noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

29 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 29/08/24 às 17:25h - 84 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 29 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 29 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 29 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

29 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).

Hoje, 29 de agosto, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 29 de agosto, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

. Em 29 de agosto de 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima é atacado quando liderava maratona na Olimpíada em Atenas.

. Em 29 de agosto de 1987, a música La Bamba atinge top das paradas quase 30 anos após morte de Ritchie Valens

. Em 29 de Agosto de 1958, nasce o Rei do Pop Michael Jackson.

. Em 29 de Agosto de 1887, Gottlieb Daimler patenteia a primeira motocicleta do mundo.

. Em 29 de Agosto de 1825, Portugal reconhece a independência do Brasil.

. Em 29 de Agosto de 1533, Último imperador inca é executado pelas forças espanholas

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Antônio Galdino)

 29 de Agosto de 2004

Vanderlei Cordeiro de Lima é atacado quando liderava maratona na Olimpíada em Atenas

A maratona olímpica de Atenas tinha entre seus competidores alguns dos maiores nomes da história desta prova, além de Tergat, então recordista mundial. Também participavam dela Erick Wainaina, bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000 na mesma prova, o sul-coreano Lee Bong-Ju, prata em Atlanta 1996 e o campeão europeu Stefano Baldini, da Itália. Mesmo com esta concorrência, a partir de pouco antes da metade do percurso Vanderlei abriu do pelotão e correu sozinho, liderando a disputa por mais de uma hora e abrindo cada vez mais vantagem sobre os demais corredores.

Na altura do km 35, a pouco mais de sete quilômetros da chegada no estádio Panatenaico, quando ainda tinha cerca de 25 a 30s de diferença – cerca de 150 m – sobre os demais corredores e a medalha de ouro parecia eventualmente ganha, ele foi atacado no meio da rua por um espectador, o ex-padre irlandês Neil Horan, que o jogou fora da pista. Ajudado por um espectador grego, Polyvios Kossivas, a se desvencilhar do agressor, voltou à prova ainda na liderança, mantendo ainda a metade da vantagem que tinha. Entretanto, o inesperado e o susto da agressão sofrida tiraram a concentração do atleta que não conseguiu manter o mesmo ritmo em que corria, sendo ultrapassado nos quilômetros finais pelo italiano Baldini e pelo norte-americano Meb Keflezighi, mas mesmo assim conseguindo ficar com a medalha de bronze, apenas 15s na frente do quarto colocado, Jon Brown, da Grã-Bretanha.

Vanderlei, porém, aceitou seu destino com espírito esportivo e continuou até o fim, entrando no estádio olímpico sob a ovação da plateia, fazendo seu conhecido gesto de "aviãozinho" com os braços enquanto cruzava sorridente a linha de chegada. A Confederação Brasileira de Atletismo entrou com uma reclamação formal no Comitê Olímpico Internacional (COI) pedindo a medalha de ouro para o atleta, que em seu julgamento foi prejudicado por fatores externos quando estava em vias de conquistá-la, sendo que "soluções como esta já foram tomadas em eventos anteriores". O apelo foi rejeitado.

Após o incidente, transmitido para todo mundo pela televisão, Horan, um fanático desequilibrado que no ano anterior já havia invadido a pista de um prova de Fórmula 1 no circuito de Silverstone, na Inglaterra, foi deportado da Grécia e condenado a 1 ano de prisão, mas pagou uma multa de 3 mil euros para sair livre. Kossivas, o ex-basquetebolista grego que ajudou Vanderlei depois de ser jogado na calçada, foi homenageado pelo COB e recebido com honras no Brasil para uma homenagem da entidade ao corredor brasileiro.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Vanderlei_Cordeiro_de_Lima

E em outras fontes de pesquisa.

Imagem: via Wikimedia Commons

29 de Agosto de 1987

Música La Bamba atinge top das paradas quase 30 anos após morte de Ritchie Valens

Em 29 de agosto de 1987, quase 30 anos após a queda do avião que vitimou Ritchie Valens, sua música “La Bamba” atingiu o topo das paradas de sucesso e se tornou o hit #1 com interpretação da banda Los Lobos, originária da cidade natal de Valens, Los Angeles, na Califórnia. Valens, de apenas 17 anos, foi a mais jovem vítima do acidente aéreo que também matou Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson, em 3 de fevereiro de 1959, uma data que ficou conhecida como “o dia em que a música morreu".

As três promissoras estrelas do rock podem ter partido desta para uma melhor, mas a força de sua música permaneceu forte entre os seus fãs. Richard Stevens Valenzuela adaptou "La Bamba", uma canção popular tradicional de Veracruz, no México, para o rock and roll. Sua música ficou na 22a. posição na parada pop da Billboard em janeiro de 1959. La Bamba tornou-se o maior sucesso de rock-and-roll em língua espanhola na história, embora o jovem que gravou o hit não falasse espanhol.

Este fato interessante sobre a vida de Valens só se tornou conhecido do grande público por conta do enorme sucesso do filme La Bamba, de Hollywood, que deu um novo impulso à obra do falecido músico e levou La Bamba ao posto Nº 1 em 29 de agosto de 1987. A banda de rock alternativo de Los Angeles, Los Lobos, foi uma escolha natural para gravar a trilha sonora do filme La Bamba.

A Música La Bamba é uma canção folclórica mexicana adaptada por Ritchie Valens.

VEJA MAIS em

https://hjnahistoria.com.br/na-historia/29-8/m-sica-la-bamba-atinge-top-das-paradas-quase-30-anos-ap-s-morte-de-ritchie-valens#google_vignett

E em outras fontes de pesquisa.

