noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

31 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 31/08/24 às 13:13h - 214 visualizações

Antônio Galdino com informações da Internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 31 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 31 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 31 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

31 DE AGOSTO - O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhe e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 31 de agosto, apresentamos alguns acontecimentos, algumas histórias, nascimentos e partidas de pessoas e fatos importantes ou curiosos de homens e mulheres que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 31 de agosto, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

Em 31 de Agosto de 2016, Dilma Rousseff é afastada definitivamente da presidência do Brasil.

Em 31 de Agosto de 1997, morre a princesa Diana.

Em 31 de Agosto de 1963, morre Georges Braque, precursor do cubismo ao lado de Picasso.

Em 31 de Agosto de 1939, Alemanha se prepara para a invasão da Polônia.

Em 31 de Agosto de 1923, nasce Emilinha Borba, a Rainha do Rádio.

Em 31 de Agosto de 1897, Thomas Edison patenteia seu projetor de filmes.

Em 31 de Agosto de 1867, morre Charles Baudelaire, um dos maiores poetas da literatura francesa.

Em 31 de Agosto de 1870, nasce Maria Montessori, a mulher por trás do famoso método de ensino.

Em 31 de Agosto de 1763, o Rio de Janeiro se torna a capital do vice-reino do Brasil.

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

31 de Agosto de 2016

Dilma Rousseff é afastada definitivamente da presidência do Brasil

Por 61 a 20 votos, os senadores decidiram no dia 31 de agosto de 2016 pelo impeachment de Dilma Rousseff, que deixou de maneira definitiva a presidência da república do Brasil. Não houve abstenções. Com a decisão, o presidente interino Michel Temer foi efetivado no cargo.

O resultado foi proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado, iniciado no dia 25 de agosto.

Entre os motivos do impeachment de Dilma, estavam a edição de três decretos de crédito suplementares sem a autorização do Legislativo e em desacordo com a meta fiscal e as operações que ficaram conhecidas como pedaladas fiscais, ou seja, atrasos no repasse de recursos do Tesouro aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios sociais, como o Plano Safra.

Fonte: Agência Brasil. Imagem: Antonio Cruz/ Agência Brasil

VEJA MAIS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impeachment_de_Dilma_Rousseff

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

 

31 de Agosto de 1997

Morre a princesa Diana

No dia 31 de agosto de 1997 morria, em um acidente de carro em Paris, Diana Frances Spencer, mais conhecida como Diana, a princesa de Gales. Diana estava com o seu namorado, o magnata egípcio Dodi al Fayed, que também morreu no local. 

A morte da ex-princesa comoveu milhões de pessoas no Reino Unido e ao redor do mundo. Por conta do seu carisma, ela recebeu diversas homenagens e entrou para a história não apenas por ter sido princesa de Gales, mas também por conta de suas ações sociais ao redor do planeta. 

Nascida no dia 1 de julho de 1961, em Sandringham, na Inglaterra, e de origem aristocrata, ela completou os seus estudos na Suíça e trabalhou como professora em um jardim de infância. No final da década de 70, começou a se encontrar com o príncipe Charles, e o noivado dos dois foi anunciado no dia 24 de fevereiro de 1981. No dia 29 de julho do mesmo ano, eles se casaram na catedral de Saint Paul, em Londres. 

Daiana teve dois filhos com Charles, William (1982) e Harry (1984). A princesa viveu sob grande exposição na mídia e se tornou extremamente popular, principalmente por conta de seus trabalhos de filantropia pelo mundo. Contudo, no final da década de 1980, tiveram início as especulações sobre uma possível crise conjugal. 

Finalmente, em dezembro de 1992, foi anunciada a separação do casal real. Em fevereiro de 1996, Diana aceitou o pedido de divórcio apresentado em dezembro pelo príncipe Charles. Eles se divorciaram oficialmente no dia 28 de agosto de 1996. 

Depois disso, Diana seguiu com suas obras assistenciais, perdeu as regalias reais e recebeu uma compensação financeira.

Imagem: (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_de_Diana,_Princesa_de_Gales

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

31 de Agosto de 1963

Morre Georges Braque, precursor do cubismo ao lado de Picasso

Georges Braque (1882-1963), pintor francês, que junto com Pablo Picasso contribuiu para a origem e desenvolvimento do cubismo, do qual é uma das figuras mais importantes. Picasso, com quem Braque começou a trabalhar em estreita colaboração a partir de 1909, utilizava um enfoque pictórico similar. Desde 1910 a 1912 ambos os artistas realizaram obras estruturadas em complexas formas geométricas e pintadas com cores neutras, que hoje são conhecidas como cubismo analítico. Um exemplo deste estilo pode ser encontrado em Violino e Jarro (1910, Kunstmuseum, Basileia).

