noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

30 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 30/08/24 às 10:33h - 64 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 30 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 30 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 30 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

30 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).

Hoje, 30 de agosto, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 30 de agosto, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

. Em 30 de Agosto de 2022, morre aos 91 anos, Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética.

. Em 30 de Agosto de 2001,sequestrador volta à cena do crime e mantem Silvio Santos refém por oito horas.

. Em 30 de Agosto de 1968, clássico dos Beatles, música "Hey Jude" é lançada no Reino Unido.

. Em 30 de Agosto de 1875, ocorre o Motim das Mulheres em Mossoró/RN.

. Em 30 de Agosto de 1821, nasce Anita Garibaldi, a Heroína dos dois mundos.

. Em 30 de Agosto de 1688, nasce em Lisboa, João de Bragança, filho de Pedro II com Maria Sofia de Neuburgo.

. Em 30 de Agosto de 70 d.C., cerco romano a Jerusalém termina com muitas mortes e a destruição do Segundo Templo.

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Antônio Galdino)

30 de Agosto de 2022

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos

Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, morreu em 30 de agosto de 2022, aos 91 anos. Representantes hospital onde ele estava internado disseram que ele sofria de uma doença séria há muito tempo. O político ficou conhecido por abrir o regime soviético e se aproximar do Ocidente, processo que culminou com o fim da URSS.

Membro de longa data do Partido Comunista, Mikhail Gorbachev chegou ao poder em 1985. Ele herdou uma economia estagnada e um sistema político em ruínas. Ele introduziu dois conjuntos de políticas que esperava reformar o sistema político e ajudar a URSS a se tornar uma nação mais próspera e produtiva. Essas políticas foram chamadas de glasnost e perestroika.

O plano da glasnost de Gorbachev dizia respeito à abertura política, dando maior liberdade ao o povo soviético. A glasnost eliminou os vestígios remanescentes da repressão stalinista, como a proibição de livros. Os jornais também podiam criticar o governo e outros partidos que não o Partido Comunista podiam participar das eleições.

Já a Perestroika foi o plano de Gorbachev para a reestruturação econômica. Sob ele, a União Soviética começou a se mover em direção a um sistema comunista-capitalista híbrido, muito parecido com a China moderna. O comitê de formulação de políticas do Partido Comunista, chamado Politburo, ainda controlaria a direção da economia, no entanto, o governo permitiria que as forças do mercado ditassem algumas decisões de produção e desenvolvimento.

Entre suas realizações de aproximação com o Ocidente estão quatro reuniões com o ex-presidente Ronald Reagan, incluindo um encontro em 1987, quando ele ainda era secretário Geral da URSS, no qual os dois chegaram a um acordo para desativar os mísseis americanos e soviéticos de alcance médio na Europa. Ele também começou a remover as tropas soviéticas do Afeganistão em 1988 e fez pressão diplomática em Cuba e no Vietnã para que retirassem seus exércitos de Angola e Kampuchea (atual Camboja), respectivamente.

Entre 1987 e 1988, a URSS abdica de continuar a corrida armamentista com os Estados Unidos, assinando uma nova série de acordos de limitação de armas estratégicas e convencionais.  Em um encontro com o ex-presidente George Bush Pai, em 1989, Gorbachev declarou que a Guerra Fria tinha acabado. Em 15 de outubro de 1990, Gorbachev ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em acabar com as tensões entre URSS e os EUA.

Em agosto de 1990, Gorbachev sofre uma tentativa fracassada de golpe. Após esse episódio, o caos político e econômico agravou o separatismo regional e acabou levando à fragmentação da URSS. Em setembro, as repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) declaram a independência em relação a Moscou. Em 1º de Dezembro, a Ucrânia proclamou sua independência por meio de um plebiscito que contou com o apoio de 90% da população. Entre outubro e dezembro, 11 das 15 repúblicas soviéticas declaram independência.

No dia de natal de 1991, em cerimônia transmitida por satélite para o mundo inteiro, Gorbachev, que estava há 6 anos no poder renuncia à presidência do país. Com isso, a bandeira com a foice e o martelo é retirada do Kremlin e a bandeira russa é colocada em seu lugar. No dia seguinte, a URSS estava oficialmente dissolvida.

VEJA MAIS em https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ex-lider-da-uniao-sovietica-mikhail-gorbachev-morre-aos-92-anos/

Mas, pesquise também em outras fontes.