Imagem: via Wikimedia Commons

29 de Agosto de 1958

Nasce o Rei do Pop Michael Jackson

No dia 29 de agosto de 1958 nascia em Gary, Indiana, nos EUA, Michael Jackson, cantor norte-americano, considerado um dos ícones máximos da música pop mundial. Seu pai, Joseph Jackson, era um ex-boxeador que trabalhava com aço e que quis compensar o fracasso de seu próprio grupo musical, The Falcons, com a carreira musical dos filhos.

Em 1965, Michael juntou-se aos irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon na formação do grupo Jackson Brothers, que, um ano depois, mudaria o nome para Jackson 5. O grupo fez bastante sucesso e Michael, com sua voz perfeita e forte presença cênica, capturou todas as atenções.

Michael deu início à carreira solo com os álbuns Got to be There (1971) e Ben (1972). Contudo, em 1982, ele lançou Thriller, disco que se tornaria o mais vendido da história, com mais de 100 milhões de cópias, e que o consagrou como o Rei do Pop. Depois, veio Bad (1987), e Michael Jackson tornou-se a personalidade musical da década de 80.

Em 1991, ele lançou seu último grande trabalho, Dangerous. Entretanto, já havia começado a demonstrar uma instabilidade e decisões polêmicas, transformando e deformando seu rosto através de uma série de cirurgias plásticas. Além disto, foi acusado de abuso sexual contra menores e enfrentou uma série de problemas financeiros.

Na época em que se preparava para retornar aos palcos, contudo, o cantor foi vítima de uma overdose de remédios que causou a sua morte no dia 25 de junho de 2009, deixando em estado de choque milhões de fãs ao redor do mundo. O médico pessoal do cantor, Conrad Murray, foi considerado culpado pela morte do astro pop.

VEJA MAIS em

https://www.hjnahistoria.com.br/na-historia/29-8/nasce-o-rei-do-pop-michael-jackson#gsc.tab=0

E em outras fontes de pesquisa.

Imagem: Zoran Veselinovic [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

 29 de Agosto de 1887

Gottlieb Daimler patenteia a primeira motocicleta do mundo

Gottlieb Daimler era um engenheiro e inventor alemão. Em 1870 colaborou no desenvolvimento do motor de petróleo da casa Otto; mais adiante, foi diretor desta mesma empresa. Depois de 1882 dedicou-se à construção de motores leves de grande velocidade. Em 1887 patenteou o motor Daimler, um motor de combustão interna de grande velocidade que constituiu um passo muito importante na indústria automobilística. Entre seus maiores inventos, encontra-se a "Reitwagen" ("veículo montável", patenteado em 29 de agosto de 1887), que pode ser considerada como a primeira motocicleta do mundo. Desenvolveu o motor de combustão interna.

Ele é o pai da marca Mercedes-Benz, nascida da fusão de sua empresa "Sociedade de motores Daimler", com a de Karl Benz, "Benz & Cia". Também foi o primeiro em montar em um veículo de quatro rodas (Benz o tinha feito em um de três rodas). Também é considerado o inventor do "caminhão". Trabalhou com engenheiros importantes da indústria automotriz, como Nikolaus Otto (criador do motor Otto) e os já mencionados Benz e Maybach. Em 2006 inaugurou o museu "Mundo Daimler", museu da empresa Mercedes-Benz, localizado em Cannstatt (Alemanha), junto ao estádio de Sttutgart "Gottlieb-Daimler-Stadion". No museu é possível conhecer a história da empresa, de seus fundadores e do automóvel, junto com a história da humanidade.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Daimler_Reitwagen

E em outras fontes de pesquisa.

Imagem: Joachim Köhler (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

 

29 de Agosto de 1825

Portugal reconhece a independência do Brasil

Quase três anos após a proclamação da Independência do Brasil - em 7 de setembro de 1822 ? aconteceu o reconhecimento da emancipação brasileira por parte de Portugal. D. Pedro I precisou deste reconhecimento para que o Brasil não ficasse isolado economicamente. Sendo assim, no dia 29 de agosto de 1825 aconteceu o reconhecimento por parte dos portugueses, o que também abriu caminho para reconhecimento das nações amigas da ex-metrópole. O primeiro país a reconhecer a emancipação do Brasil foram os Estados Unidos, em maio de 1824. A Inglaterra, então potência mundial, reconheceu o Brasil somente depois do reconhecimento português.

VEJA MAIS em

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/o-reconhecimento-independencia-brasil.htm

E em outras fontes de pesquisa.

Imagem: François-René Moreaux [Domínio público], via Wikimedia Commons

 

29 de Agosto de 1533

Último imperador inca é executado pelas forças espanholas

Atahualpa ou Atahuallpa (quéchua Ataw Wallpa, 30 de março de 1502Cajamarca, 26 de julho de 1533) foi o décimo terceiro e último Sapa Inca (imperador inca) de Tahuantinsuyu, como era chamado o Império Inca. Foi o governante de Quito por cinco anos antes de conquistar o Império Inca de seu irmão Huáscar. Depois de derrotar seu irmão, Atahualpa tornou-se muito brevemente o último Sapa Inca (imperador soberano) do Império Inca (Tahuantinsuyu) antes da conquista espanhola. Atahualpa herdou o Reino de Quito de seu pai, o Sapa Inca Huayna Capac em 1525. Antes que Huayna morresse, fez um testamento verbal onde dizia que pretendia dividir seu império em duas partes. Atahualpa se tornaria rei na seção norte do Império Inca e seu meio-irmão mais Huáscar, receberia a seção do sul como Sapa Inca. Huayna morreu de uma doença infeciosa (possivelmente varíola). Atahualpa governou Quito pacificamente por 5 anos, até que seu irmão Huáscar tentou conquistar o Reino de Quito anexando a região dos Cañaris.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Atahualpa

E em outras fontes de pesquisa.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!