Os dois artistas começaram a experimentar com a colagem, técnica de construção de uma imagem a partir de materiais tão cotidianos quanto folhas de jornais, etiquetas e pedaços de tecido. A fértil colaboração entre Braque e Picasso continuou até 1914, ano no qual Braque se alistou no exército francês. Foi ferido gravemente durante a Primeira Guerra Mundial e em 1917 retomou sua carreira artística solitariamente. Após a guerra, Braque desenvolveu um estilo mais pessoal que se caracteriza pelas cores brilhantes e pela textura das superfícies, e depois de sua mudança para a Normandia, pelo reaparecimento da figura humana.

Nessa época pintou muitas naturezas mortas e cenas de praia. Continuou trabalhando e produziu um considerável número de pinturas, obras gráficas e esculturas, imbuídas de uma qualidade contemplativa, que gozam de um enorme reconhecimento. Morreu no dia 31 de agosto de 1963 em Paris.

Imagem: Gelett Burgess, The Wild Men of Paris, Architectural Record [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Braque

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

Em 31 de Agosto de 1939

Alemanha se prepara para a invasão da Polônia

Ao meio-dia de 31 de agosto de 1939, apesar das ameaças de intervenção britânica e francesa, o líder nazista Adolf Hitler assinou uma ordem para atacar a Polônia, e as forças alemãs se deslocaram para a fronteira. Naquela noite, as tropas da SS nazista, vestindo uniformes poloneses, fizeram uma invasão falsa da Alemanha, danificando várias pequenas instalações no lado alemão da fronteira. Eles também deixaram para trás alguns prisioneiros alemães mortos em uniformes poloneses para servir como mais uma prova do suposto ataque polonês, que os propagandistas nazistas apontaram como um ato imperdoável de agressão.

Na madrugada do dia seguinte, 58 divisões do exército alemão invadiram a Polônia em toda a fronteira de 2,8 mil quilômetros. Hitler esperava um apaziguamento da Grã-Bretanha e França - as mesmas nações que cederam a Tchecoslováquia como uma conquista alemã em 1938 com assinatura do Pacto de Munique. No entanto, nenhum dos dois países permitiria uma nova violação de Hitler nas fronteiras da Europa, e a Alemanha foi presenteada com um ultimato: retirar suas tropas até 3 de setembro ou enfrentar uma guerra com os países ocidentais.

Às 11:15, do dia 3 de setembro, poucos minutos após a expiração do ultimato britânico, o primeiro-ministro Neville Chamberlain apareceu na rádio nacional para anunciar solenemente que a Grã-Bretanha estava em guerra com a Alemanha. Austrália, Nova Zelândia e Índia imediatamente seguiram o exemplo. No final da tarde, o ultimato francês havia expirado, e, às 17:00, a França declarou guerra à Alemanha. Tinha início a fase europeia da II Guerra Mundial.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_da_Pol%C3%B4nia

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

31 de Agosto de 1923

Nasce Emilinha Borba, a Rainha do Rádio

No dia 31 de agosto de 1923 nascia, no Rio de Janeiro, Emília Savana da Silva Borba, mais conhecida como Emilinha Borba, uma popular cantora, coroada como a Rainha do Rádio e representante da Era de Ouro do rádio brasileiro. 

Ao longo de sua carreira, gravou uma enorme quantidade de discos: 78 RPM (total de 117), Long Play (89), Compacto - simples e duplo (71) e Compact Disc Laser (27). 

Desde muito cedo ela já mostrava talento como cantora. Aos 14 anos ganhou seu primeiro prêmio, na Rádio Cruzeiro do Sul. Também levou a nota máxima no programa "Calouros de Ary Barroso" e depois começou a fazer parte dos coros das gravações da Columbia. 

Formou a dupla As Moreninhas com Bidú Reis e se apresentou em rádios durante um ano e meio. Após desfazer a dupla, Emilinha passou a cantar sozinha e foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga, onde ficou conhecida como a "Garota Grau Dez". Em 1939, gravou o seu primeiro disco, em 78 RPM. 

No mesmo ano, foi levada por sua madrinha artística, Carmen Miranda, de quem sua mãe era camareira, para fazer um teste no Cassino da Urca. Como era menor, ela alterou sua idade para alguns anos a mais para poder trabalhar. Aprovada no teste, virou uma das principais atrações da casa. 

