenou os fatos com realismo emoldurando paisagens de grande vivacidade.
Sua obra, que atingiu de modo decisivo a evolução da pintura europeia, proporcionou uma alternativa poderosa e atraente à linear e plástica tradição florentina seguida por seus pares Miguel Ángel e Rafael. Esta alternativa, que foi tomada por Petrus Paulus Rubens, Diego Velázquez, Rembrandt, Eugène Delacroix e os impressionistas, segue viva na atualidade. Por direito próprio, a obra de Tiziano é considerada o topo das conquistas e sucessos no campo das artes visuais.
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ticiano
Mas consulte também outras fontes na internet.
Imagem: Vecellio_di_Gregorio_Tiziano_-_autoritratto.jpg: Tizianoderivative work: Escarlati [Public domain], via Wikimedia Commons
27 de Agosto de 551 a.C.
Nasce o filósofo chinês Confúcio
Confúcio, também conhecido como K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confucius, teria nascido em 27 de agosto do ano de 551 a.C. em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung, república chinesa. Um dos maiores pensadores da história da humanidade, Confúcio pregava a moral pessoal e governamental. Seu ideal de organização da sociedade procurava recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. Para o filósofo, a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia. Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem-estar comum.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio
Veja mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio
Mas, consulte também em outras páginas da internet.