30 de Agosto de 2001

Sequestrador volta à cena do crime e mantem Sílvio Santos refém por oito horas

No dia 30 de agosto de 2001, o empresário e apresentador de TV Silvio Santos foi mantido refém durante oito horas, dentro de sua própria casa, pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto – o mesmo que sequestrara a filha do apresentador, Patrícia Abravanel, dias antes. 

O caso, digno de um roteiro de cinema, ganhou repercussão internacional. Dias antes, em 21 de agosto, o bandido havia invadido a casa do apresentador e sequestrado Patrícia. Ela foi mantida em cativeiro por sete dias e Silvio Santos pagou meio milhão como resgate. Em 28 de agosto, Patrícia foi libertada e dois dos sequestradores foram presos. 

O mentor do crime, Fernando Dutra Pinto, só foi localizado no dia seguinte. Na perseguição, o bandido matou dois policiais, feriu um terceiro e fugiu. O que ninguém esperava é que Fernando voltaria à cena do crime. 

Por volta das 7h do dia 30 de agosto, ele pulou o muro da casa de Silvio Santos e, desta vez, fez o apresentador de refém. 

Começou, então, uma transmissão, ao vivo, sem intervalos, por sete horas e meia, na maior cobertura da televisão desde a morte de Ayrton Senna. 

A mulher e as filhas do apresentador foram liberadas logo no início da manhã, mas Fernando manteve Silvio Santos sob a mira de um revólver, sentado na cozinha da casa. 

O sequestrador exigia um helicóptero e atendimento médico – estava ferido devido à perseguição anterior. Silvio Santos só escapou da morte quando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em atitude polêmica, foi até a casa e convenceu o sequestrador Fernando Dutra Pinto a se entregar. 

Meses depois, em janeiro de 2002, Fernando morreu na prisão, em circunstâncias misteriosas. Dos R$ 500 mil pagos como resgate de Patrícia, a polícia recuperou R$ 464 mil. Em dezembro de 2002, o caso foi encerrado sem maiores explicações.

VEJA MAIS em https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/sequestro-de-silvio-santos/noticia/sequestro-de-silvio-santos.ghtml

Mas, pesquise também em outras fontes.

Fontes: Mídia: Reprodução

30 de Agosto de 1968

Clássico dos Beatles, música "Hey Jude" é lançada no Reino Unido

Em um dia como este, um dos clássicos dos Beatles, "Hey Jude", era lançado no Reino Unido, no ano de 1968. A canção havia sido lançada pouco tempo antes nos Estados Unidos, no dia 26.

Hey Jude" foi

 composta por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no Lado A do single Hey Jude/Revolution de 1968. Apesar da longa duração da canção, foi o single mais vendido dos Beatles. A canção foi escrita em junho de 1968, quando Paul McCartney foi visitar Cynthia Lennon e seu filho Julian. Após o interesse de John em Yoko Ono e o pedido de divorcio de Cynthia, Paul como amigo do ex-casal, foi dar apoio a ela e ao filho de Lennon. Como resultado, ele escreveu a música para Julian.

VEJA MAIS em https://rollingstone.com.br/noticia/hey-jude-faz-52-anos-relembre-historia-de-um-dos-maiores-hits-dos-beatles/

Música: Hey Jude - Composição: John Lennon / Paul McCartney - Álbum:  Hey Jude/Revolution

Mas, pesquise também em outras fontes.

 

30 de Agosto de 1875

Ocorre o Motim das Mulheres em Mossoró/RN

No dia 30 de agosto de 1875 acontecia na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o movimento que ficou conhecido como Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres. Naquele dia, aproximadamente 300 mulheres foram às ruas em passeata para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade. Armadas com pedras e pedaços de pau, elas fizeram de refém o escrivão de paz e, em praça pública, rasgaram documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai. A revolta, contida sem dificuldades, teve Ana Floriano como uma de suas líderes.

Segundo a Wikipédia, “Denomina-se Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres o movimento que ocorreu a 4 de setembro de 1875, durante o Segundo reinado, na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. Naquele dia, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas da cidade em passeata próximo à sede do jornal O Mossoroense, com o objetivo de protestar contra a obrigatoriedade do alistamento militar.