Depois, vieram os filmes em sua carreira. Sua estreia no cinema foi em 1939 com o filme Banana da Terra, que tinha também Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Oscarito e Virgínia Lane, a Vedete do Brasil". Permaneceu 27 anos na Rádio Nacional, de 1943 a 1970, onde viveu o auge de sua carreira. Em 1953, Emilinha foi coroada Rainha do Rádio, unicamente com o apoio popular. 

De 1968 a 1972, Emilinha teve um edema nas cordas vocais e, após três cirurgias e uma reeducação da voz, voltou a cantar. Em 2003, após 22 anos sem gravar um trabalho só seu, lançou o CD "Emilinha Pinta e Borba", com participações de diversos cantores. 

Emilinha morreu aos 82 anos, no dia 3 de outubro de 2005, de infarto fulminante, enquanto almoçava em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emilinha_Borba

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

 31 de Agosto de 1897

Thomas Edison patenteia seu projetor de filmes

Em 31 de agosto de 1897, Thomas Edison recebeu uma patente para sua câmera de filme, o cinetoscópio. Edison tinha desenvolvido a câmera e seu visualizador em 1890 e havia feito várias demonstrações.

A câmera foi baseada em princípios fotográficos descobertos por pioneiros da fotografia como Nicephone Joseph Niepce e Louis Daguerre da França. Em 1877, o inventor Edward Muybridge desenvolveu uma forma primitiva de filmes quando Leland Stanford, governador da Califórnia, o convidou para desenvolver estudos sobre fotos de animais em movimento.

Muybridge desenvolveu um sistema engenhoso para fotografar o movimento sequencial: a criação de 24 câmeras ligadas a fios esticados em uma pista de corridas. Assim que o cavalo acertava cada fio, os obturadores eram disparados. A série resultante de fotos foi projetada como algo semelhante a um filme. Esta descoberta, no início dos anos 1870, inspirou um outro estudante que pesquisava os movimentos dos animais, Etienne Jules Marey, da França, a desenvolver, em 1882, uma câmera que girasse como se fosse um rifle, onde diferentes fotos foram tiradas em uma sequência rápida, por uma rotação de cartucho.

Ao contrário dessas câmeras anteriores, cinetoscópio de Edison usava filme de celuloide, inventado por George Eastman, em 1889. Em fevereiro de 1893, Edison construiu um pequeno estúdio de cinema que poderia ser girado para captar a melhor luz solar disponível. Ele mostrou seus filmes pela primeira vez, com três dos seus trabalhadores fingindo-se de ferreiros, em maio 1893.

A invenção inspirou os inventores franceses, os irmãos Lumiere, a desenvolver uma câmera de filme e projeção, o cinematógrafo, que permitiu que um grande público pudesse ver um filme. Várias outras câmeras e projetores também foram desenvolvidos no final de 1800.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em:

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/thomas-edison-patenteia-seu-projetor-de-filmes

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

31 de Agosto de 1867

Morre Charles Baudelaire, um dos maiores poetas da literatura francesa

Charles Baudelaire nasceu no ano de 1821 e faleceu em 31 de agosto de 1867. Foi um poeta e crítico francês, com quem se abriu caminho para a poesia moderna. Considerado hoje como um dos maiores poetas da literatura francesa, Baudelaire possuía um sentido clássico da forma, uma extraordinária habilidade para encontrar a palavra perfeita e um grande talento musical; escreveu alguns dos poemas mais lindos e incisivos da literatura francesa.

Sua originalidade, que causava tanto assombro quanto mal-estar, o fez merecedor de um lugar à margem das escolas literárias dominantes em sua época. Sua poesia é para alguns, a síntese definitiva do romanticismo, para outros a precursora do simbolismo e para outros, finalmente, a primeira expressão das técnicas modernas da poesia. Baudelaire foi um homem dividido, atraído com igual força pelo divino e pelo diabólico. Seus poemas falam do eterno conflito entre o ideal e o sensual. Neles, descrevem-se todas as experiências humanas, desde as mais sublimes até as mais sórdidas. Entre suas obras destacam-se: Pequenos Poemas em Prosa, seus Diários Íntimos e Meu Coração Desnudo. Todas elas publicadas após a morte do autor.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Baudelaire

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

31 de Agosto de 1870

Nasce Maria Montessori, a mulher por trás do famoso método de ensino

A educadora, médica e pedagoga Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, na Itália. Considerada uma pioneira na educação, suas ideias influenciaram profundamente a forma como muitas pessoas enxergam o processo de aprendizagem das crianças. Ela ficou conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora.

Desde muito jovem, Montessori manifestou amor pelos estudos, sendo atraída principalmente pela matemática e biologia. Contrariando as expectativas de seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora, a jovem matriculou-se na Universidade de Roma em 1890 para estudar física, matemática e ciências naturais, recebendo o diploma dois anos depois. Esses estudos lhe permitiram ingressar na Faculdade de Medicina, algo incomum para mulheres na época. Em 1896, ela se graduou como uma das primeiras médicas da Itália.

Depois de se formar, Montessori continuou suas pesquisas na clínica psiquiátrica da universidade. Em 1901, Montessori iniciou seus estudos de filosofia educacional e antropologia. Cinco anos depois, ela foi convidada para supervisionar o cuidado e a educação de um grupo de filhos de pais trabalhadores num novo prédio de apartamentos para famílias de baixa renda no bairro de San Lorenzo, em Roma. Montessori estava interessada em aplicar seu trabalho e métodos a crianças sem deficiência intelectual e aceitou o emprego.

Com base em suas observações, Montessori implementou uma série de práticas que se tornaram marcas registradas de sua filosofia e método educacional.

Em 1909, Maria deu o seu primeiro curso de formação na sua nova abordagem a cerca de 100 alunos. Suas anotações desse período forneceram material para seu primeiro livro publicado naquele mesmo ano na Itália, aparecendo traduzido nos Estados Unidos em 1912 como O Método Montessori, e posteriormente traduzido para 20 idiomas.

O método é caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Nele, é levado em consideração o desenvolvimento de cada aluno de forma individual.

Enquanto seu método se popularizava, Montessori passou a viajar pelo mundo dando palestras. No final de 1911, a educação montessoriana foi oficialmente adotada nas escolas públicas da Itália e da Suíça. Em 1912, escolas Montessori foram abertas em Paris e em muitas outras cidades da Europa Ocidental. Com o tempo, elas foram se expandindo para Argentina, Austrália, China, Índia, Japão, Coreia, México, Suíça, Síria, EUA e Nova Zelândia.

Em 1916, Montessori fixou residência em Barcelona, na Espanha. Nos 20 anos seguintes, ela viajou e deu palestras pela Europa e ministrou vários cursos de formação de professores. Nesse período, a educação montessoriana registrou um crescimento significativo na Espanha, Holanda, Reino Unido e Itália.

A ascensão do fascismo na Europa impactou o progresso do movimento Montessori. Em 1933, os nazistas fecharam todas as escolas Montessori na Alemanha, com Mussolini fazendo o mesmo na Itália. Fugindo da guerra civil espanhola em 1936, Maria viajou para Inglaterra e depois se estabeleceu na Holanda. Em 1939, o que era para ser uma viagem de palestras de três meses pela Índia transformou-se em uma estadia de sete anos no país.

Montessori voltou para a Holanda em 1946. Ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em três anos consecutivos: 1949, 1950 e 1951. A educadora morreu em 1952, aos 81 anos.

VEJA MAIS em: https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/nasce-maria-montessori-mulher-por-tras-do-famoso-metodo-de-ensino

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.

31 de Agosto de 1763

Rio de Janeiro se torna a capital do vice-reino do Brasil

No dia 31 de agosto de 1763, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, tirando o posto que antes pertencia a Salvador. O Rio se manteve como capital até 1960, quando a sede do governo foi transferida para Brasília. 

Por conta da vinda da coroa portuguesa para o Brasil, em 1808, foram criadas diversas instituições na cidade como a Academia Militar, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios e a Academia Imperial de Belas Artes, além da Biblioteca Nacional e o Jardim Botânico. O Rio foi a única cidade no mundo a sediar um império europeu fora da Europa. 

Para separar a província da capital do Império, a cidade foi convertida, no ano de 1834, em município neutro, e a província do Rio de Janeiro passou a ter a cidade de Niterói como capital. Contudo, com o declínio da República Velha e a consequente decadência da força da economia cafeeira, o estado perdeu força política para São Paulo e Minas Gerais.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons.

VEJA MAIS em:

https://hjnahistoria.com.br/na-historia/31-8/rio-de-janeiro-se-torna-a-capital-do-vice-reino-do-brasil#gsc.tab=0

Mas, consulte também outras fontes de pesquisa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!