Armadas com utensílios domésticos, as mulheres invadiram repartições públicas e delegacias, fizeram um escrivão de refém, e rasgaram os papéis e documentos que convocavam seus filhos e maridos para o Exército ou para a Marinha.

Entre as líderes da revolta, estavam Joaquina de Souza, Maria Filgueira, e Anna Rodrigues Braga, também conhecida como Anna Floriano, esta última chegou a empunhar um espeto de ferro para defender a redação do jornal local da invasão dos mandantes de um político que queria impedir a publicação dos fatos.

Atualmente, o Motim das Mulheres é encenado em um dos atos do Auto da Liberdade na cidade de Mossoró/RN.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Motim_das_Mulheres

Mas, pesquise também em outras fontes. Há informações sobre outra data (ou 4 de setembro de 1875)

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

30 de Agosto de 1821

Nasce Anita Garibaldi, a Heroína dos dois mundos.

No dia 30 de agosto de 1821 nascia, supostamente na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi ou a "Heroína dos Dois Mundos". Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Na época, Garibaldi tinha 32 anos. O local de nascimento de Anita é alvo de controvérsias. Em 1998, uma ação judicial determinou que ela seria natural de Laguna, apesar de alguns estudiosos afirmarem que ela seria de Lages, cidade da serra catarinense. Assim que conheceu Giuseppe, Anita se apaixonou e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Enquanto estiveram juntos, tiveram quatro filhos ? um deles morreu aos dois anos. Anita seguiu seu marido nos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália, onde presenciou a proclamação da República Romana, em 1849, mesmo ano da sua morte, no dia 4 de agosto de 1849, em Mandriole, na Itália. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu. Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem. Seu nome foi dado a dois municípios, ambos em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em 2012, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

VEJA MAIS em https://www.ebiografia.com/anita_garibaldi/

E em https://brasilescola.uol.com.br/historia/anita-garibaldi.htm

Mas, pesquise também em outras fontes.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

30 de Agosto de 1688

Nasce em Lisboa, João de Bragança, filho de Pedro II com Maria Sofia de Neuburgo.

No dia 30 de agosto de 1688 nascia, em Lisboa, D. João de Bragança, filho primogênito e fruto do segundo casamento de Pedro II de Portugal com Maria Sofia de Neuburgo. O nascimento do menino foi motivo de grande alegria para o rei, que garantia um herdeiro homem para sua sucessão. Do seu primeiro casamento com Maria Francisca Isabel de Sabóia nascera Isabel Luísa Josefa de Bragança, até então herdeira do trono. D. Pedro, inclusive, declarou o bebê novo herdeiro da coroa. Contudo, a felicidade da família não durou muito tempo, já que duas semanas depois, o recém-nascido morreu, no dia 17 de setembro. Seus restos mortais estão no Panteão dos Braganças, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Bragan%C3%A7a,_Pr%C3%ADncipe_do_Brasil

Mas, pesquise também em outras fontes.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

 30 de Agosto de 70 d.C.

Cerco romano a Jerusalém termina com muitas mortes e a destruição do Segundo Templo.

O dia 30 de agosto do ano 70 d.C marcou o fim do cerco romano a Jerusalém. O evento foi um dos mais sangrentos da primeira guerra judaico-romana. Durante o conflito, o exército de Roma, comandado pelo futuro imperador Tito, cercou e conquistou a cidade, que era controlada por facções rebeldes da Judéia desde o ano 66 d.C.

O exército romano usou quatro legiões com cerca de 70 mil soldados para conter a rebelião dos habitantes de Jerusalém contra a autoridade de Roma. Milhares de revoltosos resistiram atrás das muralhas da cidade durante sete meses. O cerco terminou com a destruição do Segundo Templo.

Durante a invasão de Jerusalém, os romanos fizeram um grande saque na cidade. Cerca de 100 mil pessoas foram mortas pelas tropas de Roma. Os sobreviventes acabaram escravizados. Anualmente os judeus lembram da destruição do Primeiro e do Segundo Templo durante o jejum de Tisha B'Av.

VEJA MAIS em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-o-cerco-romano-a-jerusalem

Mas, pesquise também em outras fontes.

Imagem: David Roberts (1796–1864), via Wikimedia Commons




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


SAUL CAMBOIM

30/08/2024 - 10:45:04

A FOLHA SERTANEJA É CULTURA,NOS MANTÉM INFORMADOS E ATUALIZADOS.PARABÉNS GALDINO